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Prêmios » Prêmio Luiz Beltrão 2009



Já estão abertas as indicações e as candidaturas
para o Prêmio Luiz Beltrão’2009

Indicações: Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, através de um processo de consulta aos sócios da INTERCOM, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individual ou coletivas, bastando preencher a FICHA DE INDICAÇÃO e remetê-la ao Júri do Prêmio LB-2009: INTERCOM - Endereço: Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros – 05415-012 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone/fax: (11) 2574-8477, e-mail: secretaria@intercom.org.br; Web: www.intercom.org.br.

 

Calendário: Indicações de candidaturas: 20 de março a 24 de maio; Análise técnica das candidaturas inscritas: 24 a 31 de maio; Avaliação das candidaturas pelo Júri: 1 a 16 de junho; Anúncio dos vencedores: 19 de junho; Entrega dos diplomas: 06 de setembro.

 

Simpósio: Os Vencedores do Beltrão/2009 participarão do XII Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação -“Trajetórias intelectuais e histórias de vida de lideranças comunicacionais”, agendado para a cidade de Curitiba, no Paraná, durante o XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

 

Júri: A escolha é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da INTERCOM: José Marques de Melo, Anamaria Fadul, Gaudencio Torquato, Margarida Kunsch, Manoel C. Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata V. Lopes, J. S. Faro, Cicilia M. Krohling Peruzzo; Sonia Virginia Moreira e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”, Moacir Pereira (1998), Sérgio Capparelli (1999), Sérgio Mattos (2000), Muniz Sodré (2001), Antonio Costella (2002), Carlos Eduardo Lins da Silva (2003), Ana Arruda Callado (2004), Murilo César Ramos (2005), Adisia Sá (2006), Antonio Holhfeldt (2007) e Marialva Barbosa (2008).

 

Categorias: O prêmio será concedido em 4 distintas categorias:

O prêmio está dividido em dois grupos: Personalidades e Instituições. Será concedido em 4 distintas categorias, sendo duas premiações para cada grupo.

Personalidades

1. Liderança emergente
Destinado a jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade e produtividade do trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderar projetos/equipes e pela busca de conexões nacionais/internacionais. A seleção deve ser feita pelos indicadores da trajetória percorrida num período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos após o doutoramento do candidato.

2. Maturidade acadêmica
Destinado a pesquisador-sênior, autor de estudos significativos e produtor de conhecimento comunicacional que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. A escolha se fará a partir do conjunto da obra.


Instituições

3. Grupo inovador
Destinado a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo idéias, gerando produtos ou modelos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da trajetória do grupo nos últimos 5 anos.

4. Instituição paradigmática
Destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado pela criação / manutenção / fortalecimento de programas de pesquisa sistemática dos fenômenos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da produção institucional nos últimos 5 anos.

 

Vencedores no último ano: Foram agraciados: Maturidade Acadêmica – Marialva Barbosa (UFF); Liderança emergente – Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG) e Cosette Castro (Unesp-SP); Grupo inovador – Grupecj – Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Paraíba – PB) e Instituição paradigmática - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (SP).

 

Outras informações podem ser obtidas através dos contatos: mcgobbi@terra.com.br ou Prêmio LB-2009: INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Endereço: Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros – 05415-012 – São Paulo – SP – Brasil, Telefone/fax: (55 - 11) 2574-8477, e-mail: secretaria@intercom.org.br; Web: http://www.intercom.org.br.

Ficha para indicação de candidatos

 

Quem é quem

Luiz Beltrão

Pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira, Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e de Comunicações & Problemas, nossa primeira revista de ciências da comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963). Tornou-se também o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e comunicação de massa.

Foi ao mesmo tempo pesquisador, educador e divulgador científico. Produziu conhecimento midiático ancorado na vivência profissional. Formou toda uma geração de professores e pesquisadores da comunicação. E converteu os resultados das suas pesquisas em material didático, difundido na sala de aula ou estocado em livros destinados aos jovens estudantes e profissionais.

Nascido em Olinda, Pernambuco, em 8 de agosto de 1918, Luiz Beltrão faleceu em Brasília em 1986.


Intercom

Fundada em São Paulo, no dia 12 de dezembro de 1977, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação reúne mais de 600 pesquisadores em seu quadro social e congrega cerca de 5.000 participantes em seu congresso anual.. É a associação representativa dos comunicólogos e midiólogos brasileiros junto à comunidade científica nacional (SBPC) e aos fóruns internacionais legitimados pelas ciências da comunicação (ALAIC, LUSOCOM, IBERCOM e IAMCR).

Edita semestralmente a INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, periódico acadêmico de referência nacional, promovendo congressos nacionais e regionais que atraem a participação de pesquisadores do Brasil e América Latina, além de Simpósios Temáticos e Colóquios Internacionais.

Patrocina também os Prêmios Vera Giangrande (iniciação científica), Ligia Averbuck (graduados e especialistas), Francisco Morel (mestrandos) e Freitas Nobre (doutorandos)

A sede da associação está situada na Rua Joaquim Antunes, 705, Pinheiros - cep: 05415-012, São Paulo - SP, Fone/Fax: (11) 2574 8477
E-mail: secretaria@intercom.org.br
Home-page: http://www.intercom.org.br.


UP

A Universidade Positivo é a instituição de Ensino Superior fruto da experiência de três décadas do Grupo Positivo. A Universidade Positivo teve origem nas Faculdades Positivo, em 1988. A instituição oferecia cinco cursos de Graduação, dois cursos de Especialização - Pós-Graduação lato sensu - e um Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dez anos depois (em 1998), as Faculdades Positivo foram transformadas no Centro Universitário Positivo, passando a oferecer 18 cursos de Graduação. Em 2000, a instituição transferiu seu câmpus para uma área especialmente projetada e edificada de 410 mil m² no bairro Campo Comprido, em Curitiba, proporcionando ao acadêmico conforto e comodidade como estímulos à atuação profissional ou beneficente junto às comunidades circunvizinhas.

Em 2008, o Ministério da Educação autorizou a transformação do Centro Universitário Positivo - UnicenP em Universidade. Hoje, a Universidade Positivo conta com uma área de 422,4 mil m2 e oferece 26 cursos de Graduação, um Doutorado, três programas de Mestrado, dezenas de programas de Especialização e MBAs e centenas de programas de Extensão.


Globo Universidade

O Globo Universidade é responsável pelo intercâmbio de conhecimento entre a TV Globo e universidades do Brasil e do exterior. Nesse sentido, mereceram destaque em 2007 o apoio a 34 pesquisas de mestrado e doutorado relacionadas com a TV Globo e a produção de seus programas. e a participação de profissionais da TV Globo em seminários e congressos acadêmicos. A excelente repercussão deste trabalho pode ser expressa também pelo interesse de cerca de 1.400 pessoas, entre pesquisadores, professores e alunos, brasileiros e estrangeiros, que visitaram as instalações da emissora, para conhecer de perto o funcionamento de diversas áreas.

Junto com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) foi organizado o Seminário “Gestão da Indústria Televisiva”. Trinta professores e pesquisadores de Comunicação Social estiveram no Rio de Janeiro, para participar de um ciclo de palestras com executivos da TV Globo. Na ocasião, tiveram a oportunidade de visitar a redação e os estúdios do Jornalismo, as cidades cenográficas, estúdios e áreas de produção do Projac.

O Congresso Nacional da Intercom, em Santos (SP), ao qual estiveram presentes professores e pesquisadores de todo o país, contou com a participação de profissionais da TV Globo, que também fizeram palestras nos Congressos Regionais do Sudeste, em Juiz de Fora, e do Nordeste, em Salvador.

Ao estabelecer uma troca permanente de experiências, idéias e tecnologias, o Globo Universidade contribui para a geração de conhecimento sobre televisão no país e para a formação de futuros profissionais que apostem numa televisão de conteúdo nacional e que valorize a cultura brasileira.


Coordenação

A coordenação do Beltrão 2009 foi confiada à Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi, Diretora-Suplente da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação, que tem proporcionado o apoio operacional necessário para a gestão do Prêmio Luiz Beltrão.