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Prêmio Beltrão/2007

Lançado publicamente, no dia 27 de março de 2007, no Espaço INTERCOM, na cidade de São Paulo, o X Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação receberá indicações dos sócios da INTERCOM e de outros segmentos da comunidade acadêmica até o dia 18 de maio deste ano.


Histórico

Lançado em Santos (1997) e iniciado em Recife (1998), o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, promovido anualmente pela INTERCOM, chega à décima edição, com grande êxito, contando com a parceria das universidades que acolhem os congressos nacionais da entidade. Neste ano patrocinam o certame a UNISANTOS, a UNISANTA e a UNIMONTE. A coordenação vem sendo efetivada pela Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi, diretora-suplente da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, apoio logístico tem sido decisivo para o bom andamento dos trabalhos.


Objetivos

O Prêmio Luiz Beltrão destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva. Sua finalidade é identificar anualmente quais as pessoas, equipes ou instituições que apresentaram contribuições relevantes para o campo das ciências da comunicação, de modo a construir/consolidar a identidade da nossa comunidade acadêmica.


Indicações

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, através de um processo de consulta aos sócios da INTERCOM, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas, basta preencher a FICHA DE INDICAÇÃO e remetê-la ao Júri do Prêmio LB-2007: INTERCOM - Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 - Ed. da ECA-USP - Bloco B-9 - São Paulo, cep: 05508-900 São Paulo - SP, Fax: 011-38184088, email: intercom@usp.br.


Calendário

Indicações de candidaturas: 27 de março a 18 de maio de 2007

Análise técnica das candidaturas inscritas: 21 a 31 de maio de 2007

Avaliação das candidaturas pelo Júri: 1 a 15 de junho de 2007

Anúncio dos vencedores: 19 de junho de 2007

Entrega dos diplomas: 31 de agosto de 2007


Simpósio

Os Vencedores do Beltrão/2007 participarão do X Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação -“Trajetórias intelectuais e histórias de vida de lideranças comunicacionais”, agendado para a cidade de Santos (SP), durante o XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.


Júri

A escolha é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da INTERCOM: José Marques de Melo, Anamaria Fadul, Gaudencio Torquato, Margarida Kunsch, Manoel C. Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata V. Lopes, J. S. Faro, Cicilia M. Krohling Peruzzo; Sonia Virginia Moreira e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”, Moacir Pereira (1998), Sérgio Caparelli (1999), Sérgio Mattos (2000), Muniz Sodré (2001), Antonio Costella (2002), Carlos Eduardo Lins da Silva (2003), Ana Arruda Callado (2004), Murilo César Ramos (2005) e Adisia Sá (2006).


Categorias

O prêmio será concedido em 4 distintas categorias:


PERSONALIDADES

Liderança emergente - Destinado a jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade e produtividade do trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderar projetos/equipes e pela busca de conexões nacionais/internacionais. A seleção deve ser feita pelos indicadores da trajetória percorrida num período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos após o doutoramento do candidato.

Maturidade acadêmica - Destinado a pesquisador-senior, autor de estudos significativos e produtor de conhecimento comunicacional que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. A escolha se fará a partir do conjunto da obra. Os candidatos devem ser comunicólogos em fim de carreira acadêmica ou já retirados da vida profissional.


INSTITUIÇÕES

Grupo inovador - Destinado a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo idéias, gerando produtos ou modelos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da trajetória do grupo nos últimos 5 anos.

Instituição paradigmática - Destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado pela criação/manutenção/fortalecimento de programas de pesquisa sistemática dos fenômenos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da produção institucional nos últimos 5 anos.

Vencedores no último biênio

No último biênio, foram agraciados: Maturidade Acadêmica –. Adisia Sá (UFC) e Murilo César Ramos (UnB); Liderança emergente – Elias Machado (UFSC), Raquel Paiva (UFRJ) e Giovandro Ferreira (UFBA); Grupo inovador – “Cadernos de Comunicação” da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (2006) e Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP (2005). Instituição paradigmática –2005 – FAPESP; 2006 – EMBRAPA e Faculdade de Comunicação da PUC-Minas.