Portcom

Intercom 30 anos » Ano Barbosa Lima Sobrinho

Seminários | Patrono


Seminário Milton Santos

Encontro debate o pensamento de Milton Santos e as TIC

O pensamento de Milton Santos foi o tema da segunda edição do UNESCOM 2007, realizado em 17 de abril de 2007. A reflexão e debate foram protagonizados pelos pesquisadores Maria Laura Silveira (FFLCH-USP), Fábio Betioli Contel (ESPM) e Fabio B. Josgrilberg (Metodista). As apresentações abordaram a relação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) com o espaço, face aos atuais processos globalizantes.

Durante o evento, transmitido ao vivo para pólos do Campus EAD Metodista espalhados pelo país, foram destacadas as diferentes lógicas que articulam o espaço. Entre outros temas, os pesquisadores convidados se detiveram sobre a questão da tensão entre os processos verticais de informação, movidos pela força do capital produtivo e das redes alimentadas pelas grandes corporações, e as horizontalidades, ou seja, os processos comunicativos que se articulam em filigrana no espaço.

Os painelistas destacaram no pensamento de Santos a necessidade de se reconhecer a indissociabilidade das ações humanas e dos objetos técnicos. Nesse sentido, a técnicas devem ser pensadas como o conjunto de meios materiais e sociais com os quais o ser humano transforma o mundo. Ressaltaram também que qualquer técnica, ainda que em determinado período técnico possa ser encarada como tendência universal, como poderia ser o caso dos atuais sistemas digitais, nunca está sozinha. Trata-se sempre de um sistema de técnicas alimentando um processo ambíguo cujo sentido existencial pode ser direcionado para relações sociais mais justas.