Portcom

Curso de Extensão: Comunicação Empresarial e Sustentabilidade

DIVULGAREMOS EM BREVE A NOVA AGENDA

Responsável: Prof. Ms. Backer Ribeiro Fernandes

Realização:
Intercom

Local:
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - Bela Vista - São Paulo

Ementa
Sustentabilidade é hoje a principal pauta na comunicação empresarial. Por ser um tema relevante e de grande importância, cabe ao gestor da comunicação zelar pela qualidade da informação e transmiti-la de forma clara e transparente, para que os diversos públicos e grupos de interesse (funcionários, acionistas, comunidade, consumidores, entre outros) percebam os compromissos sociais e ambientais da empresa. A estratégia de comunicação deve consolidar o capital de confiança da empresa, gerar valor para os negócios, fortalecer sua imagem e consolidar sua reputação.

Objetivos
Capacitar o comunicador para identificar e desenvolver oportunidades de comunicação para uma gestão socioambiental responsável e para influenciar as decisões internas, inserindo a sustentabilidade nos planos de comunicação empresarial, nas pautas jornalísticas e nas campanhas publicitárias.

Conteúdo Programático
Curso composto por 10 módulos temáticos:


Módulo 1 – O que é Meio Ambiente: Introdução

  • O que é Sustentabilidade?
  • Os grandes temas: Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Agenda 21, Protocolo de Kioto, mercado de Carbono e outros.


Módulo 2 – Política e Legislação Ambiental no Brasil

  • Histórico e evolução da legislação ambiental no Brasil
  • Leis e códigos de proteção ambiental
  • O papel dos órgãos governamentais e a responsabilidade pelo dano ambiental
  • Processo de Licenciamento Ambiental – EIA RIMA


Módulo 3 – Gestão ambiental

  • Certificação Ambiental: um novo compromisso das organizações
  • Princípios e conceitos do Sistema de gestão ambiental (SGA)
  • Normas e certificações: ISO 14.001 e 14063 de Comunicação Ambiental
  • Produção mais Limpa (P+L) e a Ecoeficiência
  • Compromisso Empresarial para Reciclagem das embalagens (3R’s).


Módulo 4 – Comunicação para a Sustentabilidade

  • A sustentabilidade e os Princípios Institucionais: uma nova cultura
  • A comunicação e relacionamento com os públicos estratégicos
  • O papel do comunicador frente aos desafios socioambientais
  • Planejamento estratégico com foco na Sustentabilidade


Módulo 5 – Ética na Comunicação Socioambiental

  • Comunicação Low Profile: o receio de não comunicar
  • A Empresa Cidadã e a democratização da informação
  • Greenwashing: sobre a verdade e a mentira
  • Carta da Terra: a dimensão ética da Sustentabilidade


Módulo 6 – Reputação e Imagem

  • Ser uma empresa sustentável ou parecer Ser
  • A importância da imagem e reputação nos momentos de crise
  • O valor dos Bens Intangíveis nos índices de Reputação
  • Matrix: a comunicação é no campo virtual


Módulo 7 – Jornalismo Ambiental

  • O que é notícia na cobertura ambiental
  • A cobertura da sustentabilidade na grande imprensa e na imprensa especializada
  • O papel das assessorias no relacionamento com a imprensa ambiental
  • Construção de pautas de sustentabilidade


Módulo 8 – Mídias e Redes Socioambientais

  • Internet: uma ferramenta de disseminação da informação ambiental
  • Sustentabilidade tem o padrão de rede
  • Web 2.0: não faz sentido separar o real do digital
  • Os processos de construção colaborativa de conhecimento e informação


Módulo 9 – Marketing Verde

  • Mercado x Meio Ambiente
  • Do Marketing Social ao Marketing Ambiental
  • O antagonismo do Consumo Consciente
  • Fortalecimento das marcas – Branding
  • Ecodesign e as embalagens


Módulo 10 – Da Responsabilidade Social para a Sustentabilidade

  • Investimento social privado
  • Meio ambiente e o Terceiro Setor
  • Envolvimento dos públicos estratégicos
  • Índices, relatórios e indicadores de Sustentabilidade

Carga horária: 64h/aula

Datas / Horários:

DIVULGAREMOS EM BREVE A NOVA AGENDA

Pré-inscrições: faça sua pré-inscrição pelo e-mail: cursos@intercom.org.br

Certificado: Para os alunos com freqüência mínima de 75%.


Responsável:

Backer Ribeiro Fernandes – Mestre em comunicação social, professor do MBA em Gestão do Meio Ambiente do Instituto Mauá e dos cursos de Pós-Graduação em Comunicação Empresarial da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Braz Cubas. É membro do COMUNI – Grupo de estudos em Comunicação Comunitária e do GT de comunicação da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa (P+L). Trabalhou na Fundação Abrinq, Publicom, Philip Morris, Ministério da Educação, Comunidade Solidária, entre outros. Atualmente é diretor da Communità Comunicação Socioambiental, empresa especializada na gestão da comunicação para a sustentabilidade e no desenvolvimento de projetos de responsabilidade socioambiental.

Professores Convidados:

Adriana Ponce Coelho Cerântola - Advogada Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo-IPT e especialista em biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atuou como consultora jurídica no Saint Paul’s Advocacy Office, em Vancouver, Canadá. Docente convidada do IPT para a pós lato sensu em "Perícia e Auditoria Ambiental" e MBA em "Gestão Estratégica em Meio Ambiente", da Faculdade Oswaldo Cruz para a disciplina Direito e Legislação Ambiental na graduação em Engenharia Ambiental e pós lato sensu em Gestão Ambiental.

Elie Politi - Engenheiro com especializações na Bélgica, Canadá e Suíça, bacharel em Comunicação pela ECA / USP. Foi coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do SENAI - Departamento Regional de São Paulo, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e da Comissão Nacional das Ações em Meio Ambiente do SENAI. Membro fundador da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa, diretor voluntário da ONG Instituto de Educação Ambiental 5 Elementos. Atualmente é professor do curso de pós-graduação latu sensu em Gestão Ambiental da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado - SP) e SENAC, na disciplina Prevenção à Poluição e Produção Mais Limpa. Membro do Comitê Brasileiro de Meio Ambiente da ABNT (CB38).

John Tatton - Gerente da Coordenação de Educação e Planejamento Ambiental da SABESP. Especialista em Ciência Ambiental, Biologia Sanitária e em Educação Ambiental pelo CRB – Conselho Regional de Biologia. Atuou como Coordenador de Programas de Educação Ambiental no Programa Guarapiranga e Projeto Tietê da Sabesp. Representante da SABESP na Agenda 21 Paulista, grupo que promove a integração de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável no estado. É professor da disciplina Ecologia Urbana na FAAP, presidente da AGUA – Associação Guardiã da Água (ONG) e Editor chefe do Jornal Eletrônico - Rede Cluster de Educação Ambiental – www.agua.bio.br

Marilena Lino de Almeida Lavorato - Publicitária (PUCC), Pós graduada em Gestão Ambiental (IETEC), em Marketing (ESPM), em Globalização e Cultura (EPGSP-SP), em Gestão Estratégica de Negócios (FGV). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da Mais Projetos Socioambiental e Coordenadora do GMGA- Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental da APARH (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos).

Carolina Frazon Terra - Relações Públicas formada pela UNESP/Bauru, doutoranda e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Foi Relações Públicas da Vivo, coordenadora de comunicação corporativa do MercadoLivre e atualmente, é diretora de Mídias Sociais da agência Ideal. Docente dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade de Santo Amaro e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando (rpalavreando.blogspot.com).