Portcom

JORNAL INTERCOM NOTÍCIAS
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 3, nº. 56, São Paulo – SP – Brasil 27 de abril de 2007

Sumário desta edição
Outras edições

 

Acontece

Seminário Mário Erbolato homenageia o mestre e discute produtos laboratoriais

A iniciativa da Intercom, ao estabelecer parcerias com os diversos cursos de Comunicação do país para marcar estes 30 anos de sua história, tem permitido às novas gerações conhecer mestres e refletir sobre a própria formação. No último 14 de abril foi a vez da PUC-Campinas que, junto com a Intercom, promoveu o “Seminário Mário Erbolato”.

Nele, foi possível rever por meio de um vídeo e depoimentos do seu filho e ex-colegas de profissão, o professor e jornalista Mário Erbolato. O vídeo foi produzido como projeto experimental, em 1989, um ano antes da morte de Erbolato. Em seguida, os professores Ismael Pfeifer (Cásper Líbero), Luiz Proença (ECA/USP), Marcos Cripa (PUC/SP) e o jornalista Francisco Ornellas, coordenador do projeto Foca, do “Estadão” falaram para os cerca de 100 participantes do evento, sobre a importância das produções laboratoriais no Jornalismo.

O mesmo tema foi debatido com professores/jornalistas de outras instituições, no período da tarde, que apresentaram os produtos que desenvolvem em seus cursos. Deste momento, vale destacar a importâncias destes produtos laboratoriais que circulam em cidades de porte médio no interior de São Paulo e Minas. Nestas, eles funcionam, quase sempre, como espaços de visibilidade para comportamentos e projetos que a imprensa “comercial”, conservadora, geralmente não publica.