Portcom

Prêmios » Prêmio Luiz Beltrão 2009
Prêmio Luiz Beltrão

veja fotos da premiação, aqui

Beltrão 2009 vai para Ismail Xavier e Biblioteca Nacional

Nélia Del Bianco é proclamada “liderança emergente”, enquanto o Grupo de Garapuava conquista o troféu de “grupo inovador”

Maria Cristina Gobbi
Coordenadora Nacional do Prêmio Luiz Beltrão

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM – a pesquisadores e instituições científicas, foi atribuído, este ano, na categoria “maturidade acadêmica”, ao professor Ismail Norberto Xavier , da Universidade de São Paulo. O professor tem contribuído para o engrandecimento dos estudos comunicacionais, com destacada atuação para as pesquisas de cinema brasileiro e da crítica / estética cinematográfica . Como “liderança emergente” venceu a professora Nélia Del Bianco da Universidade de Brasília. Há mais de 10 anos se dedica à produção de programas radiofônicos educativos para várias instituições públicas e não governamentais e membro do Conselho Consultivo do Rádio Digital do Ministério das Comunicações.

O troféu de “grupo inovador” foi conquistado pelo Grupo de Guarapuava – Curso e Departamento de Comunicação da UNICENTRO - Universidade Estadual de Centro-Oeste do Paraná – Guarapuava. Trata-se de um grupo jovem, constituído por professores e pesquisadores da comunicação, cujo potencial pode ser avaliado pelo ritmo intenso de atividades acadêmicas no último qüinqüênio, estimulando a produção científica dos alunos e docentes, publicando livros e realizando eventos de caráter nacional ou regional. Além disso, o Grupo de Guarapuava tem se feito representar nos principais fóruns acadêmicos do campo comunicacional, inscrevendo trabalhos e sensibilizando as novas gerações para o valor da pesquisa, sem deixar de manter sintonia com as aspirações da sociedade local.

Na categoria “instituição paradigmática”, foi vencedora a Biblioteca Nacional do Brasil , considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

A entrega solene dos diplomas aos vencedores do Beltrão 2009 será realizada na noite de 6 de setembro, das 19h às 21h , na cidade de Curitiba (PR), na Universidade Positivo, durante o 32º. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Júri

Instituído em 1997, o prêmio Luiz Beltrão pretende homenagear o pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil, bem como sinalizar às novas gerações, reconhecendo a excelência do trabalhado realizado nas universidades por docentes e pesquisadores, bem por entidades que fomentam estudos ou desenvolvem projetos comunicacionais relevantes para o desenvolvimento sócio-cultural.

Os candidatos ao prêmio, em cada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área, cabendo a decisão final a um júri presidido pelo fundador da INTERCOM, Prof. Dr. José Marques de Melo. Integram esse colegiado, composto por 21 personalidades, os antigos presidentes ( José Marques de Melo , Anamaria Fadul, Gaudencio Torquato, Margarida Kunsch, Manoel C. Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata V. Lopes, J. S. Faro, Cicilia M. Krohling Peruzzo; Sonia Virginia Moreira) dessa associação, bem como pelos vencedores da categoria maturidade acadêmica em anos anteriores ( Moacir Pereira, Sergio Capparelli, Sergio Mattos, Muniz Sodré, Antonio Costella, Carlos Eduardo Lins da Silva, Ana Arruda Callado, Murilo César Ramos, Adísia Sá, Antonio Hohlfeldt e Marialva Barbosa).

A coordenação nacional do Prêmio Luiz Beltrão está a cargo da Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi, diretora-suplente da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e TV Digital da UNESP de Bauru. Informações adicionais: mcgobbi.unesco@metodista.br

As indicações de todos os candidatos foram feitas por sócios da Intercom, Programas de Pós-Graduação, Institutos de Pesquisa, ONGs, pesquisadores, estudantes independentes, comunidade acadêmica etc.

Patrocinado pelo Programa Globo Universidade e apoiado pela Universidade Positivo (PR), o Prêmio Luiz Beltrão 2009 será entregue aos vencedores em sessão solene, agendada para a cidade de Curitiba (PR) durante o 32º. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 6 de setembro de 2009. Estão todos convidados!

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.intercom.org.br