Portcom

Prêmios » Prêmio Luiz Beltrão 2007
Prêmio Vera GiangrandePrêmio Ligia AverbuckPrêmio Francisco Morel
Prêmio Freitas NobrePrêmio Luiz Beltrão

Beltrão 2007 vai para Hohlfeldt e Vizeu

Faculdade Cásper Líbero é proclamada “instituição paradigmática”, enquanto o Canal Futura conquista o troféu de “grupo inovador”

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM – a pesquisadores e instituições científicas, foi atribuído, este ano, na categoria “maturidade acadêmica”, ao Professor Antonio Hohlfeldt que ocupa lugar de destaque na vanguarda do ensino e da pesquisa em Comunicação no Rio Grande do Sul. Como “liderança emergente” venceu o jovem doutor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal de Pernambuco, dedicado pesquisador nos estudos de teoria do Jornalismo e da Comunicação Social, com destaque para a realização de redes acadêmicas, dentro do Brasil e fora do país.

O troféu de “grupo inovador” foi conquistado pelo Canal Futura, núcleo de produção de televisão educativa e de mobilização comunitária, de natureza privada, sem fins lucrativos e de interesse público.

Na categoria “instituição paradigmática”, foi vencedora a Faculdade Cásper Líbero, escola pioneira do ensino superior de Jornalismo no Brasil, fundada em 16 de maio de 1947 pelo jornalista e empresário Cásper Líbero.

A entrega solene dos diplomas aos vencedores do Beltrão 2007 será realizada na noite de 31 de agosto, na cidade de Santos, São Paulo, no auditório da UNISANTOS – Universidade Católica de Santos, durante o XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Júri
Instituído em 1997, o prêmio Luiz Beltrão pretende homenagear o pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil, bem como sinalizar às novas gerações, reconhecendo a excelência do trabalhado realizado nas universidades por docentes e pesquisadores, bem por entidades que fomentam estudos ou desenvolvem projetos comunicacionais relevantes para o desenvolvimento sócio-cultural.

Os candidatos ao prêmio, em cada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área, cabendo a decisão final a um júri presidido pelo fundador da INTERCOM, Prof. Dr. José Marques de Melo. Integram esse colegiado, composto por 19 personalidades, os antigos e o atual presidente dessa associação, bem como pelos vencedores da categoria maturidade acadêmica em anos anteriores (Moacir Pereira, Sergio Capparelli, Sergio Mattos, Muniz Sodré, Antonio Costella, Carlos Eduardo Lins da Silva, Ana Arruda Callado, Murilo César Ramos e Adísia Sá).

A coordenação geral do Prêmio Luiz Beltrão está a cargo da Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi, diretora-suplente da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação. Informações adicionais: mcgobbi.unesco@metodista.br

Para saber mais sobre os ganhadores, clique aqui