Portcom

Divisões Temáticas >> Ementas

DT 01 – Jornalismo

Estudo do jornalismo em seus múltiplos aspectos: teóricos, históricos, linguísticos e metodológicos. Reflexão crítica em torno das questões acerca do jornalismo, incluindo gêneros, jornalismo e contemporaneidade, discussões em torno do lugar do profissional, entre outras. O jornalismo como atividade técnica, profissional e de ensino e como campo teórico de estudos.

Palavras-chave: Jornalismo, Gêneros, Telejornalismo, História e Teorias

 

DT 02 – Publicidade e Propaganda

Estudo da publicidade e da propaganda em suas múltiplas dimensões: a publicidade como atividade técnica, profissional e de ensino. A publicidade como campo de atuação e de estudo das Ciências da Comunicação. Teoria da publicidade e da propaganda. Comunicações estratégicas, linguagem e epistemologia da publicidade. Propaganda política e marketing eleitoral. Publicidade, comunicação mercadológica, marketing e merchandising.

Palavras-chave: Publicidade – Propaganda – Propaganda política - Marketing

 

DT 03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Estudo dos processos de relacionamento entre os públicos e as organizações. As culturas organizacionais. As práticas comunicativas no ambiente interno das organizações e o seu papel da sociedade. Gestão da comunicação nas organizações. Aspectos teóricos, práticos e do ensino da RP e da Comunicação Organizacional.

Palavras-chave: Relações Públicas – Comunicação Organizacional - Gestão

 

DT 04 – Comunicação Audiovisual

Estudo dos processos da comunicação audiviovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos: cinema, televisão, rádio e outras mídias sonoras, fotografia. Investigação em torno das mídias audiovisuais, incluindo aspectos históricos, teóricos e metodológicos. A linguagem, as técnicas, a história, as questões éticas. Inclui discussões em torno das mídias e dos campos que são tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, rádio, televisão e fotografia.

Palavras-chave: Audiovisual – Televisão – Rádio – Cinema - Fotografia

 

DT 05 – Comunicação Multimídia

Estudo dos processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Analisa as práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos, envolvendo discussões em torno da dimensão cultural da comunicação nesses novos ambientes. Engloba estudos da comunicação em sua relação com a tecnologia: a tecnologia da palavra, da escrita, da imprensa e dos formatos digitais. Envolve as discussões em torno da comunicação mediada por computador, da cibercultura e dos conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional.

Palavras-chave: Multimídia – Tecnologias – Cultura

 

DT 06 – Interfaces Comunicacionais

Estudo dos processos e das práticas comunicacionais em sua interconexão com outras áreas de estudos e/ou de conhecimento, em suas dimensões teóricas e metodológicas. As chamadas interfaces comunicacionais englobam tanto reflexões da chamada “comunicação especializada”, como os processos mais constitutivos da comunicação em sua relação com a ciência, com a educação, com a política, com a religião, entre diversas outras possibilidades de interconexão.

Palavras-chave: Interfaces Comunicacionais – Comunicação Especializada – Educação - Ciência

 

DT 07 – Comunicação, Espaço e Cidadania

Estudo da comunicação na sua relação com ambientes espaciais e culturais. Comunicação e Cidadania. As minorias. Comunicação e espaços culturais e geográficos. Comunicação local e global. A dimensão regional. Processos comunicacionais da América Latina.

Palavras-chave: Cidadania – América Latina – Comunicação Internacional, Regional e Local

 

DT 08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Estudo da questão epistemológica da comunicação e da informação. Processos de conhecimento comunicacional em suas diversas dimensões: a semiótica, a economia política, a informação, a cultura, comunicação política. Teorias e correntes teóricas do pensamento comunicacional.

Palavras-chave: Epistemologia – Teorias – Correntes Teóricas – Semiótica – Economia Política – Folkcomunicação