| IJ: Comunicação Multimídia JOGOS ELETRÔNICOS: FLUXOS DE APRENDIZAGENS, SOCIABILIDADES E COMUNICAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO Antoniela Rodriguez Martins  (Universidade Federal de Pelotas)Resumo
 
 Trata-se de uma pesquisa realizada no triênio 2007-2010   282 estudantes  do Ensino Médio de uma escola da rede privada, em Pelotas, RS, Brasil  nascidos no início dos anos 90.  A metodologia referencia-se na etnografia,.O exame dos dados revela que 100% dos estudantes  usam a Internet. Constatou-se que o hábito de jogar na Internet individualmente ou em grupos é uma prática diária. Enfatizamos que o ato de jogar on-line pode ser considerado como uma ferramenta de aprendizagem e socialibilidade. O estudo mostra como os  nativos digitais aprendem colaborativamente, partilham informações e conhecimentos, bem como desenvolvem percepções e raciocínios partilhados em grupo, num contexto educacional intermediado por TDIC.  Apontamos para emergência de um novo currículo engendrado no virtual; contendo novas narrativas, as quais deveriam ser levadas em conta pela escola.  Palavras-chave:  jogos eletrônicos, aprendizagem, TDIC, subjetividade
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