X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.20-1


IJ: Jornalismo

ANÁLISE DE ELEMENTOS DE EDIÇÃO NO DOCUMENTÁRIO “ÔNIBUS 174”਍ഀ DEBATENDO O ESPETÁCULO ਍ഀ

Karise Brustolin Piasecki (Faculdade de Pato Branco [FADEP])

Resumo

As obras de ficção surgiram e ganharam o gosto popular. Estabeleceram suas características, e não permitiram, assim, que as obras de não-ficção firmassem suas próprias. Os documentários se desenvolveram no meio cinematográfico e documental baseado nos moldes do cinema ficção. Essa dificuldade de se distinguir as características particulares do gênero não-ficção, chegando a confundi-las com o deslumbre do roteiro e o áudio-visual, ou seja, a magia ficcional promove um estado social denominado Espetáculo. Este se apresenta à sociedade como participante assídua do deslumbre de sons e imagens, o que reage numa dependência cíclica mútua entre Espetáculo-Sociedade. Para ilustrar esse pensamento, utiliza-se o documentário Ônibus 174 (2002). A obra, que relata um seqüestro, foi escolhida por apresentar uma edição que pode motivar os espectadores a valorizarem apenas uma das versões do caso.


Palavras-chave:  Documentário, Espetáculo, Voz do documentarista
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