GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO O CAPITAL SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE CIBERIDENTIDADES NO SECOND LIFE Rebeca da Cunha Recuero (UNISINOS)
Resumoഀ
O trabalho tenta compreender como se dão as construções de novas formas de apresentação do sujeito dentro do ciberespaço com base em valores sociais. Focando o software Second Life (SL), buscou-se entender como o capital social, proveniente da interação entre os usuários do SL, influencia na apresentação do indivíduo na sociedade virtual (tanto na forma física como mental). Através de uma etnografia virtual, buscaram-se ferramentas para a compreensão e caracterização dos novos sujeitos que fazem parte do ciberespaço, propondo-se então, uma classificação dos avatares do SL referente à finalidade e a ambição do sujeito que nele atua. Assim, tenta-se caracterizar o SL como uma peça original de grande importância na construção de possíveis "novas identidades" sócio-virtuais com base nos valores preconizados pelos seus usuários. ഀ
Palavras-chave: Ciberidentidades, Second Life, Capital Social, Identidade |