IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV02.554-1


GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO DE CONFLITOS E APROXIMAÇÕES

Iris Yae Tomita (Unicentro)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a relação entre consumo e meio ambiente. Foi escolhida a publicidade como elemento central nessa relação. A publicidade é facilmente associada a algo enganoso, com exclusiva intenção de vendas. De fato, a atividade publicitária tem grande participação na movimentação de mercadorias e no desenvolvimento econômico. Como conseqüência, a natureza passa a sentir os efeitos do consumismo desenfreado. Contudo, nota-se que seu papel é também notório na formação de atitudes e hábitos culturais. Para tanto, apresenta a publicidade como veículo privilegiado, cuja função social extrapola a visão reducionista de incentivo ao consumo, pois pode também atuar como uma importante ferramenta de comunicação na sensibilização sobre as questões ambientais.


Palavras-chave:  publicidade, consumo, meio ambiente
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