IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV02.531-1


GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

A IDENTIDADE MASCULINA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

Anamaria Teles (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

਍ഀ

Este trabalho discute aspectos da representação da identidade masculina na publicidade

਍ഀ

brasileira a partir da análise de anúncios publicados em uma revista masculina de

਍ഀ

circulação nacional. Para realizarmos esta análise, de cunho ensaístico, utilizamos a

਍ഀ

abordagem teórica desenvolvida pela Antropologia, em especial nas categorias de

਍ഀ

gênero, identidade e estilo de vida. Os anúncios escolhidos para análise, publicados na

਍ഀ

revista Playboy, evidenciam aspectos relevantes da masculinidade contemporânea que

਍ഀ

se contrapõem não só ao universo feminino, mas também a “formas subalternas”

਍ഀ

(KIMMEL, 1998) de masculinidade.


Palavras-chave:  Publicidade, Masculinidade, Gênero
਍ഀ