IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV05.530-1


GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS

MÍDIA E CULTURA: O CONSUMO DE MÚSICA REGIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE

Valton Neto Chaves Dias (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional distintos: a música campeira e a tchê music. A base teórico-metodológica são os estudos culturais latino-americanos, com enfoque no consumo cultural, entendido aqui como uma forma de negociar, posicionar e reforçar uma identidade cultural. O ponto de partida estabelece-se mediante a vinculação entre os estudos culturais e a comunicação. Assim, procura-se esclarecer como a mídia se instrumentaliza diante das expressões da cultura regional e como isso é apropriado pelo público consumidor desta música, em um ato de identificação ou de diferenciação cultural.


Palavras-chave:  Mídia, Consumo cultural, Identidade
਍ഀ