IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV06.521-1


GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

O DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO NO ESPAÇO PÚBLICO: O CASO DA CPMF

Tatiana Carolina Lazzarotto (UEPG); Diangela Menegazzi (UEPG)

Resumo

O espaço público é o local de disputa de poder, no qual diversos instrumentos tensionam as relações existentes nesse meio. Para verificar de que forma esses instrumentos são operados, e como são realizadas as trocas de poder entre os campos político, social e midiático, analisar-se-á, a partir de um fato específico - a discussão da prorrogação da CPMF - de que forma os assuntos são tratados no discurso hegemônico e como surgem discursos contra-hegemônicos no processo, a exemplo do movimentos e outras frentes de manifestação contrárias à contribuição. Será examinada ainda como se dá a mobilização dos agentes sociais, movidos por interesses que podem não transparecer no produto final dessa articulação. Identificar-se-á como o debate da opinião pública e de um certo agir comunicacional destoam da concepção de uma sociedade passiva, valorizando-a como agente no processo comunicativo.


Palavras-chave:  opinião pública, espaço público, discurso contra-hegemônico, agir comunicacional, CPMF
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