IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV06.520-1


GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

A INFLUÊNCIA MÚTUA DOS CAMPOS: MIDIÁTICO, POLÍTICO E ECONÔMICO

Diangela Menegazzi (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA); Tatiana Carolina Lazzarotto (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA); Andressa Valeria Moraes (FACULDADE ASSIS GURGACZ); Douglas Menegazzi (FACULDADE ASSIS GURGACZ); Jeferson Richetti (FACULDADE ASSIS GURGACZ)

Resumo

ESTE ARTIGO NÃO SE PROPÕE A ENTENDER OS EFEITOS DO CAMPO MIDIÁTICO SOB O CAMPO POLÍTICO, MAS ANTES OS EFEITOS QUE ESSA RELAÇÃO INCIDE SOBRE A MÍDIA, E MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE O JORNALISMO, DANDO AQUI NOSSO RECORTE. ENTENDER QUE ALÉM DA RELAÇÃO DESTES DOIS CAMPOS TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A EXISTÊNCIA DE UM TERCEIRO, O CAMPO ECONÔMICO, E A PARTIR DAÍ EXPLORAR A RELAÇÃO ENTRE ELES E DE COMO ISSO SERÁ REFLETIDO NO JORNALISMO. ASSIM, TRABALHARESMO COM UM OBJETO EMPÍRICO. UTILIZAREMOS, ENTÃO, O EPISÓDIO DO FECHAMENTO DA RCTV, EMISSORA DE TELEVISÃO, PELO GOVERNO VENEZUELANO, EM MAIO DE 2007, E DE COMO ISSO FOI NOTICIADO PELA MÍDIA, HOJE HEGEMÔNICA.


Palavras-chave:  campo midiático, grande mídia, campo econômico
਍ഀ