IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV06.517-1


GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

O IMPERIALISMO CULTURAL: BREVE ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS EUA NA MÍDIA LATINO-AMERICANA

Carla Candida Rizzotto (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

Os meios de comunicação social latino-americanos, através do monopólio da informação e do conteúdo da sua programação, se converteram em propagadores da ordem do consumo e da ideologia capitalista, ignorando as características culturais e sociais das massas, a serviço dos interesses norte-americanos. A partir dessa informação, o objetivo deste artigo é estudar as razões que levam os Estados Unidos a exercerem tão forte dominação cultural nos países da América Latina, através dos meios de comunicação de massa, para em seguida verificar quais são os efeitos dessa dominação sobre os povos latino-americanos. Essa análise servirá de ponto de partida para um estudo mais aprofundado a respeito das relações entre a mídia de massa e o poder em alguns países do continente.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Estados Unidos, Ideologia capitalista, Imperialismo cultural, mídia latino-americana
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