IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV03.439-1


GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

TELEJORNAL: ESTRATÉGIAS E SENTIDOS DO DISCURSO AUDIOVISUAL

Carla Simone Doyle Torres (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

No desvelamento de aspectos fundamentais das estratégias textuais que mostram a relação da instância enunciativa com os textos informativos audiovisuais, assim como os efeitos resultantes dessa manipulação, foram eleitas categorias teórico-metodológicas baseadas no detalhamento dos efeitos de enunciação e de realidade. O aporte teórico-metodológico conta com autores como Foucault, Charaudeau, Verón, Vilches, Mouillaud, Maingueneau, Peruzzolo, Fausto Neto, Duarte e Becker. O objetivo é detectar os sentidos circulantes em dois dos maiores telejornais do país: Jornal da Band e Jornal Nacional. Entre os principais resultados, estão o mais freqüente aprofundamento enunciativo subjetivo em Jornal da Band, assim como uma tendência mais pronunciada em Jornal Nacional à objetivização dos textos informativos.


Palavras-chave:  telejornal, discurso, enunciação, estratégias, sentidos
਍ഀ