IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV05.378-1


GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS

A DOR RETRATADA: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA A PARTIR DE PROPAGANDAS DE DIVULGAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Clóvis Cezar Pedrini Júnior (Universidade Estadual do Centro Oeste); Lucas Gomes Thimóteo (Universidade Estadual do Centro Oeste)

Resumo

Ser um mecanismo de combate  à violência doméstica contra a mulher é a proposta da recente Lei Maria da Penha. Lei essa que começa a ser reconhecida mais pelos constantes debates a cerca de sua real eficácia  e menos  por meio do caminho  mais conhecido de divulgação, a propaganda televisiva que ainda serve  em sua esmagadora  maioria para a venda simples e timidamente  com fins educativos ou de cidadania. Ainda, as poucas  propagandas para difundir a Lei Maria da Penha parecem,  mesmo que bem intencionadas, reproduzir um discurso simplista e dualista. A partir de cinco propagandas sobre violência doméstica, sendo quatro brasileiras a respeito da Lei Maria da Penha e uma francesa, serão analisados elementos semióticos e discursivos que, dependendo da forma como são trabalhados dentro da gestalt do vt definem a eficácia da mensagem.


Palavras-chave:  Lei Maria da Penha, Propagandas televisivas, Gênero, Semiótica
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