IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV05.333-1


GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS

MÍDIA, ECOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DO TENCIONAMENTO DAS RACIONALIDADES ESTRATÉGICA E CONSENSUAL NO TEMA

Claudio Schubert (Universidade Luterana do Brasil)

Resumo

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A sociedade brasileira vive um cruzamento de diferentes racionalidades. São essas que orientam a ação da mídia na elaboração das pautas, na escolha das informações, na cobertura dos fatos, no enfoque dos acontecimentos e na edição das notícias. Entre os diferentes modos de pensar, o presente texto analisa, no tema mídia, ecologia e sociedade, a ação de dois tipos de racionalidades: a estratégica e a que busca a consensualidade. A pesquisa desenvolve-se tendo como referência de análise esses dois modos de pensar, buscando perceber como o tema ecologia é apresentado na sociedade pela mídia a partir de cada racionalidade acima descrita.

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Palavras-chave:  racionalidade, estratégica, consensual, mídia, sociedade
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