IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV04.309-1


GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

NAS FRONTEIRAS ENTRE O “ON-LINE” E O “OFF-LINE”: NOTAS PARA UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DOS CENTROS PÚBLICOS DE ACESSO À INTERNET.

Maria Elisa Máximo (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC); Juciano de Sousa Lacerda (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC)

Resumo

਍ഀ

Este artigo coloca em discussão uma proposta de pesquisa elaborada no âmbito dos estudos do ciberespaço. Buscando dar mais abrangência às nossas reflexões acerca das formas e processo sociais engendrados no uso das tecnologias da comunicação, propomos um estudo etnográfico das formas de apropriação dos centros públicos de acesso à Internet, como lan houses, "cibercafés", telecentros, etc. Pretendemos, com este estudo, compreender em que medida a apropriação desses espaços, e as dinâmicas sociais que neles se estabelecem, articulam-se com a vida cotidiana dos seus freqüentadores trazendo conseqüências para as formas de vida local. Pretendemos, assim, alcançar conclusões mais sofisticadas sobre os modos pelos quais o ciberespaço se entrelaça ao espaço urbano, possibilitando reconfigurações nas formas pelas quais a cidade é imaginada e experienciada.   

਍ഀ


Palavras-chave:  etnografia, ciberespaço, centros públicos de acesso, comunidade, contemporaneidade
਍ഀ