IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INV06.63-1


GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

DISCURSO PUBLICITÁRIO E REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO: PRIMEIRAS LIÇÕES

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira (Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO)

Resumo

਍ഀ

A pesquisa busca interpretar como as representações de gênero são construídas por meio do discurso publicitário. A propaganda comercial se constitui num rico materialpara análise, tendo em vista que os publicitários não informam simplesmente os consumidores sobre as características das mercadorias, mas interpelam-nos ideologicamente, acabando por criar necessidades materiais, sociais, afetivas, ou por confirmar padrões de conduta já sancionados pelo senso comum. A partir desses questionamentos, buscar-se-á a configuração do contexto cultural que constitui  sujeitos, ensina comportamentos, hábitos e atitudes. Será tomada como base para a análise, a campanha publicitária da marca Lilica Repilica que servirá como meio para investigar de que forma se constróem as representações do feminino.


Palavras-chave:  Gênero, discurso, mídia, representação
਍ഀ