GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO CURITIBAAGORA - RELATO DE PRÁTICAS E PESQUISAS QUE COMPROVAM OS ESTUDOS QUE APONTAM A PREFERÊNCIA DOS INTERNAUTAS PELAS NOTÍCIAS LOCAIS Zanei Ramos Barcellos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
ResumoO crescimento da audiência e da lucratividade dos sites jornalísticos regionais está derrubando a idéia corrente na década de 90, quando o jornalismo começou a intensificar-se na internet, de que os grandes portais seriam a principal entrada dos internautas em busca de notícias na rede. Hoje estudos e pesquisas comprovam que, proporcionalmente, quanto mais dedicado às notícias locais, mais acessos tem o site. O presente trabalho relata a dinâmica de produção de conteúdos do site laboratório CuritibaAgora, criado há quatro anos, e como foi definida sua linha editorial, voltada exclusivamente ao público local. Relata também como foram feitas uma pesquisa de campo e uma sondagem online em 2007, que comprovaram a correção desta linha editorial e corroboraram com estudos acadêmicos que atestam a preferência dos internautas pelas notícias mais próximas à sua comunidade.
Palavras-chave: Público-alvo, Jornalismo na web, Linha editorial |