
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 1 

 
Análise das relações entre mídia e política através do documentário “A revolução 

não será televisionada”1 
 

Juliana ARANTES2 
Rosemary SEGURADO3 

 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP 

 
Resumo 
 
A presente pesquisa busca a elucidação da maneira como a mídia hegemônica manipula 
fragmentos da realidade com o objetivo de formar uma opinião pública favorável aos 
seus interesses, através da interferência política. Tendo como base o documentário A 
revolução não será televisionada4, este estudo visa à análise do discurso e das 
características da grande mídia, bem como formas de se competir com ela através de 
meios alternativos e plurais de contrainformação.  
 
Palavras-chave: Venezuela; golpe de Estado; contrainformação; documentário. 
 
Introdução 

 O artigo a seguir é fruto de uma pesquisa de inicição científica, ainda em 

andamento, desenvolvida na PUC-SP, e procura estabelecer uma relação entre mídia e 

política a partir do documentário A revolução não será televisionada. 

O gênero fílmico documentário é entendido, no senso comum, como um retrato 

fidedigno da realidade fenomênica. Atribui-se a ele a enunciação da verdade, tendo em 

vista seu modo de produção: discurso sobre o real, registro in loco e caráter autoral. A 

autenticidade do que é retratado é garantida pela espontaneidade, utilização de cenários 

naturais e imagens de arquivo.  

De acordo com as categorias de documentário proposta por Bill Nichols (2004, 

p. 48) O filme A revolução não será televisionada pode ser classificado como 

autorreflexivo: as passagens observacionais mescladas com entrevistas e a presença da 

voz do diretor com intertítulos, evidencia o caráter de re-presentação da realidade do 

documentário. Não há imparcialidade por parte do diretor, ou seja, apesar dos diferentes 

enquadramentos, a posição por eles tomada é nítida. 

                                                
1  Trabalho apresentado no IJ 1 – Comunicação, Espaço e Cidadania, do XVI Congresso de Ciências da 
Comunicação na Região Sudeste  realizado de 12 a 14 de maio de 2011. 
2  Estudante de graduação do 7º. semestre do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade 
e Propaganda, email: juliarantes@hotmail.com. 
3  Orientadora do trabalho, professora do curso de Comunicação Social, email: roseseg@uol.com.br. 
4 Título original do filme: The revolution will not be televised, Irlanda; 2003; cor; 74 minutos; documentário. 
Dirigido por Kim Bartley e Donacha O’Brian 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 2 

A intenção inicial dos diretores irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’Briain, 

era a de fazer um documentário sobre Hugo Chávez, “o homem por trás do processo 

revolucionário que estava se desenvolvendo na Venezuela”. Entretanto, eles tiveram o 

privilégio de testemunhar, durante a gravação do documentário, o golpe de Estado 

ocorrido em 2002. Como a construção de um documentário se dá ao longo do seu 

processo de produção, o foco do filme “A revolução não será televisionada” é desviado 

do personagem, Hugo Chávez, para o evento político, denunciando a forma sórdida 

como a mídia, no intuito de defender os interesses de uma elite afetada pelas políticas 

do presidente venezuelano, utiliza de seu poder para influenciar a opinião pública de 

forma antiética.  

Chávez foi democraticamente eleito em 1998 e reeleito nos anos de 2000 e 2006. 

Entre outros motivos que explicam sua popularidade está o fato de ele não ser branco 

tampouco vir das classes altas. É também um presidente acessível à população. Crítico 

ferrenho do neoliberalismo, da globalização e das relações internacionais dos EUA, 

Chávez provoca polêmica, sendo freqüentemente acusado de governar a Venezuela de 

forma autoritária. Suas políticas oferecem uma alternativa que vai de encontro ao 

ideário neoliberalista, fazendo com que a Venezuela sofra pressões internacionais e da 

oposição.  

A Venezuela é um dos maiores exportadores de petróleo, daí sua importância 

para os Estados Unidos. Conforme o documentário, “a Venezuela sempre foi uma fonte 

estável e barata de petróleo para os Estados Unidos. Com sua decisão de exercer mais 

controle sobre a petrolífera estatal PDVSA e fortalecer a OPEP, Chávez enfrentava 

interesses de Washington.”  

O descontentamento dos Estados Unidos aliado aos interesses da elite 

venezuelana, que, historicamente, sempre governou o país, desencadeou uma série de 

ataques a Chávez na grande mídia, tanto dentro como fora da Venezuela, com o intuito 

de enfraquecer o governo e suas políticas sociais perante a população, culminando em 

intolerância, mortes e em um golpe de Estado malogrado. 

Como consequência, Chávez implementa importantes mudanças comunicação 

venezuelana,  para poder competir de igual para igual com os grandes meios. 

A proposta desta pesquisa é analisar, através do registro impactante do 

documentário, como o filme denuncia a abordagem deturpada dos fatos políticos pela 

grande mídia e suas conseqüências para a sociedade.  

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 3 

Justificativa 
 

No documentário A revolução não será televisionada, é possível verificar a 

imposição da ideologia da classe dominante nos telejornais das grandes emissoras 

venezuelanas. Os diretores mostram, através de trechos de noticiários, a forma como os 

grandes meios atacam Chávez por intermédio de seus jornalistas e apresentadores. Para 

corroborar tal afirmação, seguem exemplos retirados do filme, de notícias e comentários 

emitidos em canais privados: “nosso presidente está deslumbrado, é uma forma sexual, 

tipo freudiana, na fixação da figura do senhor Fidel Castro”; “a oposição entregou ao 

Supremo Tribunal de Justiça, uma declaração de insanidade mental contra o presidente 

da República, tenente-coronel Hugo Chávez Frías”; “vai chegando o momento em que 

tudo passa por uma transição... [close na apresentadora] sem Chávez, claro”. 

Nestes exemplos, verifica-se a voracidade com que são empregadas as críticas 

ao presidente. Segundo Monica Simioni (2007, p. 105), esse tipo de julgamento moral é 

muito comum na mídia privada venezuelana, constituindo-se no recurso mais utilizado 

pela oposição contra o governo.   

Nos noticiários internacionais, o ataque é o mesmo, devido aos interesses 

econômicos dos Estados Unidos e o risco que Chávez representa à economia deste país. 

Seguem exemplos retirados do documentário sobre o modo como Hugo Chávez e a 

Venezuela são retratados nos telejornais estadunidenses: “a Venezuela é muito eficiente 

no trato com o exército, o que fez de Chávez um imperador por aqui [Venezuela]”; “o 

discurso de Chávez foi controverso desde o princípio. Ele foi crítico com os Estados 

Unidos e condizente com Fidel Castro”; “Chávez tem uma conduta controversa que não 

é digna de apoio popular na Venezuela, ou mesmo de seus vizinhos. E, certamente não 

nos Estados Unidos com o presidente Bush”. Segundo o governo estadunidense, com a 

a notícia de que a tomada de poder pela oposição se efetuara, chegava “ao fim uma 

greve na produção de óleo na Venezuela. Os Estados Unidos esperam que um novo 

governo ajude a estabilizar a indústria venezuelana, a quarta maior exportadora 

mundial”. 

 

Cronologia, orquestração e fatores que desencadearam o golpe 

O golpe de Estado na Venezuela havia sido planejado meses antes pelos setores 

do poder econômico do país, com o apoio político e financeiro dos Estados Unidos. Os 

setores golpistas utilizaram de seu poder hegemônico sobre os meios de comunicação 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 4 

privados – canais de televisão, jornais, revistas, rádios e agências internacionais de 

notícia – para divulgar sua campanha de desgaste do governo e do presidente Chávez, 

construindo assim uma falsa realidade. 

A ingerência dos Estados Unidos nos assuntos internos venezuelanos também 

contribuiu para a ocorrência do golpe, através de suas manifestações públicas de 

preocupação com a situação supostamente antidemocrática da Venezuela, além de 

acusar Chávez de colaborar com os narco-terroristas colombianos. 

Porém, o golpe aconteceu após o enfrentamento de manifestantes chavistas e 

anti-chavistas, logo que foi anunciada a decisão do governo de substituir a cúpula da 

direção da petroleira PDVSA, historicamente composta por representantes da elite. 

De acordo com o documentário, até então, “os enormes lucros do petróleo só 

haviam beneficiado a uma minoria”, e apesar de estatizada, a petroleira continuava 

sendo dirigida como uma empresa privada nas mãos dos que tradicionalmente tinham 

governado o país. Com a promessa de Chávez de redistribuição dos lucros advindos do 

petróleo aos venezuelanos, foi necessário romper com o controle da elite sobre a 

petroleira, o que gerou a insatisfação da mesma, dando início ao processo golpista.  

Segundo Maringoni, a atividade petroleira possibilitou a formação de uma classe 

privilegiada “apartada da sociedade”. Estas pessoas possuíam um modo de vida, 

vencimentos e costumes compatíveis com os padrões dos empresários das grandes 

transnacionais do setor, criando nesta elite uma forte resistência contra qualquer 

mudança que pudesse ameaçar suas posições dentro da petroleira. As nomeações dos 

cargos mais altos eram feitas pelo presidente da empresa, sem a interferência do 

Ministério ou da Presidência da República (apud SIMIONI, 2007, p. 107). 

Em discurso mostrado no filme, Chávez anuncia que “o governo revolucionário 

está distribuindo a riqueza entre todos, para que todos vivam melhor, pois a riqueza da 

Venezuela é de todos e não de uma minoria”. 

Segundo o jornalista venezuelano Brito Garcia, citado por Simioni, (2007, p. 

106),  
desde o começo da gestão, Chávez iniciou uma política de fortalecimento da 
Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Até então, os 
gerentes da empresa impunham uma estratégia de dumping para baratear o 
petróleo, quebrar os aliados do cartel petrolífero e forçar a privatização da 
indústria. Chávez reverteu tudo isso, contribuiu para a elevação dos preços e 
designou o venezuelano Ali Rodriguez presidente da OPEP. 
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 5 

 Diante das mudanças implantadas por Chávez, em 15 de março de 2002 a Confederação 

dos Trabalhadores de Venezuela (CTV) incentiva a paralisação das atividades da PDVSA. Uma 

outra tentativa de paralisação geral já havia ocorrido em 10 dezembro de 2001, encabeçada pela 

CTV, controlada pela Ação Democrática (AD) – partido de centro-esquerda, a empresarial 

Fedecámaras e os partidos de oposição, porém sem sucesso. A mídia local tratou o assunto 

como questão de Estado com a intenção de afetar a imagem do presidente. 

 Em 09 de abril de 2002, houve uma nova convocação de greve nacional, com 

participação intensa dos meios privados para divulgação do evento. Os telejornais das 

emissoras privadas transmitiam notícias de forma parcial, numa campanha que buscava 

constantemente incentivar as pessoas a se manifestarem contra o governo, induzindo-as 

a acreditar que Chávez planejava o fim da liberdade dos venezuelanos, como no trecho 

de notícia a seguir, extraída do documentário, no qual é tido como um ditador: “o 

chavismo se apoia cada vez mais na violência à medida que vai perdendo popularidade. 

Se parecem com as forças de choque empregadas por Mussolini e Hitler”. A campanha 

anti-chavista foi liderada pelos cinco principais canais de televisão – RCTV, 

Venevisión, Televen, Globovisión e CMT. Todo esse esforço midiático tinha como 

propósito justificar o golpe ocorrido em 11 de abril de 2002.  

 

 
  Fig. 1 – Convocação em canal privado para passeata contra Chávez 

O golpe ocorreu na madrugada de 11 para 12 de abril de 2002. No lugar de 
Chávez, o empresário Pedro Carmona assumiria a presidência. No dia seguinte ao 
golpe, as grandes emissoras venezuelanas enalteciam o incidente que havia tirado o 
“ditador” do poder, transmitindo reportagens sobre Carmona, destacando manifestações 
de apoio internacional, como de Ari Fleischer, porta-voz da Casa Branca, que 
parabenizou a polícia e os militares venezuelanos. Entretanto, Chávez retornaria ao 
governo em 14 de abril, dois dias depois da tomada de poder pela oposição, graças à 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 6 

ação de militares fiéis e da população venezuelana que, ao saber via cabo que o 
presidente não havia renunciado, manifestaram-se reivindicando a restituição do 
presidente eleito democraticamente ao seu cargo. 

A utilização da mídia como partido político 

A constatação da mídia como um partido opositor ao governo fica evidente no 
programa 24 Horas apresentado pelo jornalista Napoleón Bravo, no qual, em 12 de 
abril, participantes do golpe esmiúçam como o mesmo foi orquestrado. Os convidados 
eram Carlos Molina Tamayo, vice-almirante que participou diretamente do golpe; 
Victor Manuel Garcia, diretor da empresa de pesquisas Cifra; e Leopoldo López, 
prefeito do distrito de Chacao (região nobre da capital). “Todos agradeceram às 
emissoras Venevisión, RCTV, Televen, Globovisión e CMT, e não se intimidaram em 
narrar como fizeram a gravação do pronunciamento do general Pérez na casa de um dos 
jornalistas presentes” (SIMIONI, 2007, p. 112). 

Ignácio Ramonet (2005) classifica a mídia como o 2º poder, atrás do poder 
econômico e financeiro. Para o jornalista, “o sistema midiático é o aparato ideológico da 
globalização” (IDEM, p. 246), influenciando as pessoas de tal forma que aceitem, sem 
resistência, a globalização e todas as consequências que ela implica. Segundo Ramonet, 
este aparato midiático compõe-se dos setores da comunicação em geral: informação – 
imprensa, informação radiofônica, agência de notícias, noticiários de televisão, cadeias 
de informação contínua; comunicação institucional – publicidade e propaganda; e 
cultura de massas – telenovela, quadrinhos, edição literária de massa, os livros de 
massa, o cinema de massa, o esporte. São setores cujos limites cada vez mais vão se 
fundindo e se interpenetrando devido à revolução digital, que é, basicamente, a 
integração de texto, som e imagem em um único suporte. Assim, “o que a imprensa diz 
a televisão repete, a rádio repete, e não apenas nos noticiários, mas também nas ficções, 
na apresentação de um tipo de modelo de vida que se deve apresentar” (Idem, p. 246).  

Das emissoras que, abertamente, participaram do golpe, apenas a Venevisión, a 
Televisión e a CMT ainda continuam transmitindo sinal em rede nacional. A CMT, 
emissora de programação variada, foi criada na década de 1990 e vendida ao governo 
em 2007, dando lugar a teleSUR. 

A RCTV teve sua renovação de concessão negada pelo governo e deixou de 
transmitir em sinal aberto às 23h59min do dia 27 de maio de 2007, porém continua a 
exibir sua programação pela internet. A emissora fundada em 1953 foi a primeira da 
Venezuela e possuía a maior audiência, com aproximadamente 10 milhões de 
espectadores. Em seu lugar, entrou em funcionamento a TVes (Televisora Venezolana 
Social), emissora patrocinada principalmente pelo Estado Venezuelano. Sua primeira 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 7 

transmissão ocorreu em 28 de maio de 2007, à 0h20min. A TVes não produz sua 
programação e sim difunde programas de produtores nacionais independentes, 
documentários, notícias, esportes, programas infantis e filmes nacionais e 
internacionais. 

Para José Arbex, (2003, p. 385), a “espetacularização do mundo” é o que torna 
tênue as fronteiras entre publicidade, jornalismo e entretenimento, com o objetivo de 
manipular o imaginário de acordo com os propósitos da elite dominante. A linguagem 
das novelas e das peças publicitárias são largamente utilizadas nos telejornais para 
dramatizar os fatos, produzindo um falso jornalismo. As novelas ganham ares de 
documentários ou reportagens a respeito de comunidades culturais e movimentos 
sociais bem como sobre os problemas do mundo contemporâneo. Para ele, esse tipo de 
produção midiática é comum em países dos quais a sociedade civil é extremamente 
frágil, onde o índice de analfabetismo funcional é elevado e a tradição democrática 
inexiste, fruto da repressão das elites contra a organização e movimentos populares. 

Na Venezuela, essa mescla de gêneros midiáticos é muito comum. Segundo 
Simioni (2007, p. 123), nos meios privados, a linguagem “dramática e romanceada 
típica das novelas é usada também nos telejornais venezuelanos”, com a finalidade de 
criar no telespectador os sentimentos de tensão e medo. De acordo com a jornalista, os 
programas televisivos que se intitulam jornalístico seguem, de modo geral, a seguinte 
fórmula: apresentadores de ambos os sexos brancos e atraentes, que se mostram tensos e 
preocupados. Quando a pauta se refere ao que é feito e dito pelo presidente Hugo 
Chávez, as imagens recebem um fundo com trilha musical capaz de criar uma atmosfera 
de terror. Essa trilha é repetida continuamente enquanto os locutores falam. 

Ramonet identifica três características do discurso dos grandes grupos 
midiáticos, passíveis de serem utilizadas nas três esferas de comunicação – informação, 
publicidade e culturas de massa. A primeira característica utilizada é a rapidez do 
discurso: “na imprensa os artigos são cada vez mais curtos, as frases são breves, os 
títulos impactantes, como um modelo publicitário ou qualquer discurso da cultura de 
massa” (2005, p. 249), de modo a se evitar que o receptor fique entediado. A segunda 
característica é a simplicidade do discurso, tornando-o elementar, com vocabulário 
simples. É um texto fácil de ser compreendido pela simplicidade de sua construção 
retórica, muito utilizada no cinema, no rádio, na literatura de massa. A terceira 
característica é a espetacularização, ou seja, expressar-se através das emoções.  

Os elementos de dramatização são constantemente utilizados nos discursos da 
grande mídia: “o riso [...] no discurso publicitário; o discurso eufórico ou a tragédia no 
discurso do noticiário”. Essas características utilizadas nos discurso de massa remetem 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 8 

ao tipo de fala dirigida às crianças: simples, breve e emocional. Portanto, os grandes 
grupos de mídia oferecem programações com “discursos infantilizantes”. O jornalista 
problematiza: os programas veiculados pelos grandes grupos midiáticos são dirigidos a 
uma massa planetária. Como o discurso de contrainformação poderia competir sem ser, 
infantilizante, porém “apresente também características de sedução, ou seja, que não se 
dirija a uma pequena minoria, mas que possa dirigir-se também às massas, sem ser, 
definitivamente, um discurso doutrinário, dogmático, um discurso de pura retórica, 
artificial” (2005, p. 249). Um grande desafio para os meios alternativos. 

A  comunicação na Venezuela após o golpe 

Antes do golpe, o filme mostra a preocupação de Chávez, no tocante à 
divulgação incipiente dos benefícios decorrentes da política social de seu governo 
contra as críticas ofensivas da oposição nos grandes meios. Segundo o presidente, a não 
utilização da mídia local, da televisão, da rádio oficial, não convocar jornalistas para 
participar de uma mesa redonda configurava-se em um “problema gravíssimo na 
revolução”, que não sabia “comunicar as conquistas, os planos que estão em marcha, de 
incentivar a comunidade e levá-la a cooperar além de mostrar resultado também,” a fim 
de que fosse possível neutralizar as grandes campanhas dos meios privados.  

O golpe fez com que o governo reagisse e desenvolvesse uma estratégia 

comunicacional melhor delineada. Antes disso, o Estado contava com um único canal 

de rádio e televisão. Até então, a política comunicacional do governo não estava 

definida.  Após o golpe foi criado o Ministério de Comunicação e Informação, dividido 

em dois vice-ministérios: a gestão comunicacional, responsável pela relação com os 

meios de comunicação, e a estratégia comunicacional, responsável pelo planejamento e 

análise do conteúdo informacional, além de atuar como elaboradora da política para o 

setor. O ministério estabeleceu uma política comunicacional para o governo e elaborou 

uma estratégia para dar mais visibilidade às conquistas dos programas sociais. 

Aproximadamente um ano e meio depois da criação do Ministério de 

Comunicação, surge a Telesur, a nova Televisión del Sur, uma emissora multinacional 

pública cujo objetivo era  

responder à necessidade latino-americana de contar com um meio que 
permita a todos os habitantes do continente difundir seus próprios 
valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias idéias e 
transmitir seus próprios conteúdos, de forma livre e equitativa 
(SIMIONI, 2007, p. 134). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 9 

O governo passou a ter dois canais de televisão nacionais: o Venezolana de 

Televisión (VTV) e a Vive, canal voltado para os jovens, parecido com a MTV, porém 

mais politizado; além da Rádio Nacional Venezolana, as várias rádios comunitárias 

recebem incentivo; no meio impresso, circula nacionalmente o Diario Vea, que, apesar 

de não pertencer ao Estado, veicula publicidades dos ministérios e órgãos 

governamentais. O governo também incentiva a produção milhares de jornais 

comunitários, alternativos e informativo das missões promovidas pelo Estado, com 

distribuição gratuita (IDEM, p. 62 e 63). Os veículos são tantos que nem o Ministério da 

Comunicação tem a informação da quantidade. Estes meios alternativos representam a 

pluralidade de informações na mídia venezuelana. 

Antes do golpe, Chávez apresentava o programa ao vivo Alô Presidente todos os 

domingos, no rádio e na televisão estatal. A partir de fevereiro de 2007, o programa 

passou a ser diário. Neste programa, o presidente “trata de temas estratégicos para a 

Revolução, como por exemplo, responder a ataques dos setores opositores, comentar a 

integração latino-americana e a luta anti-imperialista, os avanços do governo 

bolivariano e ressaltar os simbólicos históricos do país” (IDEM, p. 64). O Aló 

Presidente possui ainda um jornal de quatro folhas trazendo os temas discutidos na 

edição do programa. 

A internet recebeu mais investimentos do Estado para difundir e defender a 

Revolução, bem como para lutar contra os meios de comunicação hegemônicos e a 

grande imprensa venezuelana, que se configura como um poderoso partido político de 

oposição. Na mídia digital existe a Agência Bolivariana de Notícias (www.abn.info.ve), 

a página do governo (www.gobiernoenlinea.ve), além de sites atualizados dos 

ministérios e das missões. 

A comunicação para a construção de uma nova sociedade na Venezuela torna-se 

revolucionária e democrática à medida em que é produzida de forma coletiva, rompendo 

com a concepção do fazer comunicacional como algo imposto por um emissor ativo a 

uma audiência passiva, o que vem ao encontro do termo audiências, analisado por 

Downing, cujo enfoque dá-se aos efetivos usuários da mídia desvinculando-os da ótica 

mercadológica de consumidores, ao classificá-los como audiências "ativas em vez de 

acríticas, como variadas em vez de homogêneas...” (DOWNING, 2002, p. 40). Nesse 

aspecto, usuários de mídia ativos e produtores de mídia radical alternativa estão 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 10

separados por uma linha tênue, a partir do momento em que estes apropriam-se dos 

produtos da mídia, provocando a subversão dos valores originais destes. Assim, o 

funcionamento da mídia radical é possível e melhor compreendido através da junção do 

conceito de cultura popular e da definição não-comercial do termo audiências. Para ele, 

a audiência formada de espectadores estáticos é somente uma forma de apropriação do 

conteúdo midiático, o que possibilita classificar as formas de comunicação 

desenvolvidas para a Revolução Bolivariana como mídias radicais. 

Downing define o termo “cultura popular” como uma “categoria genérica” para 

referir-se às diversas formas de produção cultural bem como à sua recepção pelo 

público em geral (Idem, p. 38). A cultura popular, segundo Downing, “era uma 

expressão autêntica das visões e aspirações do público”, ao contrário da cultura de 

massa, conferindo à popular uma característica potencialmente opositora. Assim, as 

várias formas da mídia radical alternativa são formas de expressão das culturas 

populares e de oposição e, portanto, não existe separação entre a expressão da mídia 

radical e outras formas de expressão cultural de oposição (Idem, p. 33).  

Gramsci (apud DOWNING, 2002, p. 47) argumenta que, durante os dois séculos 

de expansão e consolidação do capitalismo, o ideário capitalista foi amplamente 

propagado pelos órgãos de informação e cultura – escolas, universidades, igrejas, 

literaturas, meios de comunicação e ideologias corporativas, mantendo e organizando 

sua liderança e domínio cultural. A disseminação da ideologia liberalista  foi criando na 

sociedade a crença de que outra forma de organização era inviável e que o capitalismo 

era inevitável. O conteúdo da mídia radical rompe com a imposição dos conteúdos da 

grande mídia, por possuir uma certa independência da pauta dos poderes constituídos, 

com liberdade para se opor a essa pauta, consistindo-se numa importante ferramenta de 

resistência ao poder da classe dominante, ao oferecer uma visão alternativa coerente e 

convincente de organização da sociedade.  

Metodologia 

Tendo em vista que o objeto de estudo da presente pesquisa de iniciação 

científica baseia-se no documentário A revolução não será televisionada, foi feito um 

resumo do filme para servir de apoio ao longo do trabalho. O estudo proposto vale-se 

dos escritos sobre as relações de poder e de interesses as quais se submetem a produção 

midiática da chamada grande mídia, bem como os modos de produção e a estrutura dos 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 11

programas destas empresas, a fim de perceber essas relações no interior dos sistemas de 

comunicação de massa. 

A pesquisa é toda fundamentada na bibliografia existente e, quando necessário, 

em notícias veiculadas na internet, sobre os temas relacionados ao longo deste trabalho.  

Para contextualizar a situação da Venezuela, são utilizadas notícias publicadas 

em jornais, revistas ou na internet, das mídias de massa e alternativa, com análise de 

seus enquadramentos. 

Considerações finais 

 O documentário A revolução não será televisionada apresenta um rico registro 

de  todo o processo de golpe de Estado ocorrido na Venezuela, maquinado pela elite 

venezuelana e a mídia. Essa elite, que historicamente havia governado o país e que 

agora sentia-se afetada pelas políticas chavistas, detém os direitos dos grandes meios de 

comunicação privados, utilizando-os de forma antiética, a fim de influenciar a opinião 

pública a seu favor.  

 Os ataques midiáticos, dentro e fora da Venezuela, se intesificam quando 

Chávez decide exercer mais controle sobre a petroleira PDVSA, afetando os interesses 

econômicos dos Estados Unidos, maior importador de petróleo da Venezuela. 

Telejornais das emissoras privadas passam a transmitir notícias de forma parcial e 

sensacionalista. As convocações para as manifestações antichavistas também eram 

feitas por estes canais. Em uma dessas manifestações, opositores e apoiadores do 

governo Chávez confrontam-se, e pessoas são mortas alvejadas na cabeça por atiradores 

de elite.  

 A grande mídia culpa o líder da Revolução Bolivariana pelas mortes, editando 

imagens de forma que as pessoas se voltassem contra o presidente. Consequentemente, 

em 12 de abril de 2002, a oposição toma o poder através de um golpe mal sucedido, 

uma vez que dois dias depois Chávez é restituído ao poder, após a população tomar 

conhecimento, através de emissoras a cabo, de que Chávez não havia renunciado,  

 Ramonet (2005, p. 249) classifica a mídia como o 2º poder e o sistema 

midiático, como o aparato ideológico da globalização. Este aparato é constituído de três 

setores – informação, publicidade e propaganda, e cultura de massas. Estes se 

interpenetram, tornando muito tênue a delimitação entre os setores do aparato midiático. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 12

José Arbex (2003, p. 385) corrobora este pensamento, argumentando que essa mescla de 

gêneros midiáticos provoca o que para ele é chamado de “espetacularização do mundo”, 

capaz de manipular o imaginário popular a favor dos propósitos da elite dominante. As 

linguagens novelescas e publicitárias são largamente utilizadas em telejornais para 

dramatizar os fatos, produzindo um falso jornalismo. Em países como a Venezuela, 

onde a sociedade civil é frágil, o analfabetismo funcional é elevado e a tradição 

democrática inexiste, esse tipo de jornalismo é muito comum. 

 Além disso, Ramonet identifica três características dos discursos dos grandes 

grupos midiáticos, quais sejam: a expressão através da emoção, a rapidez e simplicidade 

do discurso, assemelhando este às falas dirigidas às crianças. Trata-se de um discurso 

infantilizante, agradável à grande massa, tornando a competição do discurso da 

contrainformação com tais programas um grande desafio. 

 Após o golpe, frente à ameaça que as emissoras privadas representavam ao 

governo, uma estratégia comunicacional bem delineada torna-se urgente. Meios 

alternativos de todo o tipo passa a receber financiamentos e novas emissoras estatais são 

criadas. 

 Estes novos meios configuram-se como importantes ferramentas de resistência 

ao poder midiático dominante, uma vez que os conteúdos veiculados são independentes 

e livres da pauta dos poderes constituídos, o que permite relacionar a comunicação da 

Revoção Bolivariana aos conceitos de mídia radical propostos por Downing. 

  Os estudos, até o presente momento, possibilitaram compreender que os meios 

de comunicação cumprem um papel fundamental na sociedade e na disputa pelo poder. 

O fortalecimento de mídias alternativas, principalmente no caso do processo 

bolivariano, não é somente uma ação de política governamental, mas uma forma de 

romper com a produção da grande mídia, que tenta incessantemente transmitir sua 

ideologia aos espectadores, através de técnicas desleais e antiéticas, ditando à sociedade 

padrões de comportamento condizentes aos seus interesses. Os meios de 

contrainformação são indispensáveis a qualquer nação que preze pela democracia, pela 

pluralidade de ideias que proporcionam.  

 À medida em que as comunidades passam a produzir seus próprios meios de 

informação, diminui-se o espaço pra a exclusão a aumenta-se o interesse pela 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a 14 de maio de 2011 

 13

participação política. Isso representaria um grande avanço nos países latinoamericanos, 

cujo o tema política é deixado de lado, pois as pessoas estão desacreditadas dos seus 

poderes como cidadãos.  

 A construção de um novo tipo de comunicação ainda está longe de ser 

consolidada. Há grandes obstáculos no decorrer do caminho como os interesses dos 

poderosos empresários de corporações midiáticas, a insuficiência tecnológica, 

intelectual e de formas de se atrair a atenção pública, com tantas outras programações 

tidas como mais sedutoras e persuasivas. Essa briga foi comprada por Chávez na 

Venezuela, e cabe-nos apenas aguardar seu desfecho daqui a alguns anos. 

Referências bibliográficas 
 
ARBEX, José, Uma outra comunicação é possível (e necessária) in Por uma outra 
comunicação/org. Denis de Moraes – Rio de Janeiro: Record, 2005. 

DOWNING, John D. H., Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São 
Paulo: Editora Senac, 2002. 

NICHOLS, B. A voz do documentário in: Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e 
narratividade ficcional, Volume II. São Paulo: Editora Senac, 2005. 

RAMONET, Ignacio. O poder midiático in Por uma outra comunicação/org. Denis de Moraes -  
Rio de Janeiro: Record, 2005.  

RAMONET, Ignacio. Propagandas silenciosas: massas, televisão, cinema. Petrópolis, RJ: 
Vozes, 2002. 

SIMIONI, M. Comunicação e disputa hegemônica na Venezuela no pós-golpe de abril de 2002. 
2007. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de 
São Paulo, São Paulo. 

 
 

 
 
 


