GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO MITOS E ARQUÉTIPOS DO HERÓI NA DIVULGAÇÃO ESPORTIVA E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE Wilson Peçanha Igreja Campos (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoO trabalho trata do uso de mitos e arquétipos, em especial o herói, como forma de comunicação e sua importância. O trabalho mostra como esses elementos ainda estão presentes como mecanismos de transmissão de informação. O estudo relata como o mito do herói está presente na divulgação esportiva através do discurso e de imagens no jornalismo. Para essa análise foi necessária a conceituação de alguns temas como mitos, arquétipos, identidade, jornalismo esportivo e esporte. Através desse corpo teórico, foi feito um estudo de caso, do Jornal A Gazeta de Vitória-ES, a respeito da construção da identidade brasileira através de textos e imagens vículadas na mídia. O período escolhido para esse recorte foi o referente a divulgação dos Jogos Pan Americanos de Sn Domingo em 2003.
Palavras-chave: Mitos, Arquétipos, Identidade, Jornalismo Esportivo, Esporte |