XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV02.202-1


GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

PROPAGANDA E MARKETING RELIGIOSO

Eduardo Refkalefsky (UFRJ)

Resumo

Análise dos conceitos de Marketing e Propaganda aplicados às organizações e movimentos religiosos. Definição do Marketing com ênfase na Comunicação, significando adaptação de mensagem ao outro, em oposição à auto-expressão. Validade da crítica à superficialidade desta adaptação. Aplicação do conceito de adaptação ao discurso religioso, utilizando como exemplos diversas religiões. Relação de diversas ações da Igreja Católica Apostólica Romana com as técnicas de ferramentas de Marketing contemporâneo. Uso do planejamento publicitário, através do modelo UPGA (Plano Unilever para Boa Propaganda de Marca), para discutir a relação forma/conteúdo como principal técnica de Comunicação — tanto para a área comercial quanto religiosa.


Palavras-chave:  Posicionamento, Igreja, UPGA, Planejamento, Comunicação Religiosa
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