GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO ARTE, TELEVISÃO E LIVROS NA SOCIEDADE DA CULTURA AUDIOVISUAL: ASPECTOS CRÍTICOS Marlene Fortuna (Bolsista Fapesp)
ResumoA cultura audiovisual ganha cada vez mais espaço na retórica do mercado. Os avanços tecnológicos contribuem para o desenvolvimento, a abrangência e a sofisticação dos Meios. Por admitir a forma dialética de pensar, como mais inteligente do que a forma idealista, assim tentamos proceder neste discurso. Os audiovisuais têm hoje, além de muitas, duas faces bem pronunciadas. Uma: são auxiliares, sem precedentes, da arte, oferecendo instrumentais valiosos na construção de Instalações Contemporâneas e nos experimentos da Música Eletrônica (Cultura Remix), tão pesquisada na atual Sociedade Midiática e Globalizada. Duas: a “resplandescência” de imagens, sons e poéticas digitais, prestam um grande desserviço ao rebanho social, no sentido de anestesiar os sentidos humanos, distanciando o homem da leitura centrada, da reflexão profunda, da motivação permanente para a repertorização da cultura. Palavras-chave: audiovisual, televisão, tecnologia, literatura, comunicação |