XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV03.90-1


GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

ARTE, TELEVISÃO E LIVROS NA SOCIEDADE DA CULTURA AUDIOVISUAL: ASPECTOS CRÍTICOS

Marlene Fortuna (Bolsista Fapesp)

Resumo

A cultura audiovisual ganha cada vez mais espaço na retórica do mercado. Os avanços tecnológicos contribuem para o desenvolvimento, a abrangência e a sofisticação dos Meios. Por admitir a forma dialética de pensar, como mais inteligente do que a forma idealista, assim tentamos proceder neste discurso. Os audiovisuais têm hoje, além de muitas, duas faces bem pronunciadas. Uma: são auxiliares, sem precedentes, da arte, oferecendo instrumentais valiosos na construção de Instalações Contemporâneas e nos experimentos da Música Eletrônica (Cultura Remix), tão pesquisada na atual Sociedade Midiática e Globalizada. Duas: a “resplandescência” de imagens, sons e poéticas digitais, prestam um grande desserviço ao rebanho social, no sentido de anestesiar os sentidos humanos, distanciando o homem da leitura centrada, da reflexão profunda, da motivação permanente para a repertorização da cultura.


Palavras-chave:  audiovisual, televisão, tecnologia, literatura, comunicação
਍ഀ