GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA CORPOS SEM AÇUCAR E COM AFETO. ANÁLISE DO CORPO FEMININO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PRODUTOS DIETÉTICOS NOS ANOS DE '1970 E 2000 Selma Peleias Felerico Garrini (Pontofícia Universidade Católica)
ResumoEste trabalho é o resultado parcial do meu projeto de doutorado intitulado: " Do corpo Desmedido ao Corpo Ultramedido. Imaginário e Significação do Corpo Feminino em Campanhas Publicitárias de Mídia Impressa, nos períodos de 1950, 1970 e 2000", em desenvolvimento no Curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. O texto propõe uma reflexão sobre as (re) transformações do corpo contemporâneo e a obsessão das mulheres em obter um corpo perfeito. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, no que se refere à compreensão do corpo e da mídia, e aplicação a um corpus definido. Para ilustrar as idéias e os conceitos citados neste texto, fez-necessário um levantamento documental de matérias com textos e imagens jornalísticas, de capas de revistas e de anúncios publicitários de produtos dietéticos veiculados em revistas femininas da década de 1970 e da atualidade. Palavras-chave: corpo ultramedido, discurso publicitário, midia impressa |