GT: Audiovisual (Fotografia, cinenema, radio, tv, telenovelas) O OLHO VARIÁVEL EM JACQUES AUMONT: DA PINTURA AOS VÍDEOS DIGITAIS Lívia Bergo Coelho Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoA mobilidade do olhar é definida por Jacques Aumont como “olho variável” no livro O olho interminável. Tendo início ainda na pintura, o olho variável é percebido com maior vigor no cinema. A partir daí, o homem aparece como “visível e vidente” e conta, para isso, com a contribuição de alguns fatores. Aumont explica a relação entre a máquina fotográfica e a mobilidade do olhar, levando em conta as modificações ocorridas na pintura por volta de 1800. A partir da relação entre os Panoramas e o cinema, o autor compara a apresentação de um filme a de um quadro, servindo-se, para isso, da noção de dispositivo. O presente artigo busca relacionar o pensamento de Aumont às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, em especial os vídeos digitais disponibilizados na Internet. Palavras-chave: cinema, Internet, Olho variável, pintura, vídeos digitais |