GT: Audiovisual (Fotografia, cinenema, radio, tv, telenovelas) REPRESENTAÇÃO E REALIDADE NAS IMAGENS DE RECEITAS CULINÁRIAS MEDIADAS Renata Leite Raposo Frederico (Unesp/Bauru)
ResumoAs imagens que são mediadas tecnicamente pelos meios de comunicação podem dar a falsa impressão de que não possuem significação e tendem a não ser interpretadas, além de terem como característica principal uma ilusória objetividade de mediação, ou seja, confundindo a representação da realidade com a própria realidade. No caso da mediação de imagens de receitas culinárias, essa característica ilusória é evidente no despertar de sensações como a fome, na relação da imagem com as sensações fisiológicas, ao invés de despertar uma relação com a imagem da comida e não com a comida real. O objetivo desse artigo é demonstrar que as imagens mediadas podem ser confundidas com a realidade ao invés de serem percebidas como sua representação, principalmente em tempos de grande reprodutibilidade de imagens e visibilidade acelerada. Palavras-chave: Culinária, Mediação, Realidade, Representação, Tecnoimagem |