Intercom Sudeste 2007
ResumoID:4.618-1


GT: Audiovisual (Fotografia, cinenema, radio, tv, telenovelas)

REPRESENTAÇÃO E REALIDADE NAS IMAGENS DE RECEITAS CULINÁRIAS MEDIADAS

Renata Leite Raposo Frederico (Unesp/Bauru)

Resumo

As imagens que são mediadas tecnicamente pelos meios de comunicação podem dar a falsa impressão de que não possuem significação e tendem a não ser interpretadas, além de terem como característica principal uma ilusória objetividade de mediação, ou seja, confundindo a representação da realidade com a própria realidade. No caso da mediação de imagens de receitas culinárias, essa característica ilusória é evidente no despertar de sensações como a fome, na relação da imagem com as sensações fisiológicas, ao invés de despertar uma relação com a imagem da comida e não com a comida real. O objetivo desse artigo é demonstrar que as imagens mediadas podem ser confundidas com a realidade ao invés de serem percebidas como sua representação, principalmente em tempos de grande reprodutibilidade de imagens e visibilidade acelerada.


Palavras-chave:  Culinária, Mediação, Realidade, Representação, Tecnoimagem
਍ഀ