GT: Teoria e Metodologia da Comunicação (Semiótica, Tecnologias) O PIONEIRISMO COMUNICACIONAL DE ANTONIO PASQUALI: ININCO E ALAIC Ana Paula Silva Ladeira Costa (Universidade Metodista de São Paulo); Gleice de Divitiis Rosa (Universidade Metodista de São Paulo); Maria Alice Campagnoli Otre (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoTrata-se de um trabalho que tem como objetivo fundamental investigar as principais contribuições do pesquisador Antonio Pasquali na configuração do pensamento comunicacional latino-americano. O autor, responsável por propalar a teoria crítica, foi líder na criação de uma instituição paradigmática para as ciências da comunicação - o Ininco – e um dos protagonistas na criação da Alaic, associação fundamental no diálogo entre os pesquisadores da América Latina. Para abarcar sua biografia, referenciais teóricos, pensamento e produção intelectual, é mister a compreensão da conjuntura política e econômica da época. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bio-bibliográfica, capaz de oferecer indícios da influência sofrida por este pesquisador e do impacto causado por suas pesquisas na região.
Palavras-chave: Alaic, Antonio Pasquali, Ininco, Pensamento comunicacional latino-americano, Pesquisa-denúncia |