
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 1 

 
Estudo comparativo dos casos de corrupção nas capas de ‘O Globo’ e ‘Folha de 
São Paulo: um enfoque semiótico1  
 
André Costa Lobato 
 
Graduado em jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio  
 
Resumo 
 
Este trabalho2  compara, usando como ferramenta a semiótica, a cobertura dos jornais 
Folha de São Paulo e O Globo, na mesma semana de maio de 2002 e maio de 2006, os 
casos específicos de corrupção, e com valores-notícia similares, de Ricardo Sérgio e 
Silvio Pereira. O estudo atém-se às primeiras páginas de ambos veículos. Analisa-se 
cada um dos períodos enfatizando os sintagmas dos títulos, textos e sobretítulos, 
fotografias e a intertertextualidade das diferentes mensagens. A partir do que é denotado 
e conotado, estabelece uma narrativa de comparação entre os veículos, identificando 
semelhanças e diferenças entres estes e entre os dois períodos.  
Palavras-chave 
 
Semiótica; valores-notícia, Folha de São Paulo, O Globo, corrupção  
 
 
 Este artigo é o resultado da pesquisa feita com as primeiras páginas dos jornais 

O Globo e Folha de São Paulo entre os dias 6 e 12 de maio dos anos de 2002 e 2006. 

Nele compara-se como acontecimentos com valores-notícia similares (as denúncias 

feitas contra Ricardo Sérgio em 2002 e por Silvio Pereira em 20006) foram tratados 

nesses diferentes períodos e veículos.  O objetivo inicial da pesquisa - a monografia de 

conclusão de curso “Explorando o discurso jornalístico: análise das primeiras páginas 

de O Globo e Folha de São Paulo” - foi investigar como os dois jornais que mais 

vendem no Brasil3 operam o discurso jornalístico. Manchetes, diagramação, legendas, 

fotografias e o corpo das chamadas foram analisadas em sua totalidade – cerca de 360 

chamadas, incluídos os anúncios, e 60 fotografias. 

 O método de pesquisa foi semelhante ao proposto por Jonathan Bignell (Diretor 

de pesquisa do Departamento de Filme Teatro e Televisão da University of Reading, 

Inglaterra) em seu livro Media Semiotics. O autor direciona estudos de diversos autores 

(Roland Barthes, Charles Peirce, Gultung and Ruge, Ferdinand de Saussure, John K. 

                                                 
1 Trabalho apresentado ao GT Jornalismo, do XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região 
Sudeste. 
2 Trabalho baseado na monografia de conclusão de curso “Explorando o discurso jornalístico: análise das 
primeiras páginas de ‘O Globo’ e da ‘Folha de São Paulo’” 
3  Em maio de 2002  e de 2006 a Folha vendeu , respectivamente, 347.900  e 309.218 exemplares e O 
Globo 271.646 e 272.500. Fonte: Instituto Verificador de Circulação  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 2 

Whitaker e Roger Fowler) para uma análise semiótica das capas de dois jornais 

britânicos. Bignell propõe: 

1. Compare o tratamento do mesmo evento noticioso em dois diferentes jornais 
publicados no mesmo dia. Quão similar ou diferente são as relações entre títulos, 
texto, figuras, layout, etc? Quais efeitos a conotação de diferentes formas de 
codificação que apresenta a história tem em seu significado?  (...) 
3. Escolha uma fotografia que seja interessante de analisar em termos de códigos e 
convenções apresentados nesse capítulo. Quão isso se relaciona com a história que 
a acompanha, legenda e título? (Bignell, 1997:108)4 

 
  

 Em “Jornalismo como uma forma de conhecimento”, Trinta e Costa Neves 

afirmam que  é possível “compreender o campo jornalístico como constituído por uma 

comunidade epistemológica, destinada a construir e fazer circular um certo 

conhecimento da realidade para consumo público” (Trinta e Neves, 2004:9). Eduardo 

Meditsch, na mesma linha de pesquisa do jornalismo como uma forma de 

conhecimento, afirma: “o auditório universal que [o jornalismo] idealmente persegue 

refere-se a uma outra rede de circulação de conhecimento, constituída pela comunicação 

para devolver à realidade a sua transparência colectiva” (Meditsch, 2004:16).  

 É na proposta de entender sobre o que diz esse conhecimento  a partir do 

funcionamento interno desta própria linguagem - e não de um “ponto de vista exterior 

ao objeto” pesquisado (Rocha; 1995:63). Desse modo, a delimitação do objeto se deu 

pelo tempo, a fim de fazer uma análise diacrônica e sincrônica. Ao optar-se por uma 

pesquisa não-temática – como fotografia, gênero etc - buscou-se identificar o quê está 

na primeira página, para depois estabelecer uma relação, lingüística ou temática, e 

aprofundar a análise dessas evidências. 

 Desse material tem-se diferenças gerais de como a informação é organizada na 

capa. A diagramação de O Globo, por exemplo, une elementos em caixas pretas (que 

remetem ao signo de conjunto), estabelecendo uma conexão visual entre diferentes 

notícias. Já a Folha de São Paulo dispõe as chamadas orientadas em seis colunas fixas e 

não agrupa as chamadas do caderno principal. Essa narrativa visual também pode ser 

constatada nos textos. O Globo usa mais conectores, como conjunções, e qualificadores, 

como advérbios e adjetivos. Além de diferenças gerais, é possível perceber 

semelhanças. A principal se dá nos acontecimentos de maior destaque, em que há uma 

interseção das narrativas dos dois jornais. 

                                                 
4 Tradução do autor 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 3 

 O dia 10 de maio de 2002 explicita essas duas conclusões gerais  discutidas na 

monografia de conclusão de curso - diferença de códigos narrativos e semelhança da 

pauta (ou acontecimentos noticiados). Ambos jornais apresentam manchetes no topo da 

página. A manchete de cinco colunas e duas linhas de O Globo foi “Especulação com 

pesquisas derruba bolsa e faz dólar subir”, com subtítulo “moeda americana salta para 

R$ 2,72 e Bovespa tem queda de 4%”. Na Folha, em seis colunas, “Dólar vai a R$ 2,47; 

Bolsa cai 4,08%” com sobretítulo “Incerteza no cenário político leva moeda norte-

americana a maior valor deste ano; risco-país dispara 5,7 %”. Assim, tem-se que O 

Globo dá prioridade à conexão entre cenário político e conseqüência econômica 

enquanto a Folha prioriza as variáveis econômicas em si, estabelecendo uma ligação 

com o ‘cenário político’ no sobretítulo, hierarquicamente inferior ao título. Ambos 

apresentaram fotos do debate entre empresários e os candidatos abaixo da manchete – 

estabelecendo uma relação visual entre economia e debate político - e situaram as 

chamadas desses acontecimentos abaixo dos textos relativos às manchetes. Então, a 

narrativa dos dois jornais é semelhante: os candidatos debatem com os empresários 

enquanto a economia se debate, temerosa de que Lula vença. Entretanto, O Globo 

estabeleceu essa relação de maneira direta, tanto no título quanto na diagramação com 

as duas chamadas inseridas na mesma caixa enquanto a Folha não opera desta maneira: 

há proximidade visual, mas não coordenação sintática (conjunção aditiva “e”) nem 

signo gráfico (a caixa preta) que determine essa conexão.  

 Quando as notícias apresentam o mesmo acontecimento, como no dia 10, não há 

necessidade de questionar a validade da comparação. Entretanto, quando os temas estão 

separados no tempo e possuem formatos, personagens e histórias diferentes os valores-

notícia tornam-se ferramentas úteis. Um elenco de valores-notícia (Silva; 2004:13), 

então, pode ajudar na validação do estudo de caso comparado dos dois casos de 

corrupção. Vale lembrar que o objeto de estudo foi escolhido sem levar em 

consideração quaisquer acontecimentos particulares - o caso a ser aprofundado nesse 

artigo apenas reúne material suficientemente vasto para uma análise comparativa.  

 Tanto no caso Silvio Pereira quanto no Ricardo Sérgio reúnem-se os seguintes 

valores-notícia do elenco proposto por Silva: grandes quantias de dinheiro, 

proeminência dos indivíduos (Ricardo Sérgio arrecadador de campanhas tucanas e ex-

diretor do Banco do Brasil e Silvio Pereira ex-dirigente petista), rivalidade (interna na 

crise tucana e entre oposição e governo em 2006), polêmica e escândalo, inesperado, 

suspense (são as denúncias verdadeiras ou falsas), proximidade geográfica (os 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 4 

envolvidos são brasileiros), pronunciamentos de diferentes autoridades públicas sobre o 

assunto (presidência da república, por exemplo), denúncia (mal uso do dinheiro 

público), investigações (Comissão Parlamentar de Inquérito e Polícia Federal), decisões 

judiciais  e crime (político-financeiro).   

 Essencialmente, em 2002 as acusações eram contra Serra, então candidato à 

presidência, e um arrecadador de campanha dele e de Fernando Henrique, Ricardo 

Sergio - que teria cobrado propina em privatizações feitas naquele governo. Já em 2006, 

o acontecimento inicial da cobertura foi entrevista em que o ex-dirigente petista Silvio 

Pereira afirmou que Marcos Valéria arrecadaria R$ 1 bilhão.  Outros acontecimentos 

tiveram suas narrativas consorciadas: eleição, e especulação, em 2002; sanguessugas e 

conseqüências da estatização do gás boliviano, em 2006.  

Capas de 2002 

 O sintagma “crise tucana” apareceu em duas manchetes: no Globo dia 06 

(“Ministro ataca presidente do PSDB e acirra a crise tucana”) e na Folha no dia 7 

(“Crise tucana faz crescer o receio dos investidores”). Em ambos os casos, em baixo 

destaque: em duas colunas no canto superior esquerdo, naquele, e em quatro no inferior 

esquerdo, nesta. Nesses dois momentos já se pode traçar um ponto básico da narrativa 

dos dois jornais. Embora O Globo aglutine acontecimentos de sua cobertura, nesta em 

especial isso não ocorrerá sistematicamente. Já a Folha apresentará uma cobertura mais 

extensa, pois parece que as informações são conseguidas mais pelos repórteres deste 

jornal do que do outro.  

 Como indicam as manchetes, o acontecimento noticioso do Globo é uma 

discussão intra-partidária e na Folha uma conseqüência econômica advinda de uma 

crise partidária. Em ambos os casos, tem-se como destaque o contra-ataque aos 

denunciantes. Em O Globo, o subtítulo “Mendonça de Barros promete fazer novas 

acusações contra Steibrunch e Ricardo Sérgio”. No texto o motivo da crise foi o 

ministro da educação Paulo Renato ter confirmado a versão de que Ricardo Sérgio 

“tentou cobrar comissão na venda da Vale [do Rio Doce]”. 

 Na Folha, no dia 6, as duas primeiras chamadas da primeira coluna são, 

respectivamente: “Jereissati diz que alugou avião para Serra em 94” e “FHC espera que 

Paulo Renato peça demissão”. Esta é conseqüência da afirmação do ministro de ter 

ouvido a versão do denunciante Steibrunch . No texto da outra, “para especialistas 

tucano também deveria ter declarado gasto com aeronave”.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 5 

 Este mesmo jornal apresentou outras duas chamadas, no dia 7, abaixo do texto 

da manchete, na sexta coluna. “FHC diz que acusações de propina são ‘requentadas’” e 

“Steinbruch já tinha atrito com o governo, diz Mendonça”. Na primeira desqualifica-se 

as denúncias e na segunda, o denunciante. Ricardo Sérgio aparece como “arrecadador 

de campanhas de Serra e do presidente Fernando Henrique”. Assim, a manchete cita 

uma crise econômica advinda das denúncias e as duas chamadas seguintes tratam de 

declarações que desmentem a denúncia.  Uma possível leitura dessas chamadas com a 

manchete é: há uma crise financeira provocada por acusações antigas feitas por um 

empresário descontente com o governo, ou a economia foi desestabilizada porque 

alguém acusou tucanos de corrupção, dando margem para seu adversário. 

 Neste mesmo dia 7, a manchete de O Globo é “Devassa em patrimônio de 

Ricardo Sérgio será ampliada” com subtítulo “FH diz que denúncia é requentada; para 

Serra, é trololó eleitoral”. O substantivo “devassa”, além de denotar um procedimento 

de inquérito, também conota uma depravação do patrimônio privado – dada sua 

aproximação etimológica com libertinagem. No texto, a locução de gerúndio “da 

devassa que está sendo feita” representa redundância e explicita a intensidade da 

“devassa” no tempo.  Em “a Corregedoria-Geral da União, depois de quatro anos, 

decidiu investigar o caso” o aposto parece apontar para uma demora inexplicável na 

decisão. No quadrado da manchete, a chamada “Banco manda tirar do Brasil e aplicar 

no México” torna clara a concomitância entre as denúncias e crise financeira. O texto 

informa que o “argumento” do banco foi outro, a “subida de Lula nas pesquisas”. 

 No dia 8,  na mesma posição que no dia anterior, a manchete de O Globo é 

“Malan diz que só clareza dos candidatos evita especulação” sem referência a possíveis 

acontecimentos relacionados à manchete do dia anterior.  Na Folha, na coluna direita, 

localizada entre manchete, foto e chamada sobre acidente aéreo e ação terrorista a 

chamada: “PF pede que ex-diretor do BB perca seu sigilo fiscal”.  Esta é a única vez, no 

corpus da pesquisa, que o termo “propina” é usado para definir as supostas cobranças de 

Ricardo Sérgio. 

 No dia 9, a divulgação dos resultados do Censo 2000 foi manchete nos dois 

jornais. Abaixo da caixa preta relativa à manchete, em O Globo, a chamada “Senado 

convoca Steinbruch e Ricardo Sérgio para depor”. No texto além desses dois nomes, o 

“ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros” também foi convocado e o ministro 

Paulo Renato “convidado”. O aposto “com o apoio do PFL” tem relação direta com a 

charge imediatamente abaixo da chamada. Nela, Jorge Bornhausen atacará José Serra 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 6 

pelas costas usando um taco que é uma caricatura de Marco Maciel. Assim, a relação 

intertextual aponta um ataque covarde contra a candidatura de Serra enquanto o título da 

chamada atem-se ao dois lados da denúncia, o denunciante (Steinbruch) e o denunciado 

(Ricardo Sérgio). A Folha não tratou da convocação do Senado.  

 No dia 10, analisado anteriormente, o texto da manchete associa a subida de 

Lula as denúncias de corrupção: “contribuíram para o nervosismo dos investidores 

temores de denúncias capazes de abalar a candidatura de Serra”.  

 Neste mesmo dia, a Folha, na primeira chamada da metade inferior da página, na 

sexta coluna, “Ex-diretor do BB ajudou a favorecer empresário”. No texto, o ex-diretor 

é Ricardo Sérgio e o empresário é Gregório Marin, “na época sócio em terreno do hoje 

presidenciável José Serra”. A cifra da ajuda é de “R$ 73,7 milhões”. Tem-se nessa 

chamada um título que só pode ser entendido se integrado a narrativa dos dias 

anteriores. O verbo “ajudar” opera em redundância ao “favorecer” mas adiciona à esse 

sintagma verbal o significado de caridade, trabalhando assim em oposição à quantia 

milionária.  

 No dia 11 a penúltima chamada de O Globo, na primeira coluna, é uma resposta 

de Serra a essa última notícia da Folha: “Serra: denúncia é ataque especulativo”. No 

texto, cita-se a Folha de São Paulo e predomina a voz de Serra se defendendo. A última 

sentença do texto refere-se ao mesmo acontecimento que ganhou título em chamada, no 

mesmo dia, na Folha: “BB investiga operação que favoreceu empresário”. No texto, as 

mesmas informações do dia anterior (com o nome do jornal em negrito, por ter revelado 

a informação) e a voz do “Banco do Brasil” que “classificou de malsucedida” a 

operação que favoreceu as empresas do “sócio de Serra”. Ricardo Sérgio, “ex-

arrecadador de campanhas tucanas”, era “diretor do BB à época da operação”. Assim, 

apesar de o título não mencionar Serra, seu nome é duplamente associado à investigação 

(como sócio e como beneficiário da arrecadação). Por último, afirmação de Fernando 

Henrique de que “o episódio não prejudica Serra”. 

 Vale destacar que a narrativa estabelecida entre denúncias contra tucanos no 

cenário eleitoral e suas conseqüências políticas, que obteve destaque no dia 10, tiveram 

duas chamadas que a contradiziam. Na Folha dia 9, última chamada da primeira coluna, 

“Temor sobre Brasil veio de brasileiros, dizem bancos” – nela, são citadas variáveis 

puramente econômicas – e em O Globo, dia 11, última chamada em duas colunas à 

direita, “Juros ainda podem cair apesar de inflação baixa”. Ainda na Folha, a manchete 

do dia 10 –em que o subtítulo fala de “incerteza no cenário político”- os dois últimos 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 7 

parágrafos apresentam: “outro fator… é o mau desempenho da economia brasileira” e 

“a Embratel liderou as perdas … devido a dificuldades de sua controladora” . Nestes 

casos, a Folha apresentou dados negativos da economia enquanto o Globo, prognóstico 

positivo.  

Capas de 2006 

 A cifra de “R$ 1bi” aparece pela primeira vez no dia 7 de maio na manchete de 

seis colunas e duas linhas em O Globo e na penúltima chamada da sexta coluna da 

Folha. No Globo: “Ex-dirigente do PT revela: Valério ia arrecadar R$ 1bi no governo”, 

com subtítulo “Silvio Pereira rompe o silêncio: Quem mandava no PT eram Lula, 

Dirceu, Mercadante e Genoíno”. O uso do verbo ‘revelar’ seguido dos dois-pontos e do 

futuro do pretérito “ia” conota que a afirmação de Silvio Pereira era um fato que estava 

encoberto. A relação entre subtítulo e manchete é clara: por mandarem no PT os quatro 

nomes citados seriam os mentores da arrecadação. Dois significantes de Partido dos 

Trabalhos (PT e petistas) foram citados nove vezes no texto, a cifra de “R$ 1bi” três 

vezes. Na Folha: “Valério queria arrecadar R$ 1 bi, diz Silvio Pereira”, o texto atém-se 

ao mecanismo de arrecadação (“empresas montavam pools”) e à fala de alguém, como 

indica o verbo “diz”. 

 Nesse dia, a Folha apresenta, centralizada na parte superior da página, foto em 

que Lula aparece andando despido e sozinho. Por não haver profundidade tem-se a 

impressão que ele colidirá com o tronco de árvore em foco e no centro da imagem. O 

sintagma “longe das crises”, na legenda, evidencia a intertextualidade da foto, que se 

refere à manchete “Crise fará energia encarecer ou faltar” – relacionada a estatização do 

gás boliviano. Com a mesma conotação de um presidente alienado – o studium 

(Barthes; 1984) apontaria: o ‘rei está nu’ - O Globo apresenta, no dia 8, no quadrado da 

manchete “CPI pede para PF intimar ex-dirigente do PT a depor”, uma fotografia onde 

“Lula passeia de charrete” em uma paisagem bucólica cercada de névoas. O subtítulo 

“Lula: ‘Silvio é livre para falar o que bem entender’; Berzoini parte para ataque” sugere 

a mesma indiferença presidencial conotada pela foto. 

 No mesmo dia 8, depois da manchete o maior destaque na Folha é para a 

chamada, no pé da parte superior, em três colunas e duas linhas: “Petistas tentam 

desqualificar declarações de ex-dirigente”. A utilização do verbo “tentar” indica o não-

convencimento das afirmações, além de conotar incongruência hierárquica: os “petistas 

tentam desqualificar” quem antes os dirigia. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 8 

 No dia 9, o Globo  apresenta manchete “PF intima Silvio e CPI ameaça prender 

o ex-dirigente petista” e a Folha “PF intima Silvio Pereira a depor na CPI”. Em ambos 

os casos as manchetes são polissêmicas em relação a duas outras chamadas, situadas 

abaixo destas. Em O Globo, lê-se no texto de “OAB rejeita impeachment”: “o 

presidente não pode ser separado do mar de lama”. Na Folha, “OAB rejeita 

impeachment e pede que Lula seja investigado”. Em O Globo, a charge em que Marta 

Suplicy levanta as cordas de ringue de boxe onde um Serra musculoso aguarda a 

chegada de um esquálido Mercadante faz referência à chamada “Mercadante vence com 

alta abstenção” e também dialoga com a manchete, dado o sintagma “Enquanto isso em 

SP...” acima das caricaturas. Na Folha, a foto em que Marta, sentada, olha de soslaio 

para Mercadante em pé faz referência à chamada “Candidato, Mecadante tenta garantir 

apoio de Marta” e conota desconfiança. Embora os signos utilizados pelo O Globo 

conotem com maior força a visão do PT como réu, inclusive por agrupar os assuntos na 

mesma caixa, ambos veículos constroem uma narrativa similar: um partido 

enfraquecido sob forte investigação.   

 No dia 10, ambos os jornais apresentaram manchetes relacionadas a outro caso 

de corrupção. A de O Globo, entretanto, chama atenção por não exigir nenhum tipo de 

conhecimento exterior ao acontecimento (“Congresso recebia propina na mala na meia e 

na cueca”) pois expõe signos privados como índices de perversão pública  e por seu alto 

valor polissêmico, que embora seja encerrado pelo sintagma “operação sanguessuga”, 

tem impacto sobre a narrativa que ocupava, no mesmo local da página, as duas 

manchetes anteriores do Globo, relativas à Silvio Pereira – tem-se aí uma relação 

sintagmática e paradigmática. Abaixo desse quadrado da manchete, um outro maior 

integra a chamada de cinco colunas “STF obriga Silvio a depor em CPI hoje” e outras 

duas chamadas “Uso de máquina até em ato de apoio” e “STF desobriga Dirceu de 

depor sobre Celso Daniel”. Entre a primeira chamada e as duas inferiores: foto de Silvio 

Pereira e charge em que Lula, de capa de chuva e guarda-chuva corre de ‘uma chuva de 

silvios’ que lhe apontam os indicadores. Ao ler-se o texto de “uso de máquina” encerra-

se seu valor polissêmico: não se trata de uma matéria sobre o PT e as denúncias que 

enfrenta, mas sobre Anthony Garotinho, então em greve de fome.   

 A Folha apresenta a mesma foto de Silvio Pereira, apenas enquadrada 

verticalmente. Na fotografia, ele está com a cabeça baixa, as feições do rosto contraídas 

e as mãos erguidas em direção ao fotógrafo, estabelecendo distância. O signo icônico, 

acompanhado dos demais lingüísticos, torna o referente o próprio símbolo dos 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 9 

personagens apresentados: na legenda do Globo uma encenação (“mão enfaixada e 

caretas diante dos flashes”) e na da Folha, um homem em “crise nervosa”. A chamada 

deste jornal - “STF nega pedido de Pereira para não depor hoje na CPI” - está 

posicionada, em três colunas, no mesmo lugar da do dia anterior - “Petistas tentam 

desqualificar...”. Embora nos dois veículos o STF seja sujeito ativo, o uso dos verbos 

‘negar’ e ‘obrigar’ conotam duas situações jurídicas opostas. No Globo, a chamada 

“Supremo livra Dirceu de ser investigado no caso Daniel” posiciona-se abaixo do texto 

relativo a Silvio Pereira. A conexão visual segue o padrão – tanto neste dia quanto no 

anterior – dos citados por Silvio Pereira na primeira manchete estudada: Mercadante, 

Lula e Dirceu como “quem mandava no PT”. O Globo, entretanto, enriqueceu a 

polissemia dos títulos convergindo-os à narrativa estabelecida após a entrevista com 

Silvio Pereira. 

 No dia 11, O Globo apresenta, inserida no quadrado, a mesma estrutura 

semântica do dia anterior: manchete sobre Silvio, chamada à direita envolvendo um dos 

citados como mandantes do PT e, à esquerda, chamada sobre outro assunto com título 

de forte valor polissêmico. A manchete de duas colunas “Silvio se contradiz, alega 

esquecimento e irrita CPI” tem como subtítulo “Ex-dirigente petista diz que Delúbio 

Soares não agiu sozinho e poupa Lula”.  Se até este dia a narrativa do jornal apresentava 

o depoimento de Pereira como verossímil, agora a narração aponta um depoimento 

pouco crível. Tem-se isso a partir, por exemplo, da oração adversativa “e poupa Lula” e 

dos verbos “contradiz” e “alega” (em oposição à “revela”) além da própria chamada “O 

generoso Tio Patinhas”. Nesta, o jornal usa de ironia para desqualificar a suposição de 

que dívidas do Lula foram pagas por correligionário: Paulo Okamotto “era sovina no 

PT” mas “contraditoriamente ... alega que pagou do próprio bolso” dívida de Lula.  A 

chamada “Câmara não investiga os principais suspeitos” é polissêmica por conotar a 

não apuração de denúncias e porque pode referir-se aos suspeitos levantados na 

entrevista de Silvio Pereira; o texto informa se tratar da “quadrilha que superfaturava 

emendas do orçamento para compra de ambulâncias”. A charge dá continuação à do dia 

anterior: Lula está com o guarda-chuva aberto e corre para atravessar a chuva de ‘silvios 

perereiras’ sem, metaforicamente, se molhar. A conotação é clara e condiz com as dos 

demais sintagmas: apesar das denúncias apontarem para Lula, ele não será atingido por 

estar protegido.  

 A foto de Silvio Pereira merece destaque porque demonstra a riqueza icônica do 

fotojornalismo. Na foto, ele tem a boca cerrada, os olhos arregalados e a cabeça voltada 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 10 

para baixo. O microfone se estende desde fora da imagem até o centro dela, 

confrontando Pereira, que o fita constrangido – tem-se aí um punctum (Barthes; 1984). 

A contração da cabeça parece segurar sua glote, evitando que algo jorre por sua 

garganta; no caso, provas do que afirmara ao jornal. Assim, tem-se um momento de 

tensão entre o denunciante e a compressão de sua voz. A conotação da imagem é clara: 

Pereira nega à CPI as informações que forneceu em entrevista ao Globo. 

 Na Folha - posicionada na primeira coluna abaixo da manchete “Câmara 

inocenta 36 acusados de Fraude” - a chamada “Na CPI, Pereira volta atrás de acusações 

feitas em entrevista” com texto: “disse não saber distinguir o que é ‘fato fantasia ou 

ficção’”. Ambos veículos encerraram seus textos sobre o depoimento de Silvio Pereira 

com sua declaração de que “votará” de novo nele em Lula.  À esquerda, na base da 

parte superior, outra chamada “Opportunity acusa os petistas de cobrança de propina; 

sigla nega” trata, no texto, de carta “apresentada na CPI dos Bingos”, a mesma que 

ouviu Silvio Pereira.   

 No dia 12 a Folha apresenta a chamada “Pereira fala à PF e diz repetir o que lê 

na mídia”, ocupando a terceira e quarta coluna. O Globo não apresenta nenhuma notícia 

relacionada ao tema.  

 

Conclusão  

 Pôde-se demonstrar que em 2002, a cobertura da Folha teve mais chamadas que 

a de O Globo - que apresentou duas chamadas e duas manchete diretamente 

relacionadas às denúncias contra Ricardo Sérgio. Já a Folha de São Paulo apresentou 

seis chamadas e duas manchetes. Em 2006 a cobertura da Folha também apresentou 

maior número de chamadas (seis, sendo uma manchete) que O Globo (cinco, sendo 

quatro manchetes). A narrativa deste jornal foi mais associativa, integrando outras 

chamadas e apresentando títulos polissêmicos. Em ambos veículos, os acontecimentos 

noticiosos relacionados diretamente com os dois temas estudados tiveram uma narrativa 

visual de pouco destaque em 2002 - porque as chamadas apresentavam-se em posições 

diversas na página, sem fotografias e normalmente em não mais de duas colunas – se 

comparadas com as de 2006, quando as chamadas ocuparam majoritariamente a parte 

superior do jornal e exibiam tipografia maior.  Excluindo-se as duas fotos de Lula, uma 

em cada veículo, foram três fotos de Silvio Pereira – duas no Globo e uma na Folha. 

Não houve fotos relacionadas ao tema em 2002.   



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 11 

 Em 2002 as informações estavam dispersas entre os dois jornais, por exemplo, a 

convocação de Ricardo Sérgio para depor no Senado, em O Globo, e a associação 

institucional entre ele e os “tucanos”, na Folha). Já em 2006 as informações 

apresentaram-se, majoritariamente, nos dois veículos. Isso indica que a cobertura de O 

Globo foi a mais desigual entre as duas, principalmente ao se considerar o tamanho das 

caixas em que estavam inseridas as matérias sobre Silvio Pereira. 

 No artigo “Os tempos no discurso do jornal: fotografia, títulos e diagramação” 

Elton Antunes pergunta se os elementos gráficos, como a tipografia e forma das fotos, 

não seriam uma tentativa de representar “diferentemente o sentido de atualidade” 

(Antunes; 2005: 14). Tomando-se essa hipótese como correta, é possível concluir que 

em 2002 o sentido de atualidade foi menos intenso que em 2006, pois se a hierarquia 

dos acontecimentos noticiosos, ou o destaque das chamadas, demonstrou-se tão 

diferente entre os dois períodos, pode-se assumir que o sentido de urgência e 

importância também foram diferentes.   Segundo Souza, as fotografias contribuem 

para o enquadramento de uma história, podem influenciar as atitudes do observador 

frente aos seres representados, dão mais crédito à idéia do que à razão e que são uma 

das principais “representações que alguns observadores têm dos acontecimentos” 

(2003:2). Assim, temos que a ausência de qualquer foto de Ricardo Sérgio ou de 

qualquer personagem da “crise tucana”, em ambos jornais, indica uma menor 

representação desses acontecimentos se comparados aos outros do mesmo período. 

Tanto Globo como Folha apresentaram uma foto de Serra, no dia 10. Ambas se referiam 

ao debate com empresários (ver página 3) em que conotavam Serra como representante 

da estabilidade, embora estivesse desfocado, enquanto Lula como da instabilidade. Já 

em 2006, as fotografias estavam situadas na parte superior da página- com exceção da 

de O Globo do dia 10 – ao lado da charge de Lula fugindo da chuva de ‘silvios’.      

Globo 

 Nas duas manchetes do Globo em 2002, as vozes de defesa dos acusados têm 

total predomínio sobre a dos acusadores. Ricardo Sérgio aparece unicamente como ex-

funcionário do Banco do Brasil e, como se viu, a própria investigação sobre seu 

patrimônio conotou uma invasão exagerada, em detrimento da lisura judicial. O 

substantivo “comissão” foi usado nas duas manchetes e “propina” em uma (“Senado 

convoca... para depor”); em “Serra: denúncia é ataque especulativo” a palavra usada é 

“negociação”, destas a única que remete unicamente a um caso de corrupção é 

“propina”. O governo em questão, Fernando Henrique Cardoso, não foi associado 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 12 

diretamente às denúncias – por exemplo, não houve destaque em chamada para a 

convocação do ex-ministro Mendonça de Barros – e quando houve essa associação o 

sentido geral foi de uma troca de acusações interna ao PSDB, sem conseqüências para a 

governabilidade. Pode-se citar como exemplo: “Ministro ataca presidente do PSDB e 

acirra crise tucana”. A associação com acontecimentos externos se deu juntamente com 

o debate eleitoral e a negativa conseqüência econômica da subida de Lula 

 Já em 2006 a associação foi explícita e repetitiva. Os termos ‘PT’ e petistas 

apareceram vinte e cinco vezes no jornal e diferente de 2002, esses significantes 

estavam relacionados às acusações e não às defesas. A polissemia constatada favorece 

essa análise, que condiz com a afirmação do dia 9 de que a afirmação de Silvio 

“reascendeu a crise política”. Neste mesmo dia, uma fala claramente da oposição está na 

manchete “... e ameaça prender ex-dirigente petista”, que faz referência à fala do 

presidente da CPI dos Bingos: “Ele virá de qualquer maneira, nem que seja preso”. 

Inicialmente, este jornal construiu uma narrativa afirmativa sobre as informações ditas 

por Silvio Pereira à sua repórter, tal caráter de verdade, exemplificado na primeira 

manchete pelo verbo “revela” vai se deteriorando até que se transforma em contradição 

e inverosimilhança, com o uso do verbo “alega”.   

 A maior intensidade da cobertura também pode ser constada pela repetição das 

cifras – importante valor-notícia nestes dois casos. O Globo citou uma vez a cifra de 

“R$ 15 milhões”, associada à “comissão” que Ricardo Sérgio “teria cobrado” na venda 

da Vale do Rio Doce. Já o valor de “R$ 1 Bi”, que “ia” ser arrecadado,  apareceu neste 

por quatro vezes, associado também aos significantes de “Partido dos trabalhadores” e à 

“Marcos Valério”.  

Folha 

 A Folha apresentou cifra de “R$ 15 milhões” duas vezes, uma de “R$ 90 

milhões”, relacionada à “propina” na privatização da Telebrás e outra a redução de 

dívida de “73,7 milhões” a duas empresas – tais valores apareceram em chamadas 

separadas, em dias diferentes, com exceção de 7 de maio, único dia em que apareceu a 

cifra de “15 milhões”. Em nenhuma dessas vezes obteve destaque em título ou 

sobretítulo. Já o valor de “R$ 1 Bi” apareceu doze vezes nesse jornal, uma em título e 

outra em sobretítulo.  Este valor, maior do que a soma dos anteriores e carregado de um 

sentido mítico de grandeza, apareceu ao menos uma vez em todas as chamadas. Tal 

incidência não ocorreu, como se viu, com os valores de 2002: eles foram apresentados 

de maneira isolada. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 13 

 As duas manchetes apresentadas pela Folha, em que Sergio Ricardo é citado, 

tratavam das denúncias contra ele como causa da crise econômica, em conjunto com a 

subida de Lula nas pesquisas. Estes dois casos foram os únicos em que as chamadas 

envolvendo o “Ex-funcionário do BB” não possuem apenas uma coluna. Assim tem-se 

que a narrativa priorizou a relação de causa e conseqüência – expressada pela locução 

verbal “faz crescer”, no sobretítulo do dia 10 – entre denúncia e crise ecônomica. Como 

se viu no dia 7, mesmo em que a cifra de “R$ 15 milhões” é citada duas vezes, o jornal 

conota que a crise econômica é fortalecida por denúncias “requentadas” de um 

empresário “descontente” com o governo.   

 A narrativa estabelecida entre denúncias contra tucanos no cenário eleitoral e 

suas conseqüências políticas, que obteve destaque no dia 10, tiveram duas chamadas 

que a contradiziam. Na Folha dia 9, última chamada da primeira coluna, “Temor sobre 

Brasil veio de brasileiros, dizem bancos” – nela, são citadas variáveis puramente 

econômicas. A manchete do dia 10 –em que o subtítulo fala de “incerteza no cenário 

político” - os dois últimos parágrafos apresentam: “outro fator… é o mau desempenho 

da economia brasileira” e “a Embratel liderou as perdas… devido a dificuldades de sua 

controladora”. Assim, tem-se que apesar de algumas narrativas apresentarem-se 

predominantes por seu destaque visual, há a possibilidade de seus sentidos míticos - 

como o dos tucanos como representantes da estabilidade econômica e denúncias contra 

eles como causa dessa mesma instabilidade – serem encerrados por outros 

acontecimentos noticiosos.   

 Este jornal apresentou por uma vez Ricardo Sérgio como arrecadador das 

campanhas de Serra e de FHC (na manchete “Crise tucana faz crescer o receio de 

investidores”) e duas vezes como “arrecadador de campanhas tucanas” (na manchete 

“Dólar vai a R$ 2,47; Bolsa cai 4,08%” e na chamada “BB investiga operação que 

favoreceu empresário”). A assim como os valores não apareceram em manchete ou 

sobretítulo, esse vínculo institucional entre PSDB e Ricardo Sérgio também não possui 

tal destaque.  

 Segundo Bignell, signos lingüísticos, visuais e outros podem induzir um 

conjunto de conotações que passam a ser atreladas ao signo; “Barthes chama esse 

fenômeno social, a associação entre os signos e suas conotações para definir uma 

mensagem particular, a produção do mito” (Bignell; 1997:16). Então, podemos 

identificar alguns signos e as conotações que lhes foram atribuídas e estabelecer 

sentidos míticos.    



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 14 

 Constatou-se nesse trabalho, que a associação institucional entre Ricardo Sérgio 

e o PSDB foi inexistente no Globo enquanto na Folha ela predominou quando houve 

relação com a crise econômica. Isso indica que ambos os jornais utilizaram a técnica da 

personalização diferentemente nos dois casos. Enquanto em 2006 a personalização foi 

enfática em destacar o pertencimento hierárquico a um grupo particular, em 2002 este 

recurso foi escasso, e associado à instituição do Banco do Brasil, em detrimento da 

campanha.   

 Para Bignell os título são sintagmas com a função de chamar a atenção do leitor 

sobre o tópico de cada história noticiada e, através das conotações dos signos 

lingüísticos, propor algum dos códigos sociais apropriados para entendê-las (Bignell: 

96). 

 Sobre esses sintagmas, viu-se que assim como o Globo, a Folha não dedicou 

nenhum sobretítulo (no Globo subtítulo) ou título para as cifras de 2002 nem para a 

personalização de um grupo particular, o que ocorreu em 2006. Ambos os jornais 

também dedicaram seus títulos para estabelecer uma relação de causa e efeito 

(polissêmica ou sintagmática) entre as denúncias e a instabilidade econômica, em 2002.  

Além disso, notou-se que os dois também dedicaram estes sintagmas para que as 

acusações fossem desqualificadas. Em 2006 isso não ocorreu. Ambos apresentaram as 

defesas de maneira desqualificada, O Globo, inclusive, usou de ironia.   

 Considerando que esses sintagmas são macro-narrativas que articulam os 

diversos enunciados do jornal (Antunes: 8) pode-se concluir que a macro-narrativa de 

ambos tem aí um ponto em comum. Disso, conclui-se que, na macro-narrativa destes 

jornais, as denúncias eram desqualificáveis e perturbadoras de outra ordem, que não a 

da política, e que em 2006 teve-se um caso de confissão pública e política de crimes em 

que as falas dos atingidos eram desqualificadas.   

 Tem-se, então, uma análise diacrônica do resultado mítico de alguns signos: 

PSDB (então governo) como representante da estabilidade econômica; as denúncias em 

2002 como duvidosas e em 2006 como afirmativas; o PT (então governo) como 

representante da tentativa de usar o Estado para o enriquecimento. O Globo conotou o 

envolvimento de duas personalidades nas denúncias de maneira oposta: Lula como 

culpado e protegido e Serra como vítima e traído.  

 Mas como se disse anteriormente, outras informações podem contradizer esse 

discurso majoritário. Vale ressaltar que essa análise trata exclusivamente do período 

estudado e que ao trabalhar com os instrumentos analíticos de conotação e mito esse 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG  

 

 15 

trabalho não pretende tratar de realidade ou ficção, mas apenas de enriquecer um estudo 

sobre a linguagem jornalística. 

 
 
Referências bibliográficas 
 

ANTUNES, Elton, 2005. Os tempos no discurso do jornal: fotografias, títulos e 
diagramação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM 
(Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Rio de Janeiro, 5 
- 9 de setembro. 

BARTHES, Roland.1984. A câmara clara: nota sobre a fotografia.Rio de Janeiro: 
Nova Fronteira. 

BIGNELL, Jonathan. 1997. Media Semiotics. Manchester: Manchester University Press. 

MEDITSCH, Eduardo. 2002. O jornalismo é uma forma de conhecimento?. 
Media & Jornalismo, out. 2002, vol.1, no.1, p.9-22. 

ROCHA, Everardo. 1995. A sociedade do sonho. Comunicação, cultura e consumo.Rio 
de Janeiro: Mauad Editora. 

SILVA, Gislene. 2004. Valores-notícia: atributos do conhecimento (para pensar 
critérios de noticiabilidade). 
http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/17409/1/R0797-1.pdf 

SOUSA, Jorge Pedro. 2003. Estereotipização e discurso fotojornalístico nos diários 
portugueses de referência: os casos dos Diário de Notícias e Público. XXVI Congresso 
Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos 
Interdisciplinares da Comunicação). Belo Horizonte, 2 a 6 de setembro. 

TRINTA, Aluizio Ramos e NEVES, Teresa Cristina. 2004. A função cognitiva do 
jornalismo. (A contribuição de Robert E. Park). XXVII Congresso Brasileiro de 
Ciências da Comunicação. INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos 
Interdisciplinares da Comunicação). Porto Alegre. 

 
 


