GT: Teoria e Metodologia da Comunicação (Semiótica, Tecnologias) PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO DO VOTO NOS ESTUDOS SOBRE MÍDIA E ELEIÇÕES NO BRASIL: ESBOÇO DE UM MODELO ANALÍTICO Pedro Santos Mundim (IUPERJ)
ResumoO artigo discute os problemas teóricos e metodológicos nos estudos de mídia e eleições no Brasil. Embora seja um campo de pesquisas promissor, seus avanços ainda são limitados porque não foi superada a subvalorização da mídia pelos cientistas políticos, e a sua supervalorização pelos comunicólogos. Argumento que a solução desse impasse, pelo menos para nós, pesquisadores da Comunicação, encontra-se nos estudos sobre o voto e comportamento político, e no uso dos métodos quantitativos ao lado de qualitativos. No texto, discuto como essas teorias tratam do papel da mídia nas eleições, faço uma crítica dos trabalhos realizados no país, e exponho o esboço de um modelo analítico que incorpore as sugestões apresentadas e possibilite o nosso avanço científico.
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Palavras-chave: Mídia, Comportamento Político, Voto, Agenda-setting |