GT: Audiovisual (Fotografia, cinenema, radio, tv, telenovelas) A NOVA NOVELA ESPETACULAR: REALIDADE E FICÇÃO NO BIG BROTHER BRASIL Fernando Albuquerque Miranda (Universidade Federal de São João del-Rei)
ResumoNa sociedade do espetáculo, consolidada pelo império das imagens proporcionado pela mídia, aparecer passa a ser determinante para o homem. No reino das aparências, a visibilidade é o que confere ao sujeito a certeza de sua existência. Nesse cenário, os meios de comunicação surgem como a instância legitimadora desse processo ao funcionarem como perfeitos canais de divulgação de imagens. Produtos midiáticos como os reality shows exemplificam essa situação. Mas ao permitirem isso, e devido ao sincretismo entre elementos de realidade e ficção comum nos produtos dos meios de comunicação, o fazem com a falsa promessa de realidade. O que se pretende analisar nesse trabalho é como o formato do programa Big Brother Brasil, que vende a idéia de factualidade presente no acompanhamento televisivo do cotidiano de pessoas comuns, na verdade inclui elementos da narrativa ficcional da televisão. Palavras-chave: sociedade do espetáculo, mídia, realidade x ficção, reality show |