XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT07.929-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

JORNAL ESTUDANTIL COMO ESPAÇO PÚBLICO DE PARTICIPAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE HANNAH ARENDT

Francisco das Chagas Alexandre Nunes de Sousa (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência.

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Palavras-chave:  Jornal estudantil, Espaço Público, Participação, Democracia, Hannah Arendt