
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

Estrutura e discurso: O TVE em Dia e seus quatro meses de existência1

Anderson David Gomes dos SANTOS2

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a existência efêmera de um telejornal vinculado 
à única TV aberta não comercial de Alagoas, o TVE em Dia, que teve sua veiculação 
em  apenas  quatro  meses  do  ano  de  2009  na  TV  Educativa  de  Alagoas,  autarquia 
estadual.  Destacam-se  aqui  as  suas  possibilidades  e  impossibilidades  discursivas 
partindo  do  princípio  de  que  uma  emissora  estatal  pudesse  transmitir  determinadas 
notícias de forma diferenciada do que é veiculado nas demais, seja através de novos 
conteúdos ou de um suposto privilégio ao gestor do momento. Para isso, analisa-se a 
estrutura  e  o  discurso  do  telejornal,  através  da  Análise  de  Discurso  de  tendências 
francesas, em especial as notícias sobre as visitas a Alagoas do então presidente Luiz 
Inácio Lula da Silva (PT) e do então governador de São Paulo José Serra (PSDB).

PALAVRAS-CHAVE: Análise  do  Discurso;  Indústria  Cultural;  Televisão  Estatal; 
TVE em Dia.

Introdução

O TVE em Dia teve sua primeira exibição no dia 25 de maio de 2009, como o 

telejornal  da  TV Educativa  de  Alagoas  dentre  os  novos programas  produzidos  pela 

emissora, casos da nova temporada do Página Aberta (documentário) e do inédito Da 

sua conta (informações econômicas).

O telejornal teve sua última edição no dia 02 de outubro do mesmo ano, após 95 

exibições, sempre das segundas às sextas-feiras, com início às 19h30; passando para as 

20h30 em sua última semana de exibição. O telejornal tinha reexibições diárias às 22h.

Antes dessa experiência, a TVE contara com programas noticiosos em formato 

de telejornal, com modelos semelhantes ao que se vê na mídia comercial. Ressalta-se 

que o telejornalismo rende prestígio à emissora; é o programa que tende a definir  a 

credibilidade para as outras áreas de produção (SILVA, 1985, p. 34).

Em 2006 e 2007 foi exibido o Última Edição, telejornal que era transmitido às 

21h40, para ser acompanhado por quem chegava mais tarde em casa. Seu intuito era 

1 Trabalho apresentado no IJ 4 – Comunicação Audiovisual do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na  
Região Nordeste  realizado de 15 a 17 de junho  de 2011.
2 Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFAL em janeiro de 2011 e mestrando do Programa de Pós-
Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, e-mail: andderson.santos@gmail.com.

  1



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

apresentar  matérias  “de  acordo  com critérios  mistos  entre  os  de  noticiabilidade  do 

jornalismo diário e os apregoados pela visão do jornalismo público” (SANTOS, 2006, 

p.  4).  Ele  contava  com  ambiente  estético  semelhante  ao  de  telejornais  de  grandes 

emissoras locais, com um apresentador na bancada chamando as notícias. 

As  demais  tentativas  foram tratadas  pela  própria  direção  da  emissora  como 

provisórias.  Em 2008,  o TVE Notícias,  que era um bloco de notícias  que muito  se 

assemelhava com o formato do Globo Notícias e do Gazeta Notícias (ambos da TV 

Gazeta/Rede Globo), com o(a) apresentador(a) chamando pequenas matérias produzidas 

pelos repórteres da emissora, em quantidade e tempo mais curtos que o normal para 

telejornais. A seguir vinha o Entrevista TVE, que tinha o formato de um talk show e 

durou menos tempo que o seu antecessor de horário.

Como veremos a seguir, o TVE em Dia aparece como uma mistura desses dois, 

ao  apresentar  notícias  feitas  na  rua  e  debater  os  temas  de  maior  relevância  em 

determinadas áreas. Modelo este utilizado por outros telejornais locais, casos de Bom 

Dia  Alagoas  e  ALTV  1ª  Edição  (TV  Gazeta/Globo)  e  Pajuçara  Manhã  (TV 

Pajuçara/Record), forma criticada por Rezende (2000, p. 26):

O jornalismo na televisão padece ainda mais da limitação linguística 
pelo fato de que, (es)premidos pelo tempo, os telejornais – sobretudo 
do  horário  nobre  da  programação  –  são  forçados  a  condensar  ao 
máximo o noticiário. A divulgação do maior número de notícias no 
menor  tempo  possível,  lema  dessa  mentalidade  de  produção 
telejornalística,  transforma  os  informativos  quase  numa  mera 
sequência de manchetes, o que torna inevitável a redução vocabular.

Para estabelecer um estudo deste telejornal, tivemos acesso ao espelho3 de 93 

das  95 edições  (com exceção dos  dias  01 de julho  e  20 de setembro de 2009),  de 

maneira a analisar inicialmente quais os períodos que poderiam ser utilizados por terem 

tido maior destaque, em nossa interpretação, quanto ao discurso proferido.

A escolha foi por duas semanas por um motivo: a presença de um importante 

político nacional em visita a Alagoas. Assim, optou-se pela semana do dia 13 ao dia 17 

de julho de 2009 por conter notas e notícias sobre a visita do então presidente Luiz 

Inácio Lula da Silva (PT); e pela semana que foi do dia 10 ao dia 14 de agosto de 2009 

pela presença do então governador de São Paulo José Serra (PSDB).

3 “Espelho: é a relação e a ordem de entrada das matérias no telejornal,  sua divisão por blocos,  a previsão dos 
comerciais, chamadas e encerramento. Como a própria palavra indica, reflete o telejornal” (PATERNOSTRO, p.  
204).

  2



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

Este artigo tem como objetivo tecer comentários sobre as possibilidades de um 

telejornal  de uma emissora estatal  criar  alternativas  de transmissão de notícias  e  de 

debater  assuntos  com  maior  profundidade  e  liberdade  em  relação  às  televisões 

comerciais4. Aventa-se a hipótese de que a falta de exigência de índices de audiência – 

impossibilitados também pela falta de sinal em boa parte do Estado – permitiria a esta 

emissora tratar temas diferentes, de forma mais qualificada. Assim como,  o quanto o 

elo com a máquina administrativa estatal pode ser refratada na produção de jornalismo 

da emissora, fator que logo surge quando o assunto em discussão é a produção noticiosa 

em meios estatais de comunicação.

Estrutura do noticioso

Para realizar um filtro do que foi publicado, foram observados os espelhos do 

telejornal. Posteriormente, analisou-se a estrutura deste produto midiático, de maneira a 

contextualizar determinados aspectos de discurso que serão alvo da nossa interpretação.

Como toda técnica, as rotinas e procedimentos profissionais são em 
geral considerados ideologicamente neutros por seus usuários, mas é 
por meio deles  que os participantes num processo de comunicação 
constroem  suas  identidades  e  relações  mútuas  e  selecionam  os 
conteúdos que estarão em jogo no evento comunicacional, deixando as 
marcas  que  nos  textos  produzidos  levam  à  contextualização 
promovida pelo analista (PINTO, 2002, p. 53).

Nesses  cerca  de  quatro  meses,  o  telejornal  foi  apresentado  por  apenas  uma 

pessoa, a jornalista Maria Maciel, com um cenário que permitia à apresentadora ficar 

em pé no momento da leitura das chamadas de notas e notícias e com dois lugares para 

que ficasse sentada com o entrevistado nesta parte do noticioso. Temos que destacar 

também que, pela falta do equipamento de teleprompter, o material era gravado minutos 

antes de o telejornal ir ao ar, ao contrário dos exibidos noutras emissoras.

Para o processo de comunicação, especialmente quando se trata de um produto 

midiático, trazemos a noção foucaultiana de  ritual para o telejornalismo, que procura 

fazer com que o telespectador  adquira determinado conteúdo como seu, a partir  das 

formas de dizer e colocar determinados temas em pauta.  Só que para isso ocorrer é 

necessária uma série de regras e modelos a serem seguidos ao longo das exibições.

4 O estudo “Os Grupos de Mídia e a Economia Política da Comunicação em Alagoas”, desenvolvido por Santos et al 
(2008, p. 8-9) identificou oito grupos midiáticos em Alagoas, dentre os quais se encontram a Organização Arnon de 
Mello, que controla a TV Gazeta (Rede Globo) e pertencente à família Mello, de representantes políticos como o ex-
presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB). A outra emissora com telejornal ativo é a TV Pajuçara  
(Rede Record), de propriedade do ex-senador José Tenório (PSDB).

  3



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

A troca e a comunicação são figuras positivas que atuam no interior de 
sistemas  complexos  de  restrição;  e  sem  dúvida  não  poderiam 
funcionar  sem estes.  […] A forma  mais  superficial  e  mais  visível 
desses sistemas de restrição é constituída pelo que se pode agrupar sob 
o nome de ritual; o ritual define a qualificação que devem possuir os 
indivíduos que falam (e que, no jogo de um diálogo, da interrogação, 
da  recitação,  devem  ocupar  determinada  posição  e  formular 
determinado  tipo  de  enunciados);  define  os  gestos,  os 
comportamentos, as circunstâncias, e todo o conjunto de signos que 
devem  acompanhar  o  discurso;  fixa,  enfim,  a  eficácia  suposta  ou 
imposta das palavras, seu efeito sobre aqueles aos quais se dirigem, os 
limites de seu valor de coerção (FOUCAULT, p. 38-39).

O  programa  foi  estruturado  com  escaladas5,  que  contavam  de  três  a  cinco 

manchetes; notícias; chamadas; e três passagens de blocos. O TVE em Dia contou com 

os  seguintes  formatos  jornalísticos:  notas  (mais  sua  derivação  nota  pé6),  notícias, 

entrevistas e, em alguns casos, comentários. 

A cada dia da semana haveria um tema específico para se realizar a entrevista: 

esportes (segunda-feira), mais voltado aos comentários sobre a participação de times 

alagoanos de futebol em competições nacionais; economia (terça-feira), na maior parte 

das  semanas  com o  economista  Fábio  Guedes,  configurando-se  um comentador  do 

assunto; política (quarta-feira); cidadania (quinta-feira); e cultura (sexta-feira).

Chareaudeau (2009, p. 228-229) critica essas formas de recorte da realidade por 

parte dos telejornais. Segundo ele,

O  telejornal  procede  a  uma  fragmentação  temática  (seguindo  o 
modelo  de  rubricagem  da  imprensa)  que  pretende  corresponder  à 
fragmentação do cotidiano do espaço público, mas que, na realidade, é 
uma  fragmentação  convencional  do  mundo  midiático,  uma 
racionalização, imposta como um pensamento único, do que são os 
acontecimentos do mundo.

As  entrevistas  baseadas  nestes  temas  só  não  ocorreram  em  cinco  ocasiões, 

geralmente  devido  a  especiais  exibidos  no  dia,  que  tratavam  de  um  assunto  ou 

acontecimento  e  suas  consequências  e,  num caso  específico,  por  uma entrevista  ter 

durado dois blocos (com o jornalista Walmir Calheiros, em 25 de setembro).

De forma geral, o TVE em Dia se constituía desta forma:

5 “Escalada: frases de impacto sobre os assuntos do telejornal que abrem o programa. Uma escalada bem elaborada  
deve prender a atenção do telespectador, do começo ao fim do telejornal.” (PATERNOSTRO, p. 203).
6A nota pé acontece quando há uma informação nova ou importante para completar a matéria que foi ao ar, sendo dita  
logo após da mesma.

  4



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

- Escaladas: quatro manchetes;

- 1º bloco: três notícias e três notas;

- 2º bloco: entrevista com especialista sobre tema específico do dia;

- 3º bloco: entrevista sobre acontecimento factual.

A divisão dos blocos era por aproximadamente oito minutos cada. Percebe-se, 

então,  que o TVE em Dia mantém a rápida apresentação das notícias,  atendendo ao 

caráter efêmero da informação televisiva. Mesmo as entrevistas realizadas, à exceção 

dos especiais,  nem sempre têm o tempo suficiente  para contextualizar  os  temas em 

discussão. Rezende  (2000, p. 58) aponta nisto um problema para o jornalismo, apesar 

de ser comum a todo tipo de programação televisiva:

Primeiro,  porque a  curta  duração  de cada unidade  informativa  não 
permite (em geral) que se compreenda o fenômeno noticiado em toda 
a  sua complexidade.  Depois,  porque a apresentação mosaicada dos 
fatos  não  oferece  ao  telespectador  a  oportunidade  de  realizar 
interligações indispensáveis para a correta apreensão dos problemas 
sociais. Acrescenta-se a isso a visão a histórica que a norma imperial  
do agora impõe, a inviabilidade do telespectador voltar atrás no que já 
foi  dito e pode-se ter  uma noção aproximada de quão imperfeita e 
distorcida  pode  ser  a  compreensão  das  notícias  por  parte  de  um 
espectador médio que se informe apenas pelos telejornais.

No caso aqui em análise, tal fato confirma a ideia que o padrão tecnoestético 

estabelecido  pelos  grandes  meios  de  comunicação  tendem  a  ser  um  modelo  a  ser 

seguido pelos demais, por maior espaço que tenham não para adaptar um já existente, 

mas para inovar neste quesito.

Informações que fugiram ao tradicional no TVE em Dia

Do  material  exibido  e  observado,  três  matérias  abordaram  um  problema 

existente  no próprio complexo de comunicação Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), 

fundamental  para o fim prematuro do telejornal:  a  contratação de profissionais para 

cargos públicos sem concurso público. 

No dia 21 de julho, noticiou-se através de uma nota a intimação da Procuradoria 

Regional  do  Trabalho  (PRT)  para  que  órgãos  públicos  estaduais  explicassem  a 

existência de profissionais nesta situação. Já a nota lida no dia 30 de julho apontava um 

levantamento de contratação irregular na Câmara de Vereadores da capital. 

Só no dia 30 de setembro, com a notícia da exigência da PRT para que o IZP 

rompesse o contrato de 26 profissionais em situação irregular, é que o assunto sobre o 

  5



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

complexo de comunicação foi pauta do telejornal,  através de um agradecimento aos 

funcionários pelos serviços prestados para a emissora.  Este texto trouxe ainda fortes 

críticas  à  gestão  do  Estado  ao  lembrar  que  pessoas  aproadas  aprovados  no  único 

concurso realizado pelo Instituto, em 2004, nunca foram convocadas para os cargos.

Outros momentos  que destacamos quanto a possíveis críticas  ao Governo do 

Estado  durante  2009,  sob  o  comando  de  Teotônio  Vilela  Filho  (PSDB),  foram  as 

entrevistas  realizadas  por  representantes  de  partidos  políticos  de  oposição  ou 

organizações sindicais que entraram em atrito com o governo, devido a protestos e/ou 

greves por reivindicações de direitos trabalhistas.

Duas entrevistas sobre a Câmara de Vereadores de Maceió foram realizadas com 

o vereador do PSOL Ricardo Barbosa (26/05 e 12/08); uma entrevista sobre o aumento 

do  duodécimo  da  Assembleia  Legislativa,  com  o  deputado  estadual  do  PT  Paulo 

Fernando  dos  Santos  (24/06);  uma  com  o  presidente  da  Central  Única  dos 

Trabalhadores  (CUT),  Izac  Jackson,  sobre  um  ato  que  marcaria  os  doze  anos  da 

renúncia do governador Divaldo Suruagy, contra a volta de deputados e por aumento 

salarial (12/08); e, também, com a vice-presidente da CUT, Lenilda Lima, sobre um ato 

público no dia 16 de setembro, com a união de vários sindicatos e associações,  por 

aumento salarial para servidores estaduais.

Por fim, para esta análise geral, destaca-se o fato de que, além do agradecimento 

aos funcionários com contratos rompidos, a presença de temas ligados diretamente à 

comunicação  estiveram  presentes,  caso  da  obrigatoriedade  do  diploma.  Além  da 

divulgação de atividades ou programas produzidos pelo IZP, casos do Projeto Linda de 

Debates  e  da  transmissão  exclusiva  de  jogo do ASA no Campeonato  Brasileiro  de 

Futebol da Série C através de parceria com a TV Aldeia, emissora estatal acreana.

Interessante observar, especialmente quando comparado aos demais telejornais, 

a  presença  da  qualidade  e  diversidade  de  conteúdo  sobre  o  próprio  meio  de 

comunicação televisivo em algumas das entrevistas realizadas.

Já no primeiro dia do telejornal (25/05), Maria Maciel entrevistou o professor 

Amilton Gláucio da Oliveira, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal 

de  Alagoas  (UFAL),  sobre  TV pública.  No dia  20  de  agosto  foi  a  vez  de  Sivaldo 

Pereira, integrante do Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Intervozes, falar sobre 

os sistemas públicos de comunicação. Por fim, em sua última exibição (02/10), uma 

  6



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

entrevista  com o professor, aposentado pela UFAL, Luiz Gonzaga,  sobre a primeira 

Conferência Nacional de Comunicação.

Este é um assunto que poucas vezes aparecem nos meios de comunicação das 

grandes emissoras ou, quando aparecem, o são sobre uma perspectiva própria. Afinal,

A  identificação  das  relações  de  poder  em  qualquer  sistema  de 
comunicação  significa  elemento  fundamental  para  se  avaliar  a 
conexão dos interesses políticos e econômicos que estão por detrás das 
suas mensagens, programas e campanhas. [...]
No sistema capitalista, antes dos interesses, expectativas e aspirações 
da  coletividade  a  que  serve  um  meio  de  comunicação,  estão  as 
vantagens particulares do seu dono e as conveniências sociais a que se 
vincula por raízes de classe (MELO, 1985, p. 96).

Resta saber, a partir do discurso proferido pelo telejornal, se o “proprietário” da 

TVE, neste caso o Governo de Alagoas, foi prioritário nos dizeres desta mídia. Para se 

ter uma ideia inicial, das 93 edições analisadas para a realização do filtro desta pesquisa, 

apenas uma, a do dia 28 de agosto, não continha matérias que citassem o Governo do 

Estado ou algum de seus órgãos ou secretarias. 

Além disso,  o  Governo  do  Estado  possui  um portal  de  notícias,  a  Agência 

Alagoas, que se configura como um local com informações sobre as mais diversas áreas 

da gestão do Executivo,  ou seja,  como uma fonte de pautas para reportagens para o 

telejornalismo local, ainda mais quando se tem uma equipe mais reduzida. Nem sempre 

é preciso “avisar” aos jornalistas sobre a necessidade de incluir um tema ou outro e a 

sua possível forma de abordagem.

O  fazer  jornalístico  e  o  conteúdo  noticioso  desenvolvido  pelos 
profissionais da TV Educativa, desta forma, é direcionado voluntária 
ou  involuntariamente  a  uma  cobertura  mais  expressiva  dos  fatos 
governamentais, o que não exclui, a princípio, temas estranhos a esta 
temática ou ainda menções de grupos politicamente não alinhados ao 
discurso oficial (SANTOS, 2006, p. 11).

Outro problema,  observado por Santos (2006, p.  09) quanto a emissoras não 

comerciais, é que os profissionais tendem a trazer suas rotinas de produção verificadas 

em  outras  emissoras  de  comunicação  para  um  jornalismo  que  deveria  ser  voltado 

diretamente  para  e  pelo  público.  Segundo o  autor,  um desafio  é  fazer  com que  os 

trabalhadores  possam  se  afastar  de  concepções  e  orientações  sobre  o  objeto  da 

comunicação como o utilizado pela TV comercial.

  7



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

Ainda assim,  o  elo  com a  máquina  administrativa  pode  deixar  perceptível  a 

função do telejornal estatal como um divulgador das ações governamentais, a partir do 

ponto de vista de quem faz parte da gestão. Fazer isso é se afastar do conceito de TV 

pública e ingressar num caráter de instrumento para difusão de discursos das classes 

dominantes pertencentes ou apoiadoras dos políticos que ocupam o Poder Executivo.

Como  apontado  anteriormente,  quando  se  fala  em produção  de  notícias  por 

meios de comunicação estatais logo se pensa em conteúdos a favor da gestão em vigor. 

Para verificar tal hipótese, resolveu-se observar períodos específicos do TVE em Dia, de 

forma a interpretar possíveis dados em que os interdiscursos – discursos entrecruzados 

com a informação passada – possam indicar um posicionamento da classe dirigente.

Para  tal  análise,  optou-se  especificamente  por  duas  semanas  por  conta  da 

presença de duas das maiores figuras políticas do Brasil. Do lado do Governo federal 

está a visita para inaugurações realizada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 

com notas e matérias veiculadas nos dias 13, 14 e 15 de julho. Como representação da 

oposição, e do mesmo partido do governador do Estado no período, está a vinda do 

então governador de São Paulo José Serra, para assinar parcerias e entregar prêmios de 

um projeto fiscal, com publicação de material apenas no dia da visita, 14 de agosto.

Utiliza-se para tal verificação de dispositivos teóricos da Análise de Discurso de 

tendências francesas, a qual Cossa (2010, p. 175) define como um dispositivo ue coloca 

em realação o campo da língua e o campo da sociedade, empreendida pela história nos 

termos das relações de força, de dominação ideológica, que teria surgido na França dos 

anos 1960. Segundo o autor, a linguagem é vista como o lugar de conflito, de confronto 

ideológico em que a significação se apresentaria em toda a sua complexidade.

Análise das edições exibidas do dia 13 ao dia 17 de julho de 2009

Durante a semana de exibição do dia 13 ao dia 17 de julho de 2009, a quantidade 

de matérias não mudou em relação à média utilizada pelo programa. Os comentários 

foram  sobre:  esporte  (relativo  aos  times  alagoanos  de  futebol),  economia  (com  o 

economista Fábio Guedes) e a volta dos deputados afastados pela Operação Taturana à 

Assembleia Legislativa de Alagoas. 

Um destaque quanto às matérias presentes nas escaladas ocorreu no dia 17 de 

julho, em que duas chamadas são direcionadas ao ato público realizado naquela manhã, 

cujo motivo seria a lembrança dos doze anos da grande manifestação pela saída do 

  8



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

então governador Divaldo Suruagy. Porém, pelo que foi colocado - “17 de julho: ato 

público no Centro de Maceió reúne servidores estaduais e movimentos sociais. Doze 

anos após a queda do ex-governador Suruagy, a gente relembra o fato que entrou para a 

história política alagoana” - acaba-se por omitir os demais motivos da realização do ato, 

dentre os quais estava o de pressionar o governo por reajustes salariais.

Inclusive, o telejornal mostrou a matéria com uma chamada sobre o ato público 

“que reuniu cinco mil pessoas no Centro de Maceió para lembrar o dia 17 de julho”. 

Enquanto  no  segundo  bloco  exibiu  uma entrevista  com o  presidente  da  CUT,  Izac 

Jacson, explicando que o foco do ato seria os reajustes salariais, de forma que poderia 

gerar a interpretação, dada até mesmo a distância entre as reportagens e a entrevista, que 

seriam dois eventos diferentes. 

Sobre o silêncio em alguns dizeres, Orlandi (2007, p. 83) afirma que “as relações 

de poder em uma sociedade como a nossa produzem sempre a censura, de tal modo que 

há sempre silêncio acompanhando as palavras”. Abaixo, a chamada da entrevista:

Os servidores públicos do Estado foram às ruas hoje para pressionar o 
Governo  por  reajustes  salariais.  O  movimento  também  protestou 
contra  a  volta  dos  deputados  que  haviam sido  afastados  durante  a 
Operação Taturana. O ato também serviu para marcar os doze anos da 
queda de Divaldo Suruagy.

Dentre  as  notícias,  notas  e  entrevistas  realizadas  no TVE Em Dia durante  a 

semana que foi do dia 13 ao dia 17 de julho de 2009, apresenta-se como fato destacável 

a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cujo nome foi 

citado em três dias seguidos, com matérias com sua presença no dia das inaugurações de 

obras em Alagoas no dia 14 de julho de 2009.

Para a nossa análise,  descartamos a informação do dia 13 de julho,  já que a 

mesma refere-se a um serviço ao público sobre as mudanças do trânsito na área da orla 

de Maceió devido à inauguração da reurbanização de um trecho do local.

A edição do dia 14 (terça-feira) exibiu duas reportagens com inaugurações em 

que o presidente Lula participou: a adutora Helenildo Ribeiro, em Palmeira dos Índios, 

e a reurbanização de um trecho da orla de Maceió. A única personalidade com discurso 

em ambas é o presidente, só que com destaques diferentes entre eles.

Na  matéria  sobre  a  inauguração  da  adutora,  o  texto  do  repórter  destaca  a 

companhia  do governador  Teotônio  Vilela  Filho  ao presidente  Lula,  este  com altos 

índices de aprovação, de forma que isso pode ser interpretado como uma maneira de 

  9



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

ligar esses dois personagens integrantes de partidos que se posicionam antagonicamente 

no  contexto  político  nacional.  Sobre  a  suposta  amizade  entre  os  dois  personagens 

políticos, a fala do governador vai ao encontro disso ao agradecer o investimento.

A inauguração da tarde do dia 14 de agosto não teve a presença do governador, 

por se tratar de uma obra em parceria da prefeitura de Maceió com o Governo federal. 

Das  personalidades  políticas  presentes,  apenas  o  presidente  aparece  discursando.  A 

única outra voz na matéria é a de uma turista, sem identificação, que faz um elogio à 

obra. O discurso do presidente é marcado pela ironia na comparação que ele faz com 

sua dificuldade em emagrecer para apontar a importância da área de lazer na Orla.

A última matéria que envolvia o presidente Lula foi realizada no dia 15 de julho 

(quarta-feira). Desta vez, o telejornal foi verificar, sem o tumulto de um evento público, 

como teria ficado a obra de reurbanização da Orla. Algo interessante por se adequar ao 

interesse público ao saber se o investimento foi em algo bem realizado, porém, fica a 

ressalva  de  nenhuma  reportagem  ter  sido  feita  para  verificar  se  o  problema  de 

abastecimento d’água na cidade de Palmeira dos Índios fora resolvido.

Esta cumplicidade faz lembrar um importante – e talvez inevitável – 
aspecto do serviço público e broadcasting: a dificuldade de imaginá-lo 
como uma instituição funcionando sob licença do governo, podendo 
ser uma adversária ou até mesmo uma crítica radical desse mesmo 
governo (LEAL FILHO, 1997, p. 78).

Além de  um possível  motivo  político  ligado  ao  assunto  que  impossibilitaria 

qualquer  verificação de falhas no projeto com a parceria do Governo estadual,  há a 

impossibilidade financeira e indisponibilidade de carros e profissionais para mais um 

deslocamento a uma cidade no interior. 

A reportagem cita o fato de a obra atender apenas o trecho da Orla em “bairros 

nobre da zona norte de Maceió”. Também critica a demora na inauguração e relata de 

onde saíram as verbas: “apesar de já estar pronto há muito tempo, somente ontem esse 

trecho da Orla foi inaugurado pelo presidente Lula. São mais de dois quilômetros de 

extensão, que custaram mais de cinco milhões de reais ao bolso do contribuinte”.

A  matéria  descreve  ainda  onde  foram  aplicados  os  gastos  (construção  de 

calçadas, reordenamento de barracas, etc.), mas deixa claro que “nem tudo são flores”, 

ao trazer uma reclamação de um dono de bar sobre a falta de estrutura ainda presente 

apesar  da  obra  realizada  pelo  Governo  federal.  Bem  diferente  da  forma  que  foi 

concluída a matéria do dia anterior, com uma turista elogiando o serviço realizado.

  10



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

Em nossa interpretação, as matérias deram um destaque à imagem do presidente 

Luiz Inácio Lula da Silva, dado o seu cargo e a sua popularidade, com a tentativa de 

ligá-lo  ao governador  Teotônio  Vilela  Filho.  Na segunda matéria  há  a  preocupação 

maior em não citar  os políticos presentes no evento, todos de oposição,  até então, à 

gestão estadual. No dia seguinte, cumpre parcialmente o seu papel de atendimento à 

sociedade, ao só verificar o resultado de uma das obras realizadas.

Análise das edições exibidas do dia 10 ao dia 14 de agosto de 2009

A utilização de formatos jornalísticos não variou muito durante a semana que foi 

de 10 ao dia 14 de agosto de 2009. As escaladas neste período, além do destaque à 

parceria  assinada  pelo  governador  de  São  Paulo,  José  Serra,  a  ser  analisada  aqui 

posteriormente, tem alguns outros interdiscursos a serem destacados. 

No dia 10 de agosto, uma informação social merece destaque. Pais de crianças 

de uma creche no bairro do Benedito Bentes bloquearam a avenida principal de um 

conjunto  “contra  a  possível  suspensão  das  atividades  na  creche,  por  falta  de 

funcionários”. A chamada da escalada foi desta forma: “Moradores fecham principal 

avenida do Conjunto Moacir Andrade no Benedito Bentes”. Percebe-se aqui a omissão 

do motivo do protesto dos moradores, partindo direto à consequência da manifestação.

Azevedo;  Zozzoli  (2009,  p.  7)  descrevem  a  necessidade  da  imagem  como 

comprovação de um fato no telejornalismo como um problema para “provar” algo nas 

redações jornalísticas - no caso da notícia supracitada, ela foi dada em forma de nota:

Dentro das redações de TV, ainda que seja possível o debate sobre a 
veracidade ou não desta afirmação, apoiada ou não em pressupostos 
científicos,  qualquer  objeção  se  cala  quando  o  diretor,  o  editor,  o 
repórter ou quem quer que seja, pergunta ‘onde estão as imagens que 
mostram/provam aquilo que se está dizendo?’.

Um assunto  geralmente  citado  quando se trata  de analisar  o  posicionamento 

classista  presente  nos  meios  de  comunicação  de  massa  são  as  manifestações  de 

movimentos de trabalhadores rurais. O assunto veio à tona em dois dias do TVE em Dia 

durante a semana aqui em análise e, mesmo com as possibilidades de tratar o assunto de 

forma diferente, prevaleceu, em nossa interpretação, uma visão de dúvida quanto a qual 

postura adotar sobre o assunto.

O  dia  13  de  agosto  é  exemplar  quanto  a  essa  percepção.  A  nota  sobre  a 

manifestação  do  Movimento  dos  Trabalhadores  Sem Terra  (MST)  traz  dois  termos 

  11



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

polêmicos num mesmo espaço, “ocupação” e “invasão”, como se fossem sinônimos.7 

Rezende (2000, p. 81) aponta que no caso da notícia:

quando bem escolhidas,  as palavras podem determinar a reação do 
público, por exemplo, a imagem de um protesto público. A impressão 
de sucesso ou fracasso da manifestação depende, muitas vezes, mais 
do que se diz do que das imagens mostradas.

No dia 11 de agosto ocorreu outro dizer curioso. Duas notas consecutivas sobre 

movimentos de trabalhadores rurais mostraram o antagonismo e a dúvida aqui citada. A 

primeira traz a informação da Feira Agrária do Movimento de Libertação dos Sem Terra 

(MLST), que serve para mostrar à comunidade a produção dos assentamentos agrários. 

Já a segunda, a seguir, fala sobre ocupações do MST na representação do Ministério da 

Fazenda em Alagoas e na Praça Sinimbu, centro de Maceió.

Neste caso, o texto demonstra que o protesto faz parte de um ato organizado, a 

Jornada Nacional  de Luta  pela  Reforma Agrária.  Ainda assim,  dada  a  interpretação 

difundida sobre o movimento, uma nota não é o suficiente para provar algo sobre o 

movimento, ficando o assunto a mercê do que já se foi construído pelo receptor.

O signo não é neutro. Ele reflete e refrata a realidade, adquire sentido 
na contradição e na luta de classes. O significado é dado a partir da 
posição social  do sujeito que enuncia e do seu auditório social,  ou 
falando em termos mais comuns do jargão midiático, do seu público – 
que  no  caso  da  mídia  televisiva  tanto  pode  ser  o  auditório  social 
originalmente  pretendido  pelo  enunciador  (por  exemplo  o  público 
jovem) quanto alguém que porventura esteja assistindo à transmissão 
(um  senhor  da  terceira  idade  que  assiste  TV  naquele  horário) 
(AZEVEDO; ZOZZOLI, 2009, p. 12).

Quanto à presença de José Serra em Alagoas, o TVE Em Dia se limita a mostrar 

a assinatura de convênio entre as companhias de distribuição de água e manutenção de 

saneamento básico de Alagoas e São Paulo, realizada no dia 14 de agosto. A matéria 

tem a presença do governador Teotônio Vilela Filho, mas ele não quis falar à imprensa 

durante a cerimônia, como deixa claro o repórter. Ainda assim, o texto destaca que a 

companhia  paulista  é  a  maior  da  América  Latina,  o  que  mostra  a  importância  do 

convênio, “um pacto inédito de transferência de tecnologias entre empresas públicas. 

Em jogo, vinte e cinco milhões de reais”.

7 A diferença consiste que o ato de ocupar significa que não foi com violência, é uma posse que pode ser 
de algo de que se tem direito ou não. Enquanto que invasão usa de atos violentos para se concretizar  
(FERREIRA, 2001).

  12



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

Enquanto  ao  presidente  Lula  se  reproduz  através  da  citação  o  seu 

posicionamento mais popular de falar, para o governador Serra se extrai a imagem de 

administrador,  ao  mencionar  o  que  representa  a  assinatura  daquele  convênio  que, 

segundo  ele,  seria  de  risco.  O  representante  do  Governo  alagoano  que  comenta  a 

parceria  é  um diretor  da  Companhia  de  Abastecimento  de  Água  e  Saneamento  de 

Alagoas.

O segundo evento com a participação de José Serra ao lado de Teotônio Vilela 

foi a entrega de prêmios de um programa de educação fiscal. O assunto rendeu apenas 

uma nota pé sobre a agenda de ambos naquele dia.

Considerações finais

Há quase dez anos atuando de forma regular, a TV Educativa de Alagoas é a 

prova cabal de que falta interesse em tratar tais iniciativas estatais de forma profissional. 

Desde o início a emissora sofre com problemas estruturais e de recursos humanos e as 

coisas mudaram pouco ao longo dos anos.

E  foi  justamente  por  causa  de  um  desses  problemas,  a  quantidade  de 

profissionais contratados de forma ilegal, que o telejornal que foi aqui analisado acabou, 

após apenas 95 exibições.

O TVE em Dia mantinha a estrutura de formatos presentes em outros telejornais 

locais, inclusive com a rapidez na difusão da notícia, que chegava, na maioria das vezes, 

sem  aprofundamento  ao  telespectador.  Ainda  assim,  apesar  da  dificuldade  de 

transmissão do sinal, era uma alternativa às empresas comerciais. 

Quanto ao conteúdo, realmente encontramos muitas notícias sobre as ações do 

Governo do Estado e de seus órgãos e secretarias, inclusive com um discurso, como o 

analisado em relação à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com tendência em 

melhorar a imagem do então governador. Porém, permitia que outros assuntos fossem 

divulgados, não só através de atores de oposição em entrevistas, como também sobre o 

próprio processo comunicacional,  com a proposição de melhorias – tema exorcizado 

pelos grandes meios de comunicação.

As diferenças em relação aos seus pares está, em primeiro lugar, no que consta à 

estrutura  para  fabricação  da  notícia.  Por  estar  atrelado  a  uma autarquia  estadual,  o 

telejornal está suscetível a priorizar determinados conteúdos. Para além disso, há a falta 

  13



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

de equipamento técnico para produção e difusão do material  ali  produzido, dadas as 

dificuldades financeiras e na qualidade do sinal transmitido.

Ainda que apresentando certa dúvida quanto como tratar os movimentos sociais 

e/ou os protestos que apareceram durante as semanas de análise, percebe-se a influência 

das  rotinas  de  produção  de  outros  lugares  e,  ao  menos,  a  iniciativa  de  tratar  tais 

movimentos  sob um olhar  menos discriminatório.  Por  exemplo,  a  decisão por  fazer 

entrevistas com os representantes de movimentos sindicais, como a Central Única dos 

Trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores do DETRAN.

Percebe-se,  apesar disso,  a dúvida gerada quando o assunto é movimento de 

trabalhadores rurais, em que, num caso específico, os conceitos de ocupação e invasão 

apareceram como sinônimos, quando não deveriam ser utilizados como tal.  Além do 

que,  no  período  analisado  não  se  deu  voz  aos  representantes  de  nenhum  desses 

movimentos, pois geralmente os acontecimentos apareceram como notas.

Através do TVE em Dia,  pudemos perceber  que mesmo estatal,  ele reflete  a 

proposta do telejornal enquanto gênero, que nos entrega um mundo já construído e sem 

uma  profundidade  necessária,  mas  com  determinados  assuntos  tendo  explicações 

pontuais e fragmentadoras através de comentários, o que só nós faz perceber um pleno 

simulacro de verdade.

Desde outubro de 2009, com o final do TVE em Dia, não há telejornal na TV 

Educativa de Alagoas e não há perspectiva para que isso ocorra, dada a continuidade do 

problema com a falta de profissionais, em especial  cinegrafistas,  para fazer matérias 

externas com a frequência necessária para um telejornal diário.

Referências bibliográficas
ARONCHI DE SOUZA, José Carlos. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: 
Summus, 2004, 198pp.

AZEVEDO, Júlio Arantes; ZOZZOLI, Jean-Charles Jacques. Reflexões teóricas sobre o gênero 
documentário na TV Pública a partir  do programa Balançando o Ganzá.  In:  CONGRESSO 
BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais... São Paulo: 
Intercom, 2009. 1 CD.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. Tradução de Ângela S. M. Correia. São Paulo: 
Contexto, 2009. 

  14



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió  – AL – 15 a 
17 de junho  2011

COSSA, Lourenço Eugénio. Comunicação e linguagens: estabelecendo pontes na publicidade. 
In:  BRITTOS,  Valério Cruz (Org.).  Digitalização,  diversidade e  cidadania: convergências 
Brasil e Moçambique. São Paulo: Annablume, 2010. Cap. 11, p. 167-183.

FERREIRA,  AURÉLIO  BUARQUE  DE  HOLANDA.  Minidicionário  Século  XXI:  O 
minidicionário da Língua Portuguesa. 5.ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2001

FOUCAULT,  Michel.  A  Ordem  do  Discurso.  Aula  inaugural  no  Collège  de  France, 
pronunciada em 2 de dezembro de 1970.  Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 
17.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. (Leituras Filosóficas)

LEAL FILHO, Laurindo. A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão. São Paulo: 
Summus, 1997. (Coleção Novas buscas em comunicação, v. 55).

MELO,  José  Marques.  Para  uma  leitura  crítica  da  comunicação.  São  Paulo:  Edições 
Paulinas, 1985.

ORLANDI, Eni. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. 7.ed. Campinas-SP: Pontes, 
2007.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de telejornalismo. 2.ed. Rio de Janeiro: 
Elsevier, 2006.

PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso: Introdução à Análise de Discursos. 2.ed. São 
Paulo: Hacker Editores, 2002.

REZENDE, Guilherme Souza de.  Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: 
Summus, 2000.

SANTOS, Anderson David Gomes dos  et al. Os Grupos de Mídia e a Economia Política da 
Comunicação em Alagoas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E 
DESENVOLVIMENTO”, 6., 2008, Aracaju. Anais... São Cristóvão: EPTIC, 2008. 1 CD.

SANTOS, CLAYTON. TV Educativa, Canal 3: desafios à implementação da televisão pública 
em  Alagoas.  2006.  Disponível  em: 
http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/ind_clayton_santos.pdf.  Acesso  em: 
14 de novembro de 2010. 

SILVA,  Carlos  Eduardo  Lins  da.  Muito  além  do  Jardim  Botânico:  Um  estudo  sobre  a 
audiência do Jornal Nacional da Globo entre trabalhadores. 4.ed. São Paulo: Summus, 1985. 
(Novas buscas em comunicação; v. 6)

  15


