| IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação MÍDIA E OS PROCESSOS FOLKCOMUNICACIONAIS NOS FESTEJOS JUNINOS PARAIBANOS Naná Garcez de Castro Dória (Universidade Federal da Paraíba -UFPB)
ResumoO presente artigo enfoca, dentro da Sociologia da Mídia, o processo folckmidiático que envolve, atualmente, os festejos juninos do Nordeste brasileiro, em especial, na Paraíba. Eles significam evento cultural, oportunidade de negócios e espetáculo midiático, com elementos lúdicos e simbólicos da região (gastronomia, música, ritmos, personagens, artesanato, danças, comportamentos e moda). A mídia difunde as festas populares e promove eventos com parcerias institucionais e privadas (o Maior São João do Mundo, o Festival de Quadrilhas, FORRÓ FEST, a Festa do Bode Rei, etc). Cresce o processo de valorização/rentabilização da cultura regional pelo capital e o uso de tecnologias de informação para irradiação da tradição local em escala mundial. O autorreferenciamento se dá por meio de pesquisa, para confirmar a influência da mídia no êxito dos eventos. ഀ
ഀ
ഀ
ഀ
Palavras-chave: processo folckmidiático, festejos juninos, valorização/rentabilização, autorreferenciamento |