IJ: Publicidade e Propaganda O QUE HÁ POR TRÁS DA NUVEM DE FUMAÇA: UMA ANÁLISE DAS EMBALAGENS DE CIGARRO Lidiane Patrícia da Cruz Fernandes (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoEste artigo deriva da pesquisa de conclusão de curso e realiza uma análise das embalagens de cigarros, buscando compreender o efeito produzido por este meio no público consumidor, partindo do principio de que a propaganda possui o poder de persuadir e convencer. Nesse sentido, selecionamos um corpus de observação para análise de conteúdo composto por quatro embalagens, das marcas Hollywood, Carlton, Camel e Marlboro, utilizando como categorias norteadoras os aspectos visuais, a tipografia, o contraste entre figura e fundo, as cores, a forma e a distribuição desses elementos. Resultados parciais indicam que o efeito visual, associado às mensagens subliminares das embalagens, como estratégia inerente ao discurso publicitário, despertam a atenção para o produto, porém não ressaltam os riscos que o cigarro oferece à saúde do consumidor.
Palavras-chave: Embalagem, Propaganda, Análise de conteúdo |