IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REPERCUSSÃO MIDIÁTICA DE TEMAS AMBIENTAIS Roseli Pereira Nunes (Universidade Federal de Sergipe); Cláudia Santos de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)
Resumoഀ
A proposta deste artigo é contribuir para uma discussão acerca das relações da mídia com o meio ambiente, a partir de uma breve revisão literária. Embasar-se-á na perspectiva crítica, segundo a qual, os meios de comunicação, como integrantes de uma complexa rede industrial, atuam em função da produção de lucro e, conseqüentemente, reprodução do sistema capitalista. Neste contexto, o artigo visa relatar a abordagem da mídia com relação às temáticas ambientais. Assunto que vem ganhando importância mundial, mas que ainda está aquém dos parâmetros considerados ideais. É preciso despertar o pensamento crítico e reflexivo mediante as informações ambientais repassadas pelos canais midiáticos, assim como preparar o leitor para a cobrança quanto à destinação adequada dos recursos, preservação e conservação do meio ambiente. ഀ
Palavras-chave: meio ambiente, mídia, informação |