XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.771-1


IJ: Publicidade e Propaganda

VARIAÇÕES ENTRE FICÇÃO E REALIDADE: O BBB E O SHOW DE TRUMAN

Fernanda Medeiros de Figueirêdo (Universidade Estadual da Paraíba); Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica e comparativa entre a dissertação de mestrado intitulada "Big Brother Brasil: Fabricação do Cotidiano" e o filme "O Show de Truman". Ambos os enfoques,  respectivamente caracterizados como um produto textual e uma produção fílmica, refletem sobre os limites entre ficção e realidade, questionando até que ponto os personagens de ambos os contextos de observação (do BBB e do roteiro cinematográfico) simulam situações que lhes trazem benefícios, promovendo uma espécie de marketing pessoal que garanta o alcance de seus  objetivos. Assim, a manipulação das empresas midiáticas sobre os sujeitos e telespectadores parece ocorrer a partir de uma realidade construída ou moldada de acordo com desejos sutilmente planejados, obedecendo à proposta da política de mercado vigente na sociedade contemporânea਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Ficção, Marketing pessoal, Mídia, Realidade
਍ഀ