IJ: Publicidade e Propaganda VARIAÇÕES ENTRE FICÇÃO E REALIDADE: O BBB E O SHOW DE TRUMAN Fernanda Medeiros de Figueirêdo (Universidade Estadual da Paraíba); Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoEste artigo apresenta uma análise teórica e comparativa entre a dissertação de mestrado intitulada "Big Brother Brasil: Fabricação do Cotidiano" e o filme "O Show de Truman". Ambos os enfoques, respectivamente caracterizados como um produto textual e uma produção fílmica, refletem sobre os limites entre ficção e realidade, questionando até que ponto os personagens de ambos os contextos de observação (do BBB e do roteiro cinematográfico) simulam situações que lhes trazem benefícios, promovendo uma espécie de marketing pessoal que garanta o alcance de seus objetivos. Assim, a manipulação das empresas midiáticas sobre os sujeitos e telespectadores parece ocorrer a partir de uma realidade construída ou moldada de acordo com desejos sutilmente planejados, obedecendo à proposta da política de mercado vigente na sociedade contemporâneaഀ
ഀ
Palavras-chave: Ficção, Marketing pessoal, Mídia, Realidade |