| IJ: Interfaces Comunicacionais A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE IDENTIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS GAVIÃO-PYKOPJÊ Rodrigo Nascimento Reis (UFMA); Emilene Leite de Sousa (UFMA)
ResumoRESUMOഀ
Este artigo visa analisar a comunicação como fator de identificação das crianças indígenas Gavião-Pykopjê da Aldeia Riachinho, no Maranhão. Verificamos a inserção das crianças indígenas no seio da cultura, através da aprendizagem e da experiência com a ludicidade, além dos rituais. Atentamos para as práticas da infância que possibilitam a socialização destas crianças por meio da comunicação presente na aprendizagem e na ludicidade. Com o intuito de alcançar esses objetivos utilizamos a metodologia etnográfica, além das técnicas de coleta de dados da antropologia, como a observação direta e participante, com uma preocupação de apreender o ponto de vista das crianças, para a construção de uma etnografia de como as crianças indígenas Gavião-Pykopjê se comunicam durante a infância. ഀ
ഀ
Palavras-chave: Infância; Comunicação; Identidade.
Palavras-chave: Infância, Comunicação, Identidade |