XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT08.764-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O CORPO NA MÍDIA E O CULTO AO CORPO NA CONTEMPORANEIDADE

Márcia Pimenta Faria (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

Este trabalho apresenta a idéia central do pré-projeto de pesquisa de mestrado em Antropologia Social da autora. O mesmo pretende discutir as relações entre as imagens de corpo presentes em propagandas veiculadas na mídia e a prática de culto ao corpo na cultura contemporânea. Partimos da idéia de que, como partes da cultura que constitui nossa vida cotidiana, tais propagandas são formadoras de uma imagem corporal hegemônica e de identidades corporais na contemporaneidade. Isso se dá através do seu estímulo ao consumo e a um estilo de vida diretamente relacionado a padrões estéticos por

਍ഀ

ela divulgados. Cabe, então, investigar o papel da mídia nesse contexto, como instrumento utilizado para disseminar esses padrões de conduta.


Palavras-chave:  corpo, mídia, propaganda, cultura
਍ഀ