XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT06.693-2


DT: Interfaces Comunicacionais

CONFIGURAÇÕES COTIDIANAS, ENCENAÇÃO URBANA E PUBLICIDADE: AS ESTAMPAS EUCALOL EM PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL

Wagner Antonio Rizzo (Universidade de Brasília); Maria Thereza Negrão de Mello (Universidade de Brasília)

Resumo

Práticas e representações que afloram da encenação cotidiana do Rio de Janeiro entre o ocaso do Império/Primórdios da República e finais dos anos 50, do século XX, convidam à reflexão que toma como objeto as Estampas Eucalol, mote para a pesquisa voltada para a História da Publicidade no Brasil, as articulações entre as Ciências da Comunicação e a História Cultural e, não menos importantes, os profícuos resultados de um corpus documental que articula fontes escritas, orais, sonoras e iconográficas.


Palavras-chave:  Comunicação, Cultura Urbana, Estampas Eucalol, Memória, Publicidade;
਍ഀ