XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT04.234-1


DT: Comunicação Audiovisual

VEGETARIANISMO X ONIVORISMO: UMA PERSPECTIVA DA PROPAGANDA IDEOLÓGICA

Marco Antonio Bastos Gomes (Universidade Federal do Paraná); Queila Silva do Carmo (Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo

É crescente o número de adeptos do vegetarianismo no mundo e grande parte dos
seguidores desta prática alimentar se inicia graças à influência de propagandistas da
filosofia. As propagandas em geral consistem em recursos de mídia sobre a suposta
tortura e matança que são infligidas aos animais. Além disso, vários estudos apontam
para o fato de que uma dieta equilibrada onívora não se difere tanto em prós e contras
de uma estritamente vegetariana. O presente trabalho faz parte de um estudo que visa o
levantamento bibliográfico de dados nutricionais e ambientais, para a elaboração de
recursos de propaganda que possibilitem uma escolha mais consciente, e um pouco
menos mistificada, da população por qualquer hábito alimentar.

਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Vegetarianismo, onivorismo, nutrição, conscientização, propaganda
਍ഀ