XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT08.159-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ATOS COMUNICATIVOS E MÍDIA

Claudomilson Fernandes Braga (Universidade Federal de Goiás); Simone Antoniaci Tuzzo (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como o conceito de representações sociais se inter-relaciona e mais, constitui lugar privilegiado para compreender a complexidade dos sistemas de comunicação, a pluralização de públicos envolvidos e os fatores psicológicos de cada indivíduo também integra no processo de construção de uma compreensão daquilo que Serge Moscovici denominou de senso comum. Neste sentido, transformar o não familiar em familiar o não familiar, ou ainda, "domar o desconhecido", é o que se pretende com esse artigo, onde os conceitos de representações sociais, dos atos comunicativos e a mídia se imbricam numa teia de inter-relações que se completam e se transformam.  


Palavras-chave:  Opinião Pública, Representações Sociais, Atos Comunicativos
਍ഀ