XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT08.113-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O AMOR EM PROPAGANDA E PROSA: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DO ENUNCIATÁRIO-ENAMORADO REVELADA POR ANÚNCIOS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Kátia Raquel Bonilha Keller (Facitec/DF e Unip/Brasília)

Resumo

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O presente estudo vale-se de fundamentos da semiótica greimasiana, com ênfase, no contexto da enunciação, na categoria da pessoa, para a análise do páthos (imagem) do enunciatário-enamorado projetado em anúncios do Dia dos Namorados pelo enunciador-publicitário. O trabalho também se ocupa dos princípios do ideário bakhtiniano acerca do dialogismo e da ideologia para situar esse enunciatário em um contexto sócio-histórico-cultural. É o enunciatário que, na verdade, determina as escolhas estratégicas do enunciador para a construção de sentidos no discurso, voltada ao alcance de efeitos desejados. Para ilustrar o estudo, faremos a análise de uma peça publicitária que condensa recorrências de parte considerável dos anúncios da ocasião e, desse modo, reflete a imagem que queremos revelar.


Palavras-chave:  amor, páthos, propaganda, semiótica, sentidos
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