XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ05.315-1


IJ: Comunicação Multimídia

A VALORAÇÃO DA AGENDA MIDIÁTICA

Diego Roberto Barreto Costa (Universidade Estadual da Bahia)

Resumo

Enquanto agente ofertante de informações e de "visões de mundo", a mídia é percebida como organizadora da uma agenda social e responsável pela formação da opinião pública. Este artigo, parte do projeto Os espaços virtuais na construção da democracia aborda o valor da agenda política da mídia, considerando a discussão que seus temas geram entre os receptores – particularmente nos blogs políticos Informe JB e Blog do Josias. Nestes casos, percebeu-se a valoração de certos temas, tais como poder executivo, economia e fatos políticos, estes últimos relacionados com necessidades sociais ou escândalos. Permeado por tensões, tal valor social outorgado a estas temáticas não é inerente à pauta midiática, como se pode pensar, mas sim resulta das escolhas dos sujeitos e de sua atuação de reordenamento do mundo.


Palavras-chave:  Agenda, Blogs, Política, Temáticas, Valoração
਍ഀ