
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

1 

Folha do Povo: A Voz Popular no Jornalismo Diário Recifense (1935 – 1960) 
 
Ana Paula Araújo de LIRA - Jornalista, graduada pela Universidade Católica de 
Pernambuco/PE. Pesquisadora filiada à Rede Alfredo de Carvalho - ana_lira@terra.com.br 
 

Resumo: A Folha do Povo circulou pela primeira vez em julho de 1935. Quatro meses depois 
da inauguração foi fechada em meio ao processo de repressão à Intentona Comunista, em 
Recife, por contribuir para a construção de um olhar diferenciado sobre o cotidiano social. O 
periódico voltou a circular dez anos depois como integrante da rede de jornais do Partido 
Comunista do Brasil (PCB), junto com mais sete jornais alocados nos principais centros 
urbanos do país, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Mesmo estando entre os jornais 
que possuíam os menores recursos, da rede de imprensa popular estruturada pelo Partidão, a 
Folha do Povo teve um papel fundamental de formação e representação de grupos sociais que 
geralmente são excluídos da esfera pública, como os operários, trabalhadores rurais, donas de 
casa, sindicalistas, entre outros setores populares.  
 
Palavras-chave: jornalismo impresso; imprensa recifense; imprensa comunista 

 

1 - Imprensa Comunista 
 

A imprensa comunista é herdeira da imprensa operária do século XIX e do início do 

século XX. Ela nasceu antes da fundação oficial do PCB, quando Astrogildo Pereira 

integrava o Grupo Comunista, no Rio de Janeiro, e junto com seus companheiros fundou a 

revista Movimento Communista, em janeiro de 1922. Foi neste periódico que se publicou 

um artigo anunciando a fundação oficial do Partido Comunista, no Brasil, bem como suas 

idéias e diretrizes. O jornalista Apolinário Rebelo citou em artigo publicado na revista 

Princípios que, pouco tempo depois, a diretoria do recém-fundado PCB recebeu uma 

orientação de Moscou para transformar a revista em jornal e, assim, em 1º de maio de 1925 

foi lançada A Classe Operária.  

O jornal circulou, inicialmente, com 5 mil exemplares e tornou-se o primeiro dos 

muitos periódicos comunistas perseguidos e empastelados no Brasil. A Classe Operária 

circulou três meses e foi fechado quando a sede do Partidão foi invadida, no Rio de Janeiro. 

Entre idas e vindas, o jornal conseguiu voltar a circular apenas com o fim do Estado Novo. 

Nesse período, a maioria das publicações comunistas fundadas foi fechada. A primeira 

tentativa de circulação da Folha do Povo, jornal abordado neste artigo, ocorreu em 1935, 

mas o veículo foi reprimido pela atuação da polícia getulista.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

2 

 Os comunistas, então, procuraram ocupar as páginas de periódicos simpatizantes 

através de espaços dedicados ao sindicalismo - como havia no jornal O Paiz, citado por 

Dulce Pandolfi (1995) - ou por meio de repórteres parceiros, que conseguiam inserir textos 

nos jornais da imprensa central. Entre as lutas para divulgar informações, nasceu o clássico 

periódico literário Diretrizes, dirigido por Samuel Wainer e Azevedo Amaral. De acordo 

com Augusto Buonicore (2004), outra publicação importante foi Continental, que circulou 

na Bahia até 1944, com colaboração de Milton Caíres de Brito, Ruy Facó, Mauricio 

Grabois, entre outros. O auge da imprensa comunista, no entanto, se deu com o declínio do 

Estado Novo, a pausa na perseguição aos militantes do PCB e a legalização do partido, em 

1945.  

 

“Nesse período (...), o PCB passa a ter a segunda rede de comunicação do 
país, perdendo apenas para os Diários Associados, de Assis 
Chateaubriand. O Partido tinha agência noticiosa, curso para jornalistas, 
seis jornais semanais destinados a várias categorias sociais e oito jornais 
diários nos principais centros urbanos do país” (REBELO, 2005, págs 
72-75).  

 

Os jornais diários eram o Hoje, em São Paulo; Tribuna Popular, no Rio de Janeiro; 

Tribuna Gaúcha, no Rio Grande do Sul; Folha Capixaba, no Espírito Santo; O Momento, 

na Bahia; Folha do Povo, em Pernambuco; O Democrata, no Ceará; e O Estado de Goiás, 

em Goiás. A Tribuna Popular, fundada por Pedro Motta Lima, Álvaro Moreira, Aydano do 

Couto Ferraz e Carlos Drummond de Andrade, foi um dos maiores da rede e circulava, em 

média, com 30 mil exemplares diários, chegando aos 50 mil em 1946. Este impresso 

concorria com periódicos da imprensa central como o Jornal do Brasil. Perseguido, a 

Tribuna Popular fechou e voltou a circular com o nome de Imprensa Popular, na década de 

1950. 

A Folha Capixaba não precisou mudar de nome, mas não contava com o sistema 

financeiro e de distribuição da Tribuna Popular. Além da venda em bancas, um dos mais 

antigos vendedores da Folha Capixaba, Antonio Granja, conta que se conseguia distribuir 

um bom número de jornais porque os militantes montaram um sistema independente de 

circulação, que contava com apoio de simpatizantes e até a colaboração de meninos de rua. 

O jornal servia para levar as idéias do PCB para as comunidades.  

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

3 

Folha Capixaba foi uma escola de democracia, queiramos ou não. A 
Folha Capixaba ensinou para essa gente que oposição não é um bicho 
papão; é uma parte da sociedade que não concorda com o modelo vigente 
e busca uma outra saída. E nessa saída educamos. Fazíamos comício nos 
bairros para divulgar que existia petróleo, para que fosse criada a 
Petrobrás. A Folha Capixaba teve um papel muito importante na 
divulgação no sistema da democracia no Estado. (GRANJA, 2005) 
 

  Como esta rede de jornais era importante para a estratégia de aproximação do 

partido com a população, o PCB criou, em 1947, o Movimento de Apoio à Imprensa 

Popular (MAIP), que solicitava ajuda financeira de militantes e simpatizantes para manter 

os jornais do partido e os afiliados. Em Recife, na mesma época, foi criada a Sociedade de 

Apoio à Imprensa Popular (SAIP) dirigida por Francisco Julião e Sindulfo Correia Josué, 

que foi editor do jornal operário A Hora Social, na década de 1920, como cita Nascimento 

(1967). 

 Outra característica da imprensa comunista é que os jornais da rede não eram 

fechados apenas aos integrantes do partido. A Tribuna Popular, por exemplo, tinha 

comunistas e não comunistas na redação, mas não tinha integrantes do PCB, segundo Paulo 

Mota Lima (1979). Os demais jornais possuíam pessoas do partido, mas abriam espaço para 

quaisquer colaborações que fossem ideologicamente coerentes com a visão dos comunistas 

ou que deles “divergissem honestamente”, como afirmou Pedro Pomar, citado por 

Buonicore (2004).  

Por ter este perfil, os jornais da imprensa popular e comunista eram, muitas vezes, 

abastecidos com colaborações de jornalistas simpatizantes, que trabalhavam na imprensa 

central. Em Pernambuco, diversos profissionais que atuavam como revisores, copidesques, 

redatores e apuradores em outros jornais ajudavam os periódicos como A Luta, Folha do 

Povo, O Popular e A Hora. No Espírito Santo, parte da equipe de repórteres de A Gazeta 

ajudava na redação, revisão e cobertura para a Folha Capixaba, como disse Granja (2005). 

Além dos jornais diários, a Agência de Notícias citada por Apolinário Rebelo era a 

Interpress, que distribuía notícias para os periódicos da rede e, segundo Buonicore (2004), 

para pequenos jornais do interior do Brasil. Os comunistas, integrados ou não ao PCB,  

ainda editaram as revistas Literatura, que teve colaborações de nomes como Graciliano 

Ramos e Manuel Bandeira; Problemas, organizada por Carlos Marighella até a sua décima 

quinta edição, depois ficando sob responsabilidade de Diógenes Câmara, até o número 71, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

4 

em 1955; e Fundamentos, que abriu em 1948, com direção de Caio Prado Júnior e 

Monteiro Lobato e fechou em 1955.  

Um bom mapeamento da circulação da imprensa comunista foi feito por Francisco 

Ribeiro do Nascimento (2003) e publicado no livro Páginas de Resistência. Nos períodos 

de legalidade, a imprensa comunista teve mais de 63 periódicos circulando. Na ilegalidade, 

ela sofreu um refluxo e o autor catalogou apenas 30 veículos que circularam mediante 

diversas estratégias como mudança de nome, transferência constante de gráficas, o uso de 

pseudônimos e a resistência de repórteres e funcionários às prisões e empastelamentos. Este 

recuo foi reforçado pelo Golpe Militar de 1964 e, mesmo depois da abertura política, a 

imprensa comunista, nos moldes da rede de comunicação estruturada na década de 1940 

nunca mais voltou a existir. 

 
2 - O Jornal Mais Quebrado do Mundo 
 
 A Folha do Povo não iniciou a sua trajetória como um jornal do PCB. Ele foi 

fundado em 10 de julho de 1935 por Osório de Lima e José Cavalcanti. Eles eram 

simpatizantes da Aliança Nacional Libertadora, que consistia em uma frente popular 

liderada pelos comunistas. Na época, o escritor Rubem Braga trabalhava como repórter no 

Diário de Pernambuco e aceitou receber um salário menor para assumir a chefia de 

reportagem do periódico, por sua aproximação com as necessidades da população. O 

editorial de abertura do jornal dizia: 

 

“(...) agitaremos com especial atenção, o problema da mulher e da 
criança, grave e delicado problema, quando verificamos, constrangidos, o 
aumento assustador da prostituição, da mendicância, e da mortalidade 
infantil no Recife, em outras capitais e no interior nordestino. As 
questões da educação da mocidade e tôdas as outras que interessam 
vivamente ao nosso meio social, nós as colocaremos em foco. (Folha do 
Povo, 10 de julho de 1935). 

 

 Estas questões foram colocadas em pauta diariamente, durante os quatro meses em 

que o jornal circulou, em sua primeira fase. Os textos envolviam, também, as relações de 

conflito entre os trabalhadores rurais e proprietários de indústrias e empreendimentos no 

interior de Pernambuco. Segundo Luiz do Nascimento (1967), estas análises críticas da 

rotina da época acabaram trazendo pressões à redação da Folha do Povo. Noam Chomsky e 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

5 

Edward Herman (2003) denominam estas ações de bateria de reações negativas. Segundo 

os autores, sempre que um veículo de comunicação desagrada aqueles que desejam manter 

a ordem estabelecida, seus proprietários e profissionais passam a sofrer coações para mudar 

de abordagem.  

 As constates ameaças, perseguições e prisões dos jornalistas fizeram com que 

Rubem Braga repensasse sua permanência no jornal. Destacado para cobrir o Centenário da 

Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o jornalista preferiu ficar no Rio de Janeiro, 

mas continuou enviando diariamente crônicas para o jornal. Estas crônicas foram 

publicadas, depois, no livro O Conde e O Passarinho. Em Recife, a pequena equipe da 

Folha do Povo seguiu a mesma linha editorial publicando, inclusive, a peça de teatro Carne 

Para Canhão, de Afonso Schimidt, que fazia referência à exploração dos soldados que iam 

para a guerra morrer na linha de frente dos pelotões oficiais.  

 A peça acabou refletindo, indiretamente, o momento de inquietude que resultou na 

organização do levante liderado pelos comunistas, com apoio de alguns setores do exército, 

que ficou conhecido como Intentona Comunista. Poucas semanas antes da revolução 

eclodir, os pronunciamentos de Luis Carlos Prestes, que foi aceito como integrante do PCB 

um ano antes, estavam inquietando as autoridades governamentais recifenses, que eram 

partidárias de Getúlio Vargas. Estes discursos eram regularmente publicados na Folha do 

Povo. 

 Nascimento (1967) cita que, além do conteúdo político traduzido em obras culturais, 

como a peça de Schimidt, os textos do jornal ficaram ainda mais incisivos na defesa dos 

direitos dos cidadãos, uma vez que as ações policiais contra os repórteres da Folha do Povo 

ficaram cada vez mais violentas. O pesquisador afirmou que no final de outubro o jornal 

iniciou uma apuração que resultou na reportagem “Usina Catende Lança Miséria Aos Seus 

Funcionários”, publicada em 6 de novembro. O texto provocou o enquadramento do jornal 

na Lei de Segurança Nacional e o impresso foi empastelado. 

O fechamento definitivo ocorreu no final de novembro com a repressão à Intentona 

Comunista. A redação foi ocupada pelos agentes da Diretoria de Ordem e Política Social 

(DOPS) e o repórter Paulo da Mota Lima, que havia entrado há pouco tempo no jornal, foi 

espancado e mandado para a prisão em Fernando de Noronha, onde ficou preso durante três 

anos e quatro meses. Entre as lembranças daquela época do periódico, é bastante 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

6 

comentado um trecho de uma crônica de Rubem Braga que resume sua passagem pela 

capital pernambucana: “passei um domingo na praia de Boa Viagem e uma noite na cadeia 

(...) Fui à festa dos Montes Guararapes e trabalhei no jornal mais quebrado do mundo”. 

Investigando, hoje, a rotina da Folha do Povo, a última frase de Rubem Braga 

poderia ser lida de duas maneiras: como o jornal mais pobre do mundo ou como o mais 

agredido do mundo. Muitos dos detalhes desta fase, no entanto, não são plenamente 

conhecidos porque os únicos exemplares existentes em Recife estão interditados pelo 

Arquivo Público Estadual, por questões de preservação do que ainda resta destes quatro 

primeiros meses de atuação do periódico. Desta forma, embora relatos em livros e artigos 

ajudem a elucidar um pouco os primeiros passos da Folha do Povo, não foi possível, ainda, 

reproduzir textos na íntegra que pudessem demonstrar a relação mais próxima do veículo 

com os interesses dos setores sociais que ele dizia representar.  

 
 
3 – A Folha do Povo e a Imprensa Recifense 
 
 Quando o jornal foi fechado, em 1935, a imprensa recifense passava por um 

momento de transformação. O Diario de Pernambuco havia sido agregado aos Diários 

Associados, em 1931, e era o representante nordestino da rede de 34 jornais que Assis 

Chateubriand construiu até o fim da vida, na década de 1960. O Jornal do Commercio, por 

sua vez, depois de ter sido destruído por simpatizantes de Getúlio Vargas, em 1930, voltou 

a circular em 1934 com nova sede e uma das melhores estruturas da região. O jornal se 

constituiu como empresa de comunicação agregando um veículo vespertino, o Diario da 

Noite, e Rádio Jornal do Commercio, na década de 1940.  

 O Diário da Manhã, por sua vez, entrou em fase de declínio. Dirigido por Carlos de 

Lima Cavalcanti, amigo pessoal de Getúlio Vargas, o jornal recebeu o apelido de “DM, o 

mais lido” porque os afagos do Governo Federal transformaram o periódico em um veículo 

de grande prestígio na época. Porém, Lima Cavalcanti publicou, em 1937, a manchete 

Prorrogação dos Mandatos É Usurpação dos Direitos do Povo, em repúdio ao golpe que 

iniciou o Estado Novo, e recebeu em troca a censura ao jornal e sua substituição no 

Governo Estadual pelo Coronel Azambuja. Desde então, o Diário da Manhã nunca mais 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

7 

conseguiu ter a influência exercida anteriormente na imprensa recifense, que chegou a 

contar com oito jornais diários, na época. 

Além dos quatro citados, circulavam ainda o Diario da Tarde, Jornal Pequeno e 

Folha da Manhã, que possuía versões matutina e vespertina, além das edições do Diário 

Oficial de Pernambuco que substituiu o antigo Diário do Estado, da década de 1920. Estes 

periódicos diários possuíam uma tiragem bem menor que a dos jornais do Rio de Janeiro e 

São Paulo. O jornalista Ronildo Maia Leite (2006) lembra que a circulação do Diario de 

Pernambuco chegava a 10 mil exemplares e o Jornal do Commercio fazia circular, no 

máximo, 13 mil jornais por dia. 

 Outro aspecto desta fase da imprensa recifense é que, entre as décadas de 1930 e 

1960, período em que a Folha do Povo foi publicada, o maior número de jornais estava 

entre os que possuíam periodicidade semanal e quinzenal. Circularam os semanários O 

Rebate (1946), A Ordem (1947), Jornal do Povo (1947), O Momento (1947), Correio do 

Norte (1948), Debate (1949), Folha da Semana (1951), Cidade do Recife (1952) e Diário 

do Recife (1953); e os quinzenários Voz Operária (1946) e Raio – Jornal (1949). Estes 

impressos voltavam suas atenções, especialmente, para os aspectos políticos e econômicos 

da vida recifense. As abordagens variavam de acordo com a orientação ideológica de cada 

periódico. 

Havia jornais com direcionamento político assumido, como O Correio do Norte, 

que possuía uma página dedicada ao Partido Trabalhista Brasileiro; os que abriam espaço 

para as diversas vertentes ideológicas, a exemplo de O Debate, que circulava semanalmente 

com oito páginas e era impresso na gráfica da Folha da Manhã. O jornal agregava Luiz 

Beltrão e Paulo Cavalcanti na equipe e foi dirigido, durante algum tempo, por Francisco 

Julião; e havia, ainda, os que preferiam deixar de circular a possuir financiamentos 

inconfessáveis, como O Jornal do Povo, que foi publicado enquanto havia dinheiro em 

caixa, encerrando na sétima edição.  

 A maioria destes jornais, contudo, não chegou até meados da década de 1950. A 

transformação dos veículos de comunicação em empresas jornalísticas de grande porte, 

como cita Sodré (1999), em História da Imprensa no Brasil, inviabilizou a continuidade de 

muitos deles. Para se ter uma idéia, entre os oito periódicos que circularam diariamente, em 

Recife, na época, a Folha do Povo, em sua segunda fase, era o único que não estava ligado 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

8 

a algum grande grupo econômico local. Os demais, se não escolhiam previamente um 

candidato - como ocorreu com o Diario de Pernambuco, que adotou o brigadeiro Eduardo 

Gomes, da UDN, nas eleições de 1945 -, possuíam uma postura parecida com a do Jornal 

do Commercio: 

 

“Eu me lembro, e na época se comentou muito isso, que quando 
Juscelino era candidato à Presidência da República, ele, o grupo dele, fez 
uma proposta ao Jornal do Commercio de...de dez milhões para apoiar a 
candidatura dele. Doutor Pessoa fez as contas e viu que não era 
vantagem, que ganharia mais ficando independente, pois ai ele recebia 
dinheiro dos dois lados. Em 1958, Barbosa Lima Sobrinho foi candidato 
a deputado. À época, ele morava no Rio de Janeiro e veio para cá fazer 
campanha. A notícia da chegada dele foi cobrada. O Jornal do 
Commercio cobrou caro para dizer que ele tinha voltado, estava 
chegando para fazer campanha”. (GARCIA, 2005, p.90) 

 

 Assim, para a maioria dos grupos políticos, e mesmo entre aqueles como Luiz 

Beltrão e Paulo Cavalcanti, que queriam incentivar um jornal de debates entre várias 

orientações ideológicas, foi se tornando cada vez mais difícil manter um periódico devido 

aos custos para comprar novos equipamentos ou pagar para que o impresso fosse rodado 

em gráficas da cidade, uma vez que era muito mais vantajoso para os anunciantes 

procurarem os jornais-empresa com maiores tiragens, como cita Sodré (1999).  

 O PCB, por ter sido um dos primeiros partidos de caráter nacional, e ter uma 

estrutura de colaboração de intelectuais e de doações irrestritas por parte de seus militantes, 

conseguiu transpor estes obstáculos e estruturar a segunda maior rede de comunicação do 

país, na década de 1940, como vimos anteriormente. Sem isso, talvez a Folha do Povo 

jamais voltasse a circular e a imprensa recifense fosse ainda mais uniforme, em sua 

oposição às necessidades levantadas pelos comunistas, do que era na época.  

 
 
5 - Não Se Pode Calar a Voz do Povo 
 
 A segunda fase da Folha do Povo iniciou em 19 de novembro de 1945, no mesmo 

ano em que o PCB voltou à legalidade, depois de um acordo com Getúlio Vargas. O jornal, 

que agora estava sob direção de Sindulfo Correia Josué, em seu editorial de abertura fez 

referência à primeira fase do jornal em 1935. O texto dizia: “Folha do Povo volta hoje a 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

9 

circular. Como da vez passada, será um jornal modesto. Muito pobre de aparelhagem 

material. Pobre como o povo; porém, como ele, amigo da verdade”. Em sua primeira 

edição, junto com os textos sobre o cotidiano da cidade, política, economia do país e os 

informes sobre as atividades locais e nacionais do PCB, o jornal abria a coluna “Vida 

Sindical”, sob responsabilidade de Calinicio Silveira, que propunha uma aproximação com 

as organizações trabalhistas do Estado.  

 

(...) As massas laboristas encontrarão neste jornal o veículo de suas 
aspirações, mantendo um amplo serviço informativo. Os sindicatos, bem 
como outras organizações de massa, desempenham um papel na 
comunhão social, e por isso se constituem fortes esteios para a 
democracia, unitária e pacificamente conduzidos. Daí, os sindicatos se 
interessarem por esta secção, na qual poderão ser debatidos os problemas 
que mais interessam ao proletariado. (Folha do Povo, 19 de novembro de 
1945) 

 

 A coluna passou a tratar, então, de temas específicos do cotidiano dos trabalhadores, 

como carteira de trabalho, direitos dos operários, entre outros. Os assuntos eram, muitas 

vezes, sugeridos pelos próprios funcionários das fábricas e tecelagens, que enviavam 

sugestões através dos representantes do partido. “O jornal era bastante lido pelos operários 

e pelas pessoas de esquerda. O operariado gostava porque as noticias dos sindicados e das 

lutas saiam todas na Folha do Povo”, conta José Maria da Silva (2007), o mais antigo 

militante em atividade do PCB, em Pernambuco.  

 A divulgação deste tipo de informação logo despertou atenção dos governantes 

locais e as perseguições ao jornal começaram. Mesmo que, nacionalmente, houvesse um 

pacto que garantia a legalidade do PCB, em Pernambuco a situação era diferente. A polícia 

local acompanhava com atenção especial os passos dados pelos profissionais do jornal e a 

redação foi avariada em maio de 1946. Como o PCB havia criado o Movimento de Apoio à 

Imprensa Popular (M.A.I.P), na mesma época, a Folha do Povo recebeu ajuda financeira do 

Rio de Janeiro para recuperar os danos e investir em uma nova impressora linotipo.  

 Este processo coincidiu com a nova fase do jornal, que deixou de publicar os 

documentos oficiais do Comitê Estadual do PCB. Em reforço à coluna Vida Sindical, o 

impresso abria a seção “O Povo Faz O Seu Jornal”, para expandir o diálogo com a 

população. No texto de apresentação, a editoria avisava que o conteúdo poderia ser enviado 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

10 

de qualquer maneira, escrito a caneta, a lápis, em papel amassado ou qualquer outra 

circunstância. A entrega era feita na sede do jornal ou por outras vias, como cita Adilson 

Lira (2006). 

 

Os militantes do partido constituíam-se numa teia de informação, de 
reivindicação, por bairros, fábricas, setores de consumo, de serviços; daí 
não haver falta de matéria. Por outro lado, os reclamantes nunca 
poderiam ser identificados. (LIRA, 2006) 

 

 José Maria da Silva (2007) também participava desta rede de informação.  

 

“Por exemplo, eu era representante distrital no Cordeiro a gente tinha 
uma conexão com Irineu Ferreira. Semanalmente, a gente trocava umas 
idéias e, como jornalista da Folha do Povo, nós encaminhávamos os 
artigos e as notícias através dele. Nós tínhamos 45 ativistas na área, nos 
livrávamos da polícia e das perseguições e fazíamos um trabalho na 
região.” (SILVA, 2007) 

  

Não existia uma seção semelhante em outros impressos locais, e o espaço ganhou 

mais força com a nova diagramação do jornal, que privilegiou o título com letras 

diferenciadas dos tipos utilizados para compor as demais notas da página. Como era fácil 

encontrar a seção, a população podia conferir se o conteúdo enviado era, de fato, publicado 

no jornal. Todavia, tanto o desenvolvimento do impresso quanto desta seção acabaram 

comprometidos pela volta do PCB à ilegalidade, em 1947. Além da legenda, os mandatos 

dos deputados também foram cassados, inclusive o de Gregório Bezerra, que havia sido 

eleito em Pernambuco. 

 Em 1948, embora o governador fosse Barbosa Lima Sobrinho, as relações entre a 

Folha do Povo e o governo estadual, especialmente com as forças policiais, se acirraram. 

Além de criticar a cassação dos mandatos, o jornal passou a pautar questões como a 

liberdade de imprensa, por conta dos ataques ao jornal Hoje, em São Paulo, e busca pela 

melhoria das condições salariais dos jornalistas, que estava sendo ameaçada pelo lobby 

feito por Assis Chateubriand e Roberto Marinho junto ao presidente Dutra. Eles eram 

contra o projeto Café Filho. Contudo, o maior choque entre o jornal e as autoridades se deu 

quando a Folha do Povo publicou uma série de reportagens intitulada “Luz Sobre a Farsa 

do 15º RI”. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

11 

 Gregório Bezerra foi preso e levado para o 15º Regimento de Infantaria do Exército, 

na Paraíba, onde ocorreu um incêndio. O exército acusou Bezerra de ter provocado o 

incidente, mas a Folha do Povo denunciou durante todo o mês de março e abril que a 

acusação era falsa. As reportagens foram colhendo depoimentos e provas, até que o 

Governo Federal solicitou que Barbosa Lima Sobrinho mandasse intervir no jornal. A 

Folha do Povo foi fechada durante quinze dias, enquanto a notícia de que a redação havia 

sido empastelada, por ter comunistas armados, circulava em outros periódicos, como o 

Jornal do Commercio do dia 20 de abril de 1948. Os jornalistas da Folha do Povo puderam 

contar o que vivenciaram apenas quinze dias depois, quando saíram da prisão e publicaram 

os textos intitulados “Quatro Dias Sob Ocupação Policial” e “Não Se Pode Calar a Voz do 

Povo”. Esta última nota dizia: 

 

“Os fascistas do Catete e seus agentes neste Estado, pretenderam calar a 
voz deste jornal suspendendo-o de circulação, e assaltando, ocupando, 
nas caladas da noite as oficinas em que é impresso. A resistência 
vigorosa dos seus trabalhadores impediu que os salteadores da DOPS 
conseguissem completar os seus intentos, danificando as máquinas 
compradas com o dinheiro do povo para que Pernambuco tivesse um 
jornal diferente dos “jornais – balcões”, vendidos ao latifúndio e ao 
imperialismo, que aqui existia à época do seu aparecimento.” (Folha do 
Povo, 5 de maio de 1948) 
 

 As edições seguintes convidavam os trabalhadores a lutar por seus direitos e pela 

continuidade do jornal. Não demorou muito para que o impresso fosse mais uma vez 

ocupado e sua atividade suspensa durante seis meses, com a redação empastelada pelo 

governo local. Neste período, a equipe da Folha do Povo abriu o jornal com o nome de A 

Luta e depois O Popular, até que Paulo Cavalcanti (1982) conseguisse recuperar na justiça 

o antigo nome e o jornal voltasse a circular. A polícia, então, ocupou mais uma vez o 

jornal, em 1949, e despejou ácido nas máquinas. Barbosa Lima Sobrinho, então, foi 

alertado e, verificada a ação criminosa dos agentes, o governador enviou os técnicos da 

Imprensa Oficial para recuperar a oficina.  

 Este incidente fechou o período de problemas entre  o governo e o periódico, que 

continuou acompanhando a rotina da população. Em 3 de maio de 1950, o jornal divulgou o 

artigo “A Tuberculose Dizima Os Trabalhadores”, com um panorama elaborado durante o 

primeiro ano da gestão de Eurico Gaspar Dutra.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

12 

 

“A tuberculose assume em Pernambuco condições de verdadeira 
epidemia. Existiam em 1946, 25.420 casos de tuberculose conhecidos, 
sendo que destes só 14.538 no Recife. O número de óbitos foi quase 
quatro mil em todo o Estado e 1.600 na capital, naquele primeiro ano de 
governo do Sr. Dutra. (...) Entre os 1.530 mortos por tuberculose, no 
Recife, vamos encontrar 80 por cento de indivíduos provenientes das 
camadas populares, ou mais precisamente, da classe operária.(...) Nas 
indústrias de transformação estão compreendidos os trabalhadores têxteis 
(70% da sua população teórica), cimento, fibras, sabão etc. São homens e 
mulheres que ganham 18 cruzeiros diários e aspiram diariamente o pó de 
algodão. Por isso, entre eles é grande a mortandade.” (Folha do Povo, 3 
de maio de 1950) 
 

 O texto foi baseado em um quadro construído pelo sanitarista Gervásio Melauíades, 

com base nos dados publicados pelo IBGE daquele ano. A abordagem é diferenciada 

porque ele não distribui os dados por classes sociais (A,B,C, D), como faziam os demais 

jornais, e, sim, por categorias de trabalho, de modo que é possível identificar os problemas 

que envolviam cada setor do operariado. Na década de 1950, a jornada de trabalho dos 

brasileiros era de 240 horas mensais, o que significava trabalhar dez horas por dia, de 

segunda a sábado.  

A remuneração de 108 cruzeiros semanais, para a realidade da época, era 

insuficiente para suprir os custos com os problemas de saúde decorrentes da longa jornada e 

dos ambientes insalubres de trabalho. O autor encerra o texto convidando os operários a 

lutar por melhores condições: “Lutemos contra a tuberculose promovendo grandiosas 

manifestações de massas (...) o 1º de Maio da conquista de condições condignas de vida – o 

único meio eficaz de combater a tuberculose”. Era este tipo de texto que as autoridades da 

época não queriam ver circulando nos jornais e por isso a Folha do Povo continuou sendo 

perseguida até as eleições de 1954, quando ocorreu um boicote envolvendo os 

incentivadores do candidato Cordeiro de Farias. 

Neste pleito eleitoral, especificamente, o PCB, embora em situação de ilegalidade, 

decidiu apoiar o candidato João Cleofas para o governo estadual e as páginas da Folha do 

Povo abriram espaço para a campanha política. Nas vésperas da eleição, começou a faltar 

luz na região em que ficava a redação. A Pernambuco Tramways alegou defeito técnico e 

prometeu retornar o serviço. Dois dias se passaram e o jornal continuava sem energia. Um 

dia antes da votação, contudo, a população recebeu uma edição da Folha do Povo, que foi 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

13 

distribuída em uma tiragem de 50 mil exemplares, um número enorme para um jornal que 

diariamente se esforçava para distribuir 6 mil. Foi, então, que se descobriu que: 

 

(...) na noite anterior da eleição, no dia 2 de outubro, a polícia fez uma 
edição igualzinha, na primeira página com artigo de Luis Carlos Prestes. 
Uma edição igual, o tipo e tudo. Fizeram a edição mandando os 
comunistas votarem em branco. Eles sabiam que o Partido Comunista no 
Recife era muito forte. A tarefa do pessoal de Cordeiro de Farias era 
distribuir na porta das igrejas e na rua. Distribuíram fartamente, mas 
ninguém atendeu. O pessoal filiado ao partido desconfiou de uma decisão 
tão rápida e ninguém atendeu (LEITE, 2006) 

 

 A falsificação do jornal repercutiu em todo o Estado e deixou a candidatura de 

Cordeiro de Farias em uma situação bastante vergonhosa perante a opinião pública. Os 

comunistas aproveitaram a situação e, quando foi dada a notícia de que Farias havia 

vencido o pleito, eles conseguiram fechar um acordo com a oposição, através de Paulo 

Cavalcanti (1982), para que a rotina do jornal não fosse mais obstruída pelas forças 

policiais; mesmo que  jornal divulgasse quase diariamente os desmandos cometidos pelos 

agentes do DOPS local e nacional.  

 O PCB manteve sua postura de apoiar candidatos abertamente e, com o suicídio de 

Getúlio Vargas, o partido orientou o Comitê Estadual a apoiar a candidatura de Juscelino 

Kubistchek e João Goulart para a votação presidencial. O jornal, então, começou a 

acompanhar a rotina dos candidatos. A votação ocorreu em 3 de outubro de 1955, 

exatamente um ano após as eleições estaduais. Enquanto se esperava o resultado, o carro de 

João Goulart foi baleado no Rio Grande do Sul. A Folha do Povo, por motivos 

desconhecidos, não recebeu a notícia da Interpress no dia em que o atentado ocorreu. Os 

demais jornais, como o Diário da Noite, trouxeram a notícia via agência RadioPress. 

 

“(Porto Alegre, 9) (Rádiopress)- o atentado foi perpetuado de emboscada, 
por elementos desconhecidos que guardaram a passagem do carro do 
candidato a vice- presidência da República, crivando-o de balas. O Sr 
João Goulart não ia no carro, conforme se noticiou, nem tão pouco o seu 
auxiliar particular. O Sr João Goulart se encontra em sua fazenda e ao 
tomar conhecimento do atentado contra o seu automóvel, pediu às 
autoridades gaúchas proteção para sua segurança pessoal. Não houve 
qualquer vítima nesse atentado.” (Diário da Noite, 10 de outubro de 
1955).  
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

14 

 Pouco depois, porém, as Agências de Notícias do país começaram a circular uma 

versão que dizia que não havia sido atentado. O Diário da Noite reproduziu esta versão em 

uma nota intitulada “Pistoleiros do Rio e de S. Paulo No Atentado Contra Jango”, que no 

final dizia: “ao que se diz, no entanto, tudo não passou de incidente comum na fronteira, 

não tendo sido visada a pessoa do líder comunista gaúcho”. A reportagem da Folha do 

Povo, então, foi para a rua entrevistar líderes sindicalistas para saber se eles acreditavam na 

versão divulgada pelos jornais da imprensa central. O resultado saiu no texto “Marítimos, 

Têxteis e Pedreiros”. 

 

“O Sr. Amaro Freire da Costa, presidente do Sindicato dos trabalhadores 
da Construção Civil, lia a noticia num dos matutinos locais quando foi 
ouvido acerca do assunto das reportagens. Verdadeiramente indignado 
nos declarou: - A reação tem muitos olhos e se apercebe que João 
Goulart está eleito. Não quer que o Brasil dê um passo no sentido de 
progresso, deseja que os trabalhadores não tenham direitos. Por trás da 
reação interna, estão forças ocultas, tramando contra a vida dos homens 
que se aproximam dos trabalhadores e lutam com eles pelos seus direitos, 
pela liberdade, como é o caso do Sr. João Goulart. Está bem claro, 
portanto, o significado dêste novo atentado contra o povo na pessoa de 
Jango. (...) Pedro Xavier de Paiva, líder têxtil, presidente do Sindicato 
dos trabalhadores na Indústria de Fiação e tecelagem do Recife, emitiu a 
seguinte opinião sobre o fato mais comentado do dia: - Diante das 
noticias contraditórias, não posso, em verdade, dar graça qualquer 
opinião definitiva sobre o incidente, tão amplamente notificado pela 
imprensa. Contudo, sendo ele rela, não podemos de modo algum calar, 
nem deixar de protestar, veemente contra os inimigos dos trabalhadores, 
que são os verdadeiros responsáveis por uma violência dessa natureza”. 
(Folha do Povo, 11 de outubro de 1955) 
 

 

 O resultado da repercussão apontou que os entrevistados desconfiavam da segunda 

versão apresentada, embora Pedro Xavier Paiva se mostrasse cauteloso em dar uma postura 

definitiva. Contudo, o mérito deste texto é repercutir o assunto entre grupos sociais que, 

geralmente, são excluídos deste tipo de discussão. O Diário da Noite, por exemplo, ao 

longo de sua cobertura do caso, ouviu apenas políticos e autoridades policiais. Em nenhum 

momento, o periódico do grupo Jornal do Commercio ouviu a população ou as autoridades 

sindicais, como se este fato não influenciasse no cotidiano delas, também.  

Este aspecto é discutido por Sodré (1999) quando ele diz que com a consolidação do 

modelo industrial da produção de notícia, a imprensa central deixou de discutir Política 

para discutir o fato político. A Política é de interesse coletivo, enquanto o fato político tem 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

15 

interesse localizado e pode ser trabalhado de acordo com os interesses de cada núcleo 

social. Por isso Sodré (1999) chamava atenção para o fato de que as matérias e reportagens 

envolvendo fatos políticos, publicadas na imprensa central, acabavam ouvindo apenas 

autoridades do executivo, do legislativo e do judiciário, mas não outros grupos sociais, 

como de fato ocorreu neste caso com o Diário da Noite. 

 

6 – Solidariedade e Adeus 

 Quando o movimento em torno das eleições de 1955 passou, a Folha do Povo se 

encontrava em situação financeira precária. A feição do jornal não conseguia competir mais 

com a qualidade técnica dos demais impressos diários do Recife. Os recursos vindos do 

Movimento de Apoio à Imprensa Popular (M.A.I.P) eram cada vez mais raros e o dinheiro 

arrecadado pela Sociedade de Apoio à Imprensa Popular (S.A.I.P), em Pernambuco, não 

era suficiente para pagar os custos do jornal. Mesmo assim, a população, na medida do 

possível, procurava doar dinheiro para que o impresso não deixasse de circular. A Folha do 

Povo aceitava qualquer ajuda em dinheiro, utensílios, alimentação e até chumbo para 

impressão. 

 A situação chegou a melhorar entre 1956 e 1958, quando o jornal apresentou uma 

de suas melhores diagramações e teve seu conteúdo reforçado com seções de cinema, 

literatura e o crescimento da Interpress. Contudo, a crise que abalou o PCB em 1958 - e 

que viria provocar o racha interno de 1961 e a criação do PC do B – fechou diversos 

periódicos da imprensa comunista, como a Tribuna Popular. A Folha do Povo, por sua vez, 

adquiriu periodicidade semanal até agosto de 1959, quando as atividades pararam por um 

ano. Em 14 de agosto de 1960, o impresso voltou às ruas novamente diário, mas em 18 de 

outubro uma nota foi divulgada informando mais uma parada temporária: 

 

“Comunicamos aos nossos leitores e ao povo em geral que, a partir desta 
data, suspendemos temporariamente a circulação da FOLHA DO POVO, 
com o objetivo de aparelhar tecnicamente melhor nossas oficinas, bem 
como dar mais moderna organização aos nossos serviços de informações 
e corpo redacional, voltando a circular tão logo sejam alcançados êsses 
objetivos. Outrossim, queremos agradecer a colaboração que nos foi dada 
pelos nossos amigos, leitores, assinantes e contribuintes, bem como às 
entidades onde nosso jornal mantém representantes e colocar a 
disposição de todos os nossos serviços, não somente no interregno de 
nossa circulação, como quando de nossa volta à atividade periodística. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

16 

Agradecemos também ao nosso corpo redacional, repórteres, 
colaboradores e operários gráficos, a contribuição dada para o bom 
andamento dos nossos trabalhos durante a última fase de nossa 
circulação”. (Folha do Povo, 18 de outubro de 1960).  

 

O jornal nunca mais voltou a circular. Paulo Cavalcanti (1982) afirmou que 

problemas com o registro impediram a volta da Folha do Povo. Em seu lugar foi colocado 

A Hora, que circulou semanalmente até o Golpe Militar, de 1964. No final da década de 

1960, a oficina foi vendida à família de Fernando Lyra. Era o adeus do único jornal diário 

da imprensa comunista recifense. 

 

7 – Conclusão  

 Um dos grandes debates do jornalismo diário, no Brasil, sempre foi a batalha pela 

diversidade de informação e por olhares diferenciados sobre o cotidiano social. As novas 

tecnologias que transformaram os antigos periódicos em jornais-empresa alteraram, 

também, as formas de lidar com a perspectiva da notícia. Se o jornalismo ganhou em 

agilidade e circulação, por outro lado, os grandes jornais tornaram-se cada vez mais 

parecidos, de modo que a diversidade de informação ficou cada vez mais comprometida. 

Os pequenos jornais, por sua vez, não podendo competir com a estrutura jornalística 

montada, foram minguando aos poucos. 

 Dentro deste ambiente, a imprensa comunista e popular teve um papel de destaque. 

Enquanto os periódicos dos outros grupos políticos estavam fechando as portas, a imprensa 

comunista organizou uma rede de comunicação que perdia apenas para os Diários 

Associados, de Assis Chateubriand. Enquanto os grupos de comunicação da imprensa 

central mantinham-se com recursos vindos de publicidade, empréstimos governamentais e 

acordos econômicos com empresários, a imprensa comunista mantinha-se, muitas vezes, 

apenas com doações de militantes e simpatizantes e com o sacrifício de repórteres, 

funcionários e dirigentes, que se dispunham a correr perigo em nome da ideologia e da 

veiculação de um olhar diferenciado sobre a sociedade brasileira. 

 A Folha do Povo, jornal recifense, que começou como simpatizante dos comunistas, 

em 1935, e depois de dez anos sem circular, voltou integrado à rede de comunicação do 

PCB, foi um desses espaços de lutas pessoais e coletivas. Em seus artigos, colunas, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

17 

matérias e seções abertas ao público, o jornal procurou se diferenciar do restante da 

imprensa recifense ao trabalhar no cotidiano com problemas que diziam respeito à rotina do 

operariado e dos grupos sociais que, regra geral, não encontravam espaço nos jornais 

tradicionais, como o Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Jornal Pequeno, entre 

outros.  

 A trajetória da Folha do Povo, repleta de perseguições, empastelamentos, violência 

e tentativas de enfraquecimento, aponta para uma realidade ainda hoje conhecida no Brasil, 

que é a de colocar à margem aqueles veículos que procuram questionar a ordem 

estabelecida. O impresso comunista fez isso em recife através de artigos e do enfoque que 

dava às suas notícias. Contudo, a importância como impresso de inserção popular foi 

reconhecido quando a oposição elaborou um exemplar falso para não perder o pleito de 

1954. Esta importância e a luta cotidiana de seus profissionais, contudo, não foram 

suficientes para suportar os boicotes político e financeiro ao jornal e as crises internas do 

partido, por mais de 20 anos, de modo que o periódico fechou as portas, em 1960, mesmo 

que o operariado dele ainda necessitasse.  

 

8 -  Referências 
 

BUONICORE, Augusto. Comunistas, Cultura e Intelectuais entre os anos de 1940 e 1950. Revista 
Espaço Acadêmico. n 32. Janeiro. 2004.  
Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/032/32cbuonicore.htm Acesso 13 abr. 2005 
20:59:00 
 

CAVALCANTI, Paulo. Nos tempos de Prestes: O caso eu conto como o caso foi. 3º volume. 
Recife: PE: Editora Guararapes. 1982. Série: Memórias Políticas. 335p. 

 

DIÁRIO DA NOITE. Recife, 10 de outubro de 1955. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 10 de julho de 1935. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 19 de novembro de 1945. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 05 de maio de 1948. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

18 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 03 de maio de 1950. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 15 de novembro de 1951. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 02 de outubro de 1955. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 11 de outubro de 1955. 

 

FOLHA DO POVO. Recife, 18 de outubro de 1960. 
 

GARCIA, Carlos in COSTA, Evaldo e OLIVEIRA, Gilson (org). Palavra de Jornalista: as 
entrevistas do Projeto Memória Viva de Pernambuco. Recife: COMUNIGRAF, 2006. 331p. 

 

LIMA, Paulo Mota. As Ilusões da Constituinte de 46. Folha de São Paulo. São Paulo, 7 de Janeiro 
de 1979. (Entrevista concedida a Gilberto Negreiros).  

Disponível em http://almanaque.folha.uol.com.br/memoria_3.htm. Acesso em 12/ 03/2006 

 

HERMAN, Edward S. CHOMSKY, Noam. A Manipulação do Público. Tradução Bazán 
Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Futura. 2003. 470p. 

 

JORNAL DO COMMERCIO. Recife, 20 de abril de 1948. 

 

NASCIMENTO, Luiz. História da Imprensa de Pernambuco (1821-1954). Vol III Diários do 
Recife -1901/1954, Imprensa universitária: Recife, 1967. 485p. 

 

NASCIMENTO, Francisco Ribeiro de. Paginas de Resistência: a imprensa comunista até o golpe 
militar de 1964. São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo: Sindicato dos Jornalistas 
Profissionais do Estado de São Paulo, 2003. 211p. 

 

REBELO, Apolinário.  Os 80 anos de A classe Operária: o jornal de esquerda mais antigo do país. 
Revista Princípios. São Paulo: junho – Julho n.79 p.72-75. 2005.  

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007 

 

 

19 

PANDOLFI, Dulce Chaves. Camaradas e Companheiros: História e Memória do PCB. Rio de 
Janeiro: Relume – Dumará: Fundação Roberto Marinho, 1995. 260p. 

 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4ed. Atualizada. Rio de Janeiro: 
Mauad, 1999.501p. 

 

Entrevistas 

 

GRANJA, Antônio. A Folha Capixaba. Vitória, 2005. (Entrevista inédita concedida a Luciana 
Silvestri) 

 

LEITE, Ronildo Maia. Recife, 19 de maio de 2006. (Entrevista inédita) 

 

LIRA, Adilson. Revisor da Folha do Povo. Recife, 17 de maio de 2006. (Entrevista inédita) 
 

SILVA, José Maria da. Recife, 04 de março de 2007 (Entrevista inédita) 
 
 


