
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

1

Cobertura Jornalística do golpe de 1964: os jornais Diário de Bauru e Correio da 
Noroeste1

Marina de Mello Fontanelli2

Célio José Losnak3

Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Resumo

Este artigo propõe a problematização da cobertura jornalística do golpe de 1964, centrados 
nos primeiros meses do ano, dos dois principais jornais da época, Diário de Bauru e Correio 
da Noroeste, do município de Bauru, interior do estado de São Paulo. Para a realização da 
análise, torna-se primordial compreender a relação Imprensa e Estado no Brasil e a 
influência de um sobre o outro nos rumos da história política do país. A contextualização do 
enredo político da época é outro aspecto relevante para a compreensão do posicionamento 
adotado pelos periódicos analisados, bem como a comparação com a atuação de alguns 
jornais da grande imprensa. Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de 
iniciação científica homônima que ainda está em desenvolvimento. 

Palavras-chave: história da imprensa; jornalismo; política; ditadura militar.

Imprensa e Estado

Para compreender a atuação da imprensa da cidade de Bauru na cobertura do golpe 

militar em 1964 há que se considerar, primeiramente, os estudos referentes à relação entre 

imprensa e Estado. Smith (2000), em sua pesquisa sobre a censura imposta pelo governo à 

imprensa durante a ditadura militar, analisou a relação entre a imprensa e o Estado desde o 

surgimento do primeiro jornal brasileiro. A autora defende que, no Brasil, ambos tiveram 

sempre um relacionamento intimamente entrelaçado, embora nunca tenham tido poderes 

comparáveis. Smith (2000) também considera que, nesse país, a imprensa nunca teve, 

efetivamente, uma idade de ouro na qual sua atuação tivesse total autonomia do Estado. 

A influência do Estado na imprensa é, na análise de Smith (2000), mais um reflexo 

do papel do Estado na sociedade brasileira. A autora evidencia que o Estado, no Brasil, 

exerce elevado grau de interferência em quase todas as áreas do desenvolvimento 

econômico da nação, sua organização social, estrutura política e até práticas culturais. 

                                               
1 Trabalho apresentado na Divisão Temática Jornalismo, Intercom Júnior – VIII Jornada de Iniciação Científica em 
Comunicação, evento componente do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

2 Estudante de Graduação 7º. semestre do Curso de Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo da FAAC -
Unesp, email: marina.fontanelli@gmail.com

3 Orientador do trabalho. Professor do Curso de Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo da FAAC - Unesp, 
email: losnak@faac.unesp.br



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

2

As historiadoras Martins e Luca (2008), que compilaram estudos sobre a história da 

imprensa no Brasil, em livro homônimo afirmam que “a história do Brasil e a história da 

imprensa caminham juntas, [...] alimentam-se reciprocamente, integrando-se num imenso 

painel.” (MARTINS e LUCA, 2008, p.8). Para as autoras, muitas vezes, na política, na 

imprensa e nas instituições, os personagens são exatamente os mesmos ou, no mínimo, 

bastante próximos. 

A imprensa no Brasil tem sido, às vezes, uma aliada do Estado e, em outras 

ocasiões, uma opositora. Por vezes, a imprensa serviu como instrumento do Estado e, em 

outras, exerceu forte pressão sobre governos e até derrubou alguns. Entretanto, a atuação de 

oposição não abarca a maioria. 

Como demonstração do entrelaçamento entre imprensa e Estado, a compilação de 

Martins e Luca (2008) relata experiências de relações de força, de apoio e de oposição e,

como exemplos, citamos: o jornal Última Hora no início da década de 1950, defensor do 

governo de Getúlio Vargas (1951-1954); negociações envolvendo a troca entre a publicação 

de notícias e cargos políticos, prática corriqueira do dono dos Diários Associados, Assis 

Chateaubriand; a pressão da imprensa para saída do presidente Getúlio Vargas em 1954, 

encabeçada pelo jornalista e proprietário da Tribuna da Imprensa, Carlos Lacerda, e que 

culminou com o suicídio do então presidente.

Os estudos referentes à relação entre imprensa e Estado auxiliam na compreensão da 

forte influência de dupla via e são de extrema importância como embasamento teórico e 

histórico para se realizar uma análise da cobertura jornalística do golpe civil-militar de 

1964.

O golpe civil-militar e a grande imprensa

O ano de 1964 está inserido no auge da Guerra Fria, período no qual o mundo estava 

dividido conceitualmente em três: o primeiro mundo dos países capitalistas, o segundo, dos 

países socialistas e o terceiro, composto pela África e pela América Latina, palcos de 

disputas dos “dois primeiros mundos” que buscavam por áreas de influências. 

Alves (2005), em sua pesquisa sobre a relação entre o Estado e a oposição durante a 

ditadura militar no Brasil, apresenta a teoria do General Golbery Couto e Silva que foi 

considerada influente entre os golpistas. Em seus textos, o general advertia que num clima 

de guerra total e permanente não havia lugar para neutralidade. Evidenciando sua escolha 

que influenciou o curso da História do Brasil, Couto e Silva concluiu em sua teoria que “em 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

3

vista de sua posição geográfica, o continente latino-americano está claramente 

comprometido com o campo dos Estados Unidos, permanecendo inevitavelmente em sua 

esfera de influência e controle.” (COUTO E SILVA, 1981, p.95-138 apud ALVES, 2005, 

p.55). 

Ainda para o militar, essa escolha seria como o “destino manifesto” dos países 

latino-americanos, que estariam impelidos a se juntarem aos Estados Unidos na defesa do 

Ocidente contra a ameaça e expansão comunista. 

Com base nessa decisão, no dia 1º de abril de 1964 os militares concretizaram o 

golpe de Estado que derrubou o governo do Presidente João Goulart e instituiu o regime 

militar, o qual para Alves (2005) foi baseado na doutrina da guerra – ensinada pelos 

americanos para combater o chamado “inimigo interno” que poderia ser comunista. 

Recentemente, documentos tornados públicos comprovam que o governo norte-americano 

agiu, através da CIA, em cooperação com militares e civis no preparo e na realização de 

estratégias para desestabilizar o governo do Presidente João Goulart. (ALVES, 2005). 

Nesse sentido, o golpe além de militar foi também civil, pois contou com o apoio de 

vários setores da sociedade brasileira que acreditavam que a deposição de João Goulart era 

necessária em nome da “segurança nacional”, justificativa que foi concretizada pelo novo 

regime através da Doutrina de Segurança Nacional. 

Contudo, a tomada de poder se deu por fatores ideológicos, políticos e também 

econômicos. Alves (2005) pontua que o governo de João Goulart promovera uma série de 

restrições aos investimentos multinacionais, o que desagradava os setores dominantes 

ligados ao capital estrangeiro. O governo de Goulart propunha medidas que almejavam 

mudanças mais profundas no sistema, como as “reformas de base”, dentre as quais se 

encontrava a reforma agrária, que contrariava os interesses dos grandes proprietários de 

terras e dos defensores da propriedade privada. Por essas e outras medidas, o 

posicionamento do então presidente era visto como comunista e consistia numa ameaça ao 

pleno desenvolvimento do modelo capitalista. 

A imprensa participou ativamente desse processo. Para Smith (2000), a imprensa foi 

um catalisador do golpe. Segundo a autora, algumas publicações tinham conhecimento da 

conspiração e outras contribuíram voluntariamente ou não para a rejeição pública de 

Goulart. Representando diversas instituições, a classe média e a burguesia, “[...] a grande 

imprensa se opunha às mobilizações de massa de Goulart e suas pretendidas ‘reformas de 

base’[…]” (SMITH, 2000, p.29). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

4

A clássica pesquisa de Nelson Sodré (1999) sobre a história da imprensa no Brasil já 

mencionava a atuação da imprensa no golpe:

Em março de 1964, com tudo rigorosamente articulado, no exterior e no interior, 
deflagrou a preparação publicitária que anunciaria as ações militares: toda grande 
imprensa articulada em coro participou dessa preparação psicológica, como o rádio 
e a televisão (SODRÉ, 1999, p. 410). 

Como exemplo, o estudo de Aquino (1999) sobre a censura política na época da 

ditadura militar aos impressos O Estado de S. Paulo e Movimento comprova a aversão do 

primeiro ao governo de João Goulart e seu total apoio ao golpe militar. A pesquisa da 

historiadora traz, inclusive, depoimentos de um dos proprietários do O Estado de S.Paulo, 

Ruy Mesquita, afirmando que membros da família participavam de reuniões semanais entre 

civis e militares nas quais discutiam o que iriam fazer para resistir ao possível golpe de 

Goulart, demonstrando o intrínseco envolvimento do jornal na desestabilização do governo 

e evidenciando o papel da sociedade civil e da imprensa no golpe. 

Em sua análise, Aquino (1999) também revela que após a edição do Ato 

Institucional número cinco, o AI-5, que decretou o cerceamento da liberdade de imprensa e 

a suspensão do congresso nacional, O Estado de S. Paulo alterou definitivamente seu 

posicionamento, atuando como resistência. A mudança foi coerente para um jornal no qual 

seus proprietários sempre se declararam como liberais convictos. Na visão dos 

proprietários, tanto o governo de João de Goulart como o AI-5 foram considerados como 

abusos de poder por parte dos governantes, infringindo os parâmetros de uma democracia 

liberal (AQUINO, 1999). 

Outro exemplo da atuação da grande imprensa no golpe foi o impresso Correio da 

Manhã da cidade do Rio de Janeiro. O Correio era um jornal tradicional do Rio e moveu 

forte campanha contra o governo de João Goulart. Em primeira página, o jornal publicou 

editoriais intitulados “Basta” e “Fora” que “vieram a simbolizar a rejeição da imprensa 

burguesa a qualquer modalidade de democracia que trouxesse em seu bojo reformas 

socioeconômicas concretas” (SMITH, 2000, p. 29). 

O Correio da Manhã, entretanto, não se posicionava a favor de um regime militar e, 

logo após o golpe, criticou os excessos de violência do governo com um editorial intitulado 

ironicamente “Basta e fora!”. O jornal, por postura insistentemente contrária a repressão de 

o governo militar, foi fechado em 1969 (SMITH, 2000). 

Os exemplos d’O Estado de S. Paulo e Correio da Manhã refletem o 

posicionamento de muitos outros grandes periódicos que circulavam nas principais cidades 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

5

brasileiras. Ainda assim, um evento político dessa dimensão possui reações em todo país, 

não apenas nos impressos das grandes cidades, e o golpe foi apoiado em diversas 

localidades do interior do Brasil. Portanto, estudar o tema em Bauru é ajudar a iluminar e 

completar o quadro da atuação da imprensa no país e identificar os vínculos entre os 

pequenos veículos, e suas comunidades representadas pelas páginas impressas, e a política 

nacional e local. 

A cidade de Bauru e a imprensa

Para a análise da cobertura da imprensa bauruense do golpe de Estado de 1964, faz-

se necessário entender um pouco do histórico local, como a cidade se desenvolveu e a 

influência da imprensa local sobre esse desenvolvimento. 

O município de Bauru foi fundado em 1896 e teve seu crescimento fortemente 

marcado pela presença das ferrovias no início do século XX. A expansão da produção 

cafeeira no sentido oeste do estado de São Paulo trouxe à Bauru as ferrovias: Estrada de 

Ferro Noroeste do Brasil (NOB), em 1905; Estrada de Ferro Sorocabana, em 1905; e a 

Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1910. A chegada das linhas férreas, vista 

como a inserção de Bauru na modernidade, proporcionou a ocupação do “sertão 

desconhecido”. Entretanto, o estabelecimento da “civilização” foi a custo da dizimação dos 

índios Cainguangues que viviam na região. A derrota dos indígenas foi militar e simbólica 

em prol do “progresso” (LOSNAK, 2004). 

Com a presença das ferrovias, Bauru se desenvolveu como ponto de conexão entre a 

“civilização” e o “sertão” e como ponto de chegada de milhares de passageiros. Essas 

características propiciaram acelerado desenvolvimento do setor terciário e do ambiente 

urbano. Desse modo, a cidade adquiriu alto índice de urbanização que teve vertiginoso 

crescimento, principalmente, entre 1934 e 1960. Em 1960, esse índice em Bauru era muito 

maior do que a média das cidades do interior. 

A partir dos anos 50, as transformações no âmbito nacional referentes ao progresso 

econômico e a busca pela modernidade refletiam-se em Bauru. Nesse contexto, 

intensificaram-se processos como: crescimento urbano, difusão dos meios de comunicação, 

aumento no número de indústrias, aceleração do ritmo de vida, entre outros. Na década de 

60, a rodovia já estava se estabelecendo na dinâmica da cidade e “buscava redimensionar as 

relações com o transporte rodoviário, compondo seu imaginário e sua identidade.” 

(LOSNAK, 2004, p.229). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

6

Losnak (2004) analisa que o imaginário definidor de Bauru como uma metrópole 

instauradora da civilização no interior de São Paulo, propagou-se porque as relações 

urbanas predominavam sobre as rurais, fomentando uma base ideológica para 

fortalecimento das elites. 

Assim, industrialização, progresso e modernidade foram ideários disseminados pela 

elite bauruense desde o início do século XX e que, na década de 60, estavam fortemente 

presentes. A aliança com o poder político era vista por essa elite como possibilidade de 

ampliação das atividades econômicas e continuidade da ordem política com a manutenção 

das estruturas de poder. 

Nesse contexto, a imprensa de Bauru também contribuiu na legitimação desse 

modelo de desenvolvimento e na manutenção do poder da elite. Losnak (2004) avalia que 

nas décadas de 50 e 60, “a imprensa apresentava/construía uma cidade única, com agentes 

históricos limitados a um grupo social […], negando a possibilidade de múltiplos atores, 

vozes, ações, significações e imaginários” (LOSNAK, 2004, p. 231). 

A composição da imprensa da cidade por representações da elite é de grande 

relevância para o estudo, pois auxilia na compreensão do papel que a imprensa exercia na 

sociedade contribuindo para identificar o posicionamento político dos jornais. 

Os jornais Diário de Bauru e Correio da Noroeste e o golpe civil-militar

O periódico objeto da pesquisa, o Diário de Bauru, foi criado por Nicola Avallone 

Jr. em 1946 e encerrou suas atividades em fevereiro de 2000, sendo o impresso de vida 

mais longa da cidade. De acordo com a pesquisa de Losnak (2004), Avallone Jr. exerceu 

também atividades no comércio, foi político de estilo populista, figura de destaque no 

cotidiano da população. Por essa postura do proprietário, o historiador alerta para a 

possibilidade de que Avallone Jr. tenha criado o jornal como instrumento de 

autopropaganda, abrindo um canal de difusão de suas ideias, com objetivos politico-

eleitorais. 

Avallone Jr. exerceu extensa carreira política: em 1955, foi prefeito da cidade de 

Bauru pela coligação PTB-PRT-PTN (Partido Trabalhista Brasileiro – Partido Republicano 

Trabalhista – Partido Trabalhista Nacional); em 1959, foi eleito deputado estadual e reeleito 

no ano de 1962 pelo PTB. Com o fim do pluripartidarismo, filiou-se a Aliança Renovadora 

Nacional (ARENA) em 1965, partido pelo qual foi eleito mais uma vez deputado estadual 

no ano seguinte. Em 1968, perdeu as eleições para prefeitura de Bauru. Em dezembro desse 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

7

mesmo ano, o AI-5 decretou o fechamento da Assembleia Paulista que permaneceu inativa 

de fevereiro de 1969 até maio de 1970. Nesse mesmo mês, Avallone Jr. teve seu mandato 

cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Nos anos 1982 e 1986 disputou as 

eleições para deputado estadual, porém em ambas logrou apenas a suplência. Para destacar, 

em 1964, período abordado pela pesquisa, Avallone Jr. cumpria seu segundo mandato como 

deputado estadual e era membro efetivo da Comissão de Finanças e suplente da Comissão 

de Economia. 

Em pesquisa, pôde-se notar que o Diário de Bauru, no período de estudo, possuía 

entre oito e doze páginas que variavam de acordo com a quantidade de notícias e, 

principalmente, de anúncios que ocupavam grande parte do jornal. Algumas propagandas 

chegavam a ocupar páginas inteiras, por exemplo, os anúncios das empresas Ford e 

Expresso de Prata (companhia privada de transporte rodoviário de Bauru). O impresso 

trazia como diferencial a dedicação aos assuntos de entretenimento e cultura, mas a

temática principal das notícias era o cotidiano da cidade, principalmente em suas páginas 

internas. Já, a primeira página era composta, quase em sua totalidade, por matérias que 

abordavam temas políticos tanto nacionais como estaduais e locais. No período analisado 

até o momento, de janeiro a abril de 1964, as manchetes eram, em sua maioria, sobre fatos 

do âmbito nacional.

Por meio da leitura do periódico, pode-se considerar que o impresso tentava no 

período pré-golpe não assumir um posicionamento explícito de apoio ou oposição ao 

governo de João Goulart. Há uma tendência, em algumas notícias ou colunas, a ser 

contrário ao comunismo e ao governo de Jango, ainda assim, o periódico dava, com 

frequência, destaque para as medidas do presidente e seus pronunciamentos. 

No primeiro dia do ano de 1964, o Diário de Bauru trouxe em sua segunda página 

um artigo extenso do historiador da cidade vizinha de Dois Córregos, Anor Scatimburgo.

De modo sentimental, Anor saudava o novo ano e fazia uma retrospectiva do ano que 

passou. Sobre a política, o autor afirmava: 

A paisagem política de nossa pátria foi, no ano que se findou, uma desoladora 
anarquia moral e mental. A democracia brasileira esteve nesses 365 dias 
mergulhada de corpo inteiro na lama das aleivosias e do desforço pessoal. Alagado 
pela onda de corrupção foi o Brasil a vaca de leite dos políticos.4

Já no dia quatro de janeiro, a tensão de um golpe de Estado seja da situação ou da 

oposição era evidenciada, uma estratégia para colocar o golpe na agenda midiática. A 
                                               
4 Diário de Bauru 01/01/1964. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

8

manchete do jornal era a seguinte: “Esquerdistas ausentes do futuro Ministerio de JG!”. A 

matéria abordava o pronunciamento do General Assis Brasil no qual afirmou que uma 

reforma ministerial seria feita em breve e que os ministros militares não seriam retirados. O 

general também avisou:

O presidente da República concluiu que tem condições de segurança para impedir 
não só qualquer golpe contra seu governo como também a exeqüibilidade de 
atitudes hostis, assumidas eventualmente pelo congresso.5

Nos dias que se seguiram, algumas decisões do governo de Jango foram noticiadas 

pelo jornal como a proibição do aumento abusivo das anuidades escolares e a lei de remessa 

de lucros. No dia vinte e três de janeiro, o periódico trouxe como manchete principal a 

declaração do presidente da UDN (União Democrática Nacional), deputado Bilac Pinto,

sobre as intenções do governo: “Presidente da UDN denuncia intenções golpistas de 

Jango!” 6. 

Notícias sobre a crise na Petrobrás foram destaques no jornal entre o final de janeiro 

e começo de fevereiro. No dia treze de fevereiro, a ameaça de um suposto golpe de Jango 

era novamente abordada, dessa vez, usando a declaração de Luiz Carlos Prestes. A 

manchete foi a seguinte: “Os comunistas ‘no poder’ embora não ‘no governo’”7. A matéria 

evidenciava o pânico causado por essa declaração aos empresários de todo o país e o temor 

desses de que o povo viesse se incorporar “à luta do líder vermelho”8. Ao término da 

matéria o jornal se posicionava: “As declarações de Prestes de que ‘estamos mesmo no 

poder, embora ainda não estejamos no governo’, são mesmo um triste prenuncio de que 

algo de mais concreto se tem tramado nos bastidores.” 9.

No dia seguinte, catorze de fevereiro, a manchete foi o pronunciamento, veiculado 

pelo programa de rádio a Voz do Brasil, do chefe da Casa civil, Professor Darcy Ribeiro, 

rebatendo as acusações: “‘Jango conspira, mas beneficiando o povo’”!.10 O corpo da 

matéria trazia a resposta de Darcy Ribeiro ao deputado Bilac Pinto: 

Uma verdadeira pandega, esses bacharéis udenistas! Quem, mais que eles, tem 
tentado impedir que se cumpra a vontade popular? Quem sacudiu a Nação por 
ocasião do falecimento de Vargas? Quem são os responsáveis pela criação do 
parlamentarismo que precisou ser lavado do país? Onde a (sic) perspectiva de golpe 
armado?11.

                                               
5 Diário de Bauru 04/01/1964.
6 Diário de Bauru 23/01/1964.
7 Diário de Bauru 13/02/1964.
8 Diário de Bauru 13/02/1964.
9 Diário de Bauru 13/02/1964.
10 Diário de Bauru 14/02/1964.
11 Diário de Bauru 14/02/1964.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

9

E ainda, a resposta de Darcy Ribeiro as acusações de que Jango estaria conspirando 

um golpe de estado:

Dizem que o Presidente Jango está conspirando ou tentando conspirar. Conspira, 
sim, mas em favor do povo brasileiro, quando liquida com a maior máquina de 
desmoralização eleitoral – o IBAD12. Conspira, sim, ao ceifar as garras dos 
exportadores de capitais para o estrangeiro – de capitais nossos – mediante a nova 
lei de remessa de lucros. Conspira sim, quando leva a cabo uma completa revisão do 
sistema de exploração de minas e lavras (...) 13.

No dia quinze de fevereiro, a manchete do periódico foi “Encontram ampla 

repercussão as declarações de Darcy Ribeiro”14. A matéria comentava a repercussão 

favorável que o pronunciamento do chefe da Casa Civil obteve entre a população. 

O impresso continuou noticiando as medidas que estavam sendo tomadas pelo 

presidente da República e, no dia vinte de fevereiro, deu destaque ao pronunciamento de 

Jango no qual afirmava que 1964 seria um ano decisivo para as reformas de base que 

visavam assegurar a tranqüilidade do nosso povo. 

Na edição do dia cinco de março, a manchete foi “200 mil trabalhadores vão 

prestigiar comício de João Goulart”15 e, no mesmo dia, em suas página internas, o jornal 

trouxe a matéria de um evento que seria realizado na cidade de Bauru, com a visita do 

coronel Saldanha da Gama, no qual seriam exibidos quatro filmes inéditos sobre “a 

agressão comunista praticada contra os países atualmente escravizados pelo imperialismo 

soviético”16. A manchete dessa matéria era a declaração do Dr. Silvio Marques Junior,

organizador do evento, “A comunização do Brasil se constituirá numa empresa difícil para 

os comunistas” 17.

No dia doze de março, o Diário de Bauru publicou uma entrevista com o vereador 

bauruense, Edson Gasparini, conhecido por apoiar o regime comunista. A manchete da 

entrevista foi a fala do vereador “‘A legalização do Partido Comunista no Brasil é um 

imperativo de democracia’” 18. No dia catorze do mesmo mês, o impresso anunciou como 

manchete principal a declaração de João Goulart aos trabalhadores “‘Estou certo das 

reações que nos esperam, mas lutarei contra a democracia do ódio’” 19. 

                                               
12 IBAD – Instituto Brasileiro de Ação Democrática. 
13 Diário de Bauru 14/02/1964.
14 Diário de Bauru 15/02/1964.
15 Diário de Bauru 05/03/1964.
16 Diário de Bauru 05/03/1964.
17 Diário de Bauru 05/03/1964.
18 Diário de Bauru 12/03/1964.
19 Diário de Bauru 14/03/1964.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

10

Nos dias em que sucederam o golpe militar, as informações não eram claras, não se 

sabia ao certo a dimensão do que estava se passando. Essa incerteza é evidenciada nas 

notícias do dia trinta de um de março, um e dois de abril. Na edição do dia trinta um de 

março, a manchete principal foi novamente uma fala do, até então, presidente da República 

“‘Os que defendem a constituição agora são os mesmos que querem rasgá-la!’” 20. Já no dia 

primeiro de abril, a manchete foi “Reina absoluta calma em todo o país”21. Ainda na capa, 

seguia uma notícia abordando o que estava se passando no Rio de Janeiro “Rio: cercado 

pelo exército o palácio do governo da Guanabara.” 22. 

É relevante comentar uma pequena notícia publicada também na capa, do dia 

primeiro de abril, que anuncia o encontro do proprietário do jornal, Avallone Jr., com o 

governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros. O posicionamento do governador 

era declaradamente contrário ao de João Goulart, tal encontro evidencia que é provável que 

Avallone Jr. foi, já nesse momento, se interar dos acontecimentos e buscar alianças 

políticas. 

No dia dois de abril, a manchete foi “Meia noite: Jango ainda presidente”23. E no dia 

três, já com mais clareza dos fatos e assumindo explicitamente sua posição, o jornal publica 

como destaque “Gaúchos renderam-se as forças da democracia!” e o corpo da matéria trazia 

frases como “Sem derramamento de sangue, restaurou-se a paz nacional, seriamente 

ameaçada.”24. Logo abaixo na primeira página, encontrava-se o depoimento do general 

Amauri Kruel “‘Queriam repetir o episódio comunista de 35’”25.

Por meio da leitura da cobertura jornalística do jornal Diário de Bauru dos eventos 

políticos nacionais de janeiro de 1964 até o início do mês de abril, pode-se concluir que o 

jornal dedicava espaço para fatos e declarações tanto da oposição como da situação, porém 

quando se posicionava explicitamente era contrário ao governo de João Goulart. Os elogios 

ou concordâncias ao governo de Jango publicados pelo jornal eram oriundos sempre de 

declarações as quais o jornal, eticamente, não omitia. Após o golpe militar, o 

posicionamento do periódico se torna mais explícito e é coerente com a aliança política de 

Avallone Jr. que, em 1965, filia-se à ARENA. 

                                               
20 Diário de Bauru 31/03/1964.
21 Diário de Bauru 01/04/1964.
22 Diário de Bauru 01/04/1964.
23 Diário de Bauru 02/04/1964.
24 Diário de Bauru 03/04/1964.
25 Diário de Bauru 03/04/1964.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

11

O outro periódico objeto da pesquisa, o Correio da Noroeste, foi fundado pelo 

jornalista e funcionário da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Ferroviários da Noroeste 

do Brasil, José Fernandes, em 1931. Segundo o artigo de Castro e Losnak (2010), que 

analisa o período inicial do jornal 1931 a 1935, o impresso defendia os posicionamentos do 

Partido Republicano Paulista (PRP) que agregava os representantes da lavoura, assim, o 

público leitor do jornal era constituído, sobretudo, por pessoas ligadas à lavoura e à 

produção do café. 

Já no seu início, o jornal incorporava o ideário de que Bauru era uma cidade a qual o 

progresso florescia. “A ideia de progresso, segundo o jornal, está associada a obras 

públicas, principalmente ligadas à infraestrutura da cidade como, por exemplo, ferrovia, 

rodovias, pontes e indústria.” (CASTRO e LOSNAK, 2010, p.9). 

O posicionamento político do jornal em seu surgimento é válido para a análise, pois 

revela a tendência do impresso em exercer práticas de apoio a determinadas classes sociais 

e partidos que favoreçam os interesses dessa classe, o que aponta para os vínculos estreitos 

entre imprensa e política. Entretanto, em 1964, o impresso era propriedade de Santos & 

Santos Imprensa S.A, uma grande empresa de publicidade detentora de vários jornais no 

estado de São Paulo. O periódico encerrou suas atividades em 1968. 

No período de estudo, o Correio da Noroeste possuía de quatro a oito páginas, que 

variavam de acordo com a relevância dos fatos e com a quantidade de anúncios que era 

grande, mas, ainda assim, menor que no Diário de Bauru. O Correio mantinha politização 

semelhante ao de seu início, trazia, em sua maioria, notícias relacionadas à política tanto 

local como estadual e nacional, além de editoriais e colunas que explicitavam o 

posicionamento do jornal frente às medidas do governo federal. O periódico trazia, também, 

matérias sobre esporte e o cotidiano da cidade, mas raramente abordava assuntos de 

entretenimento em colunas e notícias. 

Com a leitura do veículo, pôde-se notar o envolvimento do impresso com a política 

nacional dos anos 1960, pois eram frequentes colunas e editoriais opinativos criticando as 

reformas do governo de João Goulart.

Como exemplo, o jornal costumava trazer, no início de 1964, uma coluna, na 

primeira página, assinada pelo diretor responsável do jornal, Oswaldo Gaspar, a qual, na 

maioria das vezes, analisava fatos da política local, porém, no primeiro dia de 1964,

comentou sobre o cenário político nacional. A coluna recebeu o título de “Poucas 

esperanças” e revelava o pessimismo de Oswaldo com o governo corrente. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

12

O Brasil se livrará de uma revolução em 1964? Dificilmente! A degradação política 
e social avança rapidamente para fazer a confusão (...). O comunismo, no Brasil 
avançou mais em 1963 do que em toda a existência do terrão descoberto pelo 
navegador Pedro Álvares Cabral. E sabe se infiltrar em todas as camadas sociais, 
nas forças militares, nas esferas políticas e, até nos meios religiosos. (...) Portanto 
poucas esperanças nos restam de um ano com um horizonte menos sombrio.26

Pode-se afirmar que o Correio da Noroeste não dedicava chamativas manchetes à 

política nacional como o Diário de Bauru no período pré-golpe, e suas notícias não eram 

baseadas em declarações. A cobertura do cenário político nacional nesse periódico se dava, 

sobretudo, através da coluna de Paulínio Raphael que era publicada diariamente na segunda 

página.

Paulínio Raphael era declaradamente contrário à orientação ideológica do governo 

de João Goulart e todos os dias fazia críticas a alguma medida do presidente. Também no 

primeiro dia de janeiro, publicou a coluna intitulada “Paga o justo pelo pecador”27 na qual 

se opunha ao monopólio da importação de petróleo, acordo no qual o Brasil apenas poderia 

comprar da Venezuela.

O que se lamenta, nesta altura é que o poder federal não se livrará da acusação de 
que pretende hostilizar a Venezuela, cuja orientação política louvável, é quase que 
diametralmente oposta a nossa e cujo comportamento diverge profundamente da 
nossa condenável “política independente”, que se desenvolve na direção de Cuba e 
não no sentido da estrita e irrestrita defesa do continente. Se tal acontecer a culpa é 
precisamente dos fidelistas que constituem maioria absoluta nos arrais do poder 
executivo.” 28.

No dia dois de janeiro, Paulínio Raphael, alertava, em sua coluna, sobre o perigo de 

João Goulart dar um golpe de estado com apoio militar, por isso nomeou-a “Convenhamos 

que é um perigo”29. No texto, Paulínio resgatava o histórico de vezes em que o Brasil 

passou por golpes de Estado e afirmava que “É preciso não esquecer que s. excia. (João 

Goulart) possui um dispositivo militar que tem revelado fidelíssimo nos seus devaneios em 

busca de uma República sindicalista.” 30. No final do texto, o jornalista concluía que caso 

acontecesse o golpe “(...) teremos uma campanha civilista contra a imposição de uma 

candidatura militar. Convenhamos que é um perigo.”31. Meses mais tarde, Paulínio, iria 

mudar de opinião com relação a uma candidatura militar.

                                               
26 Correio da Noroeste 01/01/1964. 
27 Correio da Noroeste 01/01/1964.
28 Correio da Noroeste 01/01/1964.
29 Correio da Noroeste 02/01/1964.
30 Correio da Noroeste 02/01/1964.
31 Correio da Noroeste 02/01/1964.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

13

No dia três de janeiro, a coluna de Paulínio Rapahel recebeu o título de “As 

reformas e seus males”32, pois criticava algumas reformas que João Goulart estava fazendo.

No dia quatro, as críticas continuaram em “Reformando para pior” 33.

Como se vê, as reformas progridem visando o pior. O Brasil teve fartura com a sua 
legislação vigente, a qual, não obstante os defeitos e as injustiças, ainda nos 
assegura uma situação econômica muito melhor do que qualquer país comunista dos 
que estão servindo de modelo ao governo tupiniquim.34

No dia sete de janeiro, na página quatro, o Correio publicou um artigo assinado por 

Gutenberg de Campos e intitulado “A função da escola pública é preservar o Regime 

Democrático”35 o qual criticava qualquer tipo de autoritarismo e afirmava:

As armas mais poderosas e mais eficientes contra o comunismo materialista são sem 
dúvida alguma a prática honesta dos ideais democráticos, o devido respeito às
instituições republicanas e a inteireza absoluta na administração da coisa pública.36

No final de janeiro, foi descoberto o escândalo envolvendo corrupção na Petrobrás, 

Paulínio Raphael dedicou algumas colunas a esse caso. No dia trinta e um de janeiro, 

publicou “A impunidade é o pior” na qual não condenava o fato, mas a falta de punição 

para os envolvidos.

O escândalo em si não é o pior, pois uma tal maroteira poderia ocorrer até numa 
empresa particular. Onde está o home está a fraquêsa (sic) onde está o dinheiro está 
a tentação onde está a carreira estão os carreiristas.
O que deplora antecipadamente é a provável comodação (sic) da situação e a 
impunidade dos responsáveis, todos muitos protegidos e com cobertura sindical. 37

A declaração de Luiz Carlos Prestes foi outro assunto abordado por Paulínio, no dia 

quinze de fevereiro, o jornalista escreveu a coluna “Quando o presidente é sincero?”38 na 

qual provocava Jango querendo saber o por quê, quando o embaixador americano, Lincon 

Gordon, considerou o governo de João Goulart com intenções comunistas, o presidente se 

irritou e, naquele momento, Luiz Carlos Prestes afirmou que os comunistas estavam no 

poder, mas o presidente não fez nenhum pronunciamento negando. 

Outro aspecto contemplado tanto na coluna de Paulínio como nas notícias era a 

questão da sucessão presidencial. No dia quinze de março, foi publicada a manchete: “Na 

luta contra o comunismo Adhemar39 apoiaria Lacerda”40.

                                               
32 Correio da Noroeste 03/01/1964.
33 Correio da Noroeste 04/01/1964.
34 Correio da Noroeste 04/01/1964.
35 Correio da Noroeste 07/01/1964.
36 Correio da Noroeste 07/01/1964.
37 Correio da Noroeste 31/01/1964.
38 Correio da Noroeste 15/02/1964.
39 Adhemar de Barros, governador do Estado de São Paulo.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

14

A cobertura jornalística dos primeiros dias do golpe militar foi do mesmo modo que 

o Diário de Bauru, confusa, pela falta de informações claras sobre o que estava se 

passando. Em primeiro de abril, o Correio publicou “Notícias contraditórias em termo do 

movimento de tropas em Minas”41. Apenas no dia três de abril, o jornal, inteirado do golpe, 

se posicionou. A manchete principal foi “Solidariedade da Câmara aos chefes militares”42 e 

no texto da notícia, um trecho do documento emitido pela Câmara Municipal “(...) irrestrita 

solidariedade aos bravos Chefes Militares que desfraldaram a Bandeira da Liberdade em 

plena consonância com os governadores de diversos Estados.”43

Em sua coluna nomeada “O que todos esperam”44, Paulínio Raphael saudou o novo 

governo "Hoje, mercê de Deus, o Brasil está em condições de marchar para a frente, em 

ordem e disciplina (...).”45

Por meio da leitura da cobertura jornalística do período de janeiro a abril do Correio 

da Noroeste, pode-se concluir que o periódico, desde o início, explicitou seu 

posicionamento contrário ao governo de João Goulart e não dedicava espaço para noticiar 

suas as medidas e seus os pronunciamentos.

Considerações Finais

Avaliando a atuação dos dois impressos, Diário de Bauru e Correio da Noroeste, 

pode-se afirmar que a imprensa bauruense corroborou com a preparação do golpe, 

apontando-o como possibilidades e necessidade, legitimando-o para população local,

assumindo postura semelhante à grande imprensa nas principais capitais brasileiras e 

ampliando o discurso do pensamento conservador e elitista. A pesquisa permite também 

perceber que alguns jornalistas dos dois periódicos foram agentes de defesa e propagação 

do discurso autoritário e sintonizado à ideologia da guerra fria.

Referências bibliográficas

ALVES, M. H. M. Estado e Oposição no Brasil: 1964-1984. Bauru: EDUSC, 2005. 

AQUINO, M. A. de. Censura, Imprensa e Estado autoritário (1968-1978): o exercício cotidiano, 
da dominação e da resistência: O Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.

                                                                                                                                              
40 Correio da Noroeste 15/03/1964.
41 Correio da Noroeste 01/04/1964.
42 Correio da Noroeste 03/04/1964.
43 Correio da Noroeste 03/04/1964.
44 Correio da Noroeste 03/04/1964.
45 Correio da Noroeste 03/04/1964.



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

15

BANDEIRA, L. A. M. O Governo João Goulart. As lutas sociais no Brasil, 1961-1964. 7.ed. Rio 
de Janeiro/Brasília: Revan/Edit. UNB, 2001.

CASTRO, F. S. C. de; LOSNAK, C. J. Cidade e Imprensa Pelas Folhas do Correio da Noroeste, 
1930-1935. In: Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: 
Intercom, 2010. Disponível em <http://www. intercom.org.br/sis/2010/resumos/R5-1958-1.pdf>. 
Acesso em: 04 de abril de 2013. 

D’ARAUJO, M. C. et al. (Orgs.). Visões do Golpe. A Memória Militar Sobre 1964. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Relume-Dumará. 1994. 

LOSNAK, C. J. Ardis da memória: vieses da trajetória política de O Estado e S. Paulo no pós-64. 
In: CARDOSO, C. M. (Org.). Humanidades em Comunicação: um diálogo multidisciplinar. 
Bauru: UNESP/Faac; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005. 

LOSNAK, C. J. Polifonia Urbana: Imagens e representações. Bauru: EDUSC, 2004. 

LUCA, T. R. de; MARTINS, A. L. (Orgs.) História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Editora 
Contexto, 2008.

SKIDMORE, T. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. 

SMITH, A. M. Um Acordo Forçado: o consentimento da imprensa à censura no Brasil. Rio de 
Janeiro: Editora FGV, 2000. 

SODRÉ, N. W. A História da Imprensa no Brasil.4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.


