
 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 1 

  
 

Jornal Meridional - Telejornalismo inovador e criativo como forma de enfrentar a 
censura editorial dos governos militares no Brasil pós-641 
 

Flávio AC Porcello2 
Universidade Federal do R. G. do Sul (UFRGS) 

 
RESUMO 
 
O presente trabalho examinará as tentativas de inovação na linguagem verbal e não-verbal 
do telejornalismo no período da redemocratização do país depois do golpe militar de 1964. 
A pesquisa sobre esse tema deve-se ao fato de que em 2014 a ditadura completa 50 anos e 
julgamos relevante analisar as marcas que deixou na imprensa. O objeto de análise será uma 
experiência regional, o Jornal Meridional, exibido de maio de 1986 a junho de 1987, na 
TV Pampa de Porto Alegre, RS. Foram 13 meses de uma experiência, a nosso ver bem-
sucedida, pois o telejornal foi criativo, inovou na linguagem, investiu na reportagem e 
sempre manifestou opinião sobre os fatos que noticiava. Foi um esforço profissional do 
jornalismo em reagir aos anos em que foi cerceado pelos governos militares e seus 
apoiadores na sociedade civil, como a imprensa conservadora. E pode servir de lição aos 70 
por cento da população brasileira que não havia nascido em 1964. A metodologia utilizada 
será a Hermenêutica de Profundidade (HP), de John Thompson, que permite a interpretação 
e reinterpretação dos fatos. 
 
 
 
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo; Televisão; Poder; Ditadura; Linguagem;    
 
 
 
              Introdução 
 
 
O Jornal Meridional marcou época no jornalismo gaúcho em uma época difícil de censura 

à imprensa e repressão política, pois conseguiu avançar em busca de maior liberdade 

editorial, tanto que noticiou em determinada noite que a edição do dia seguinte não iria ao 

ar, pois toda a equipe havia aderido ao Dia Nacional de Paralisação decidido em assembleia 

geral pela maioria dos jornalistas brasileiros. Ele era apresentado num período em que a 

imprensa brasileira ainda tentava redescobrir seu espaço e começava a respirar ares de 

liberdade depois de 20 anos de ditadura militar. O período em que isso ocorreu é 

imediatamente posterior ao regime autoritário que governou o Brasil depois do golpe 
                                                 
1 Trabalho apresentado no GP Telejornalismo, XIII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento 
componente do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
 
2   Jornalista, Mestre e Doutor em Comunicação Social, professor do PPG em Comunicação e Informação da Universidade 
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante da equipe que levou ao ar o Jornal Meridional. 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 2 

militar de 1964. Aqui consideramos a ditadura militar o período de 21 anos compreendido 

entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985 quando José Sarney assumiu a 

presidência da República. Embora ligado aos militares, foi da Arena e depois elegeu-se 

presidente do PDS, Sarney era civil e assumiu por ser vice de Tancredo Neves que, 

impossibilitado por problemas de saúde, não pode tomar posse como presidente. Julgamos 

ser oportuno levantar esse tema ás vésperas de um cinquentenário que gostaríamos de ver 

esquecido: o golpe militar de 1964. Mas, melhor do que esquecer, é relembrar o que 

ocorreu como forma de evitar que se repita, até porque 70 por cento da atual população 

brasileira não havia nascido quando começou a ditadura e tem pouco conhecimento do 

assunto. 

 

    Retrospectiva histórica   

  

Para entender melhor o ambiente que se vivia naquela época é importante 

contextualizar que a doutrina seguida pelos militares que deram o golpe de 64 inspirava-se 

na Escola Superior de Guerra (ESG) que foi criada e dirigida por um pequeno grupo de elite 

de militares brasileiros, conhecido como “grupo da Sorbonne”, com a consultoria e o apoio 

de uma missão americana, em 1948. A ESG, criada oficialmente pelo Decreto número 

25.705, de 22 de outubro de 1948, é considerada a única instituição brasileira que estruturou 

um pensamento em torno de uma doutrina, “segurança e desenvolvimento”, a qual foi usada 

pelos governos militares. Vale lembrar que a ESG foi estabelecida de acordo com as linhas 

gerais do National War College, de Washington. (MATTOS, 2000, pg. 36). No tocante à 

segurança interna e a política nacional de segurança, vários objetivos foram fixados, nos 

campos militar, político, econômico e psicossocial, onde se insere a comunicação social. No 

campo psicossocial o objetivo da Lei de Segurança Nacional era promover o fortalecimento 

e o interesse nacional pelos valores espirituais, morais e cívicos da Nação; elaborar um 

sistema educacional adaptado à realidade brasileira; usar os sistemas de comunicação social 

a fim de esclarecer a opinião pública sobre assuntos relacionados aos problemas nacionais 

bem como sobre as ações realizadas pelo governo para resolvê-los. Como preconcebido 

pela ESG, essas comunicações deveriam ser feitas de maneira honesta, impessoal e de 

modo legitimo, e poderiam resultar no crescimento das organizações de relações públicas 

em todos os níveis de atividades. A Lei de Segurança Nacional segue o conceito de 

segurança nacional da Escola Superior de Guerra e dedica atenção especial ao sistema de 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 3 

comunicações, uma área importante em três dos quatro campos acima mencionados 

(MATTOS, 2000, pg. 38). 

Baseando suas ações na doutrina de “segurança e desenvolvimento”, o regime 

militar foi responsável pelo estabelecimento de instituições como o Ministério das 

Comunicações e o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) e a Empresa 

Brasileira de Telecomunicações (Embratel), além do Conselho Nacional de Comunicação. 

Criando condições operacionais para as telecomunicações brasileiras (facilitando o acesso à 

rede de microondas, cabo coaxial, satélite, televisão a cor, etc), principalmente para o 

sistema telefônico, o regime militar contribuiu para o desenvolvimento técnico da televisão, 

a qual também foi usada para promover as idéias do regime autoritário (MATTOS, 2000, 

pg. 44). É importante lembrar que o Jornal Nacional, da Rede Globo, foi ao ar pela primeira 

vez na noite de primeiro de setembro de 1969, durante o governo Costa e Silva que, doente, 

fora substituído por uma junta militar. (PORCELLO, 2009, pg.55). 

No período compreendido entre Emílio Garrastazu Médici (1970) e Ernesto Geisel 

(1978) a televisão brasileira foi diretamente influenciada pelo governo, que, além de 

promover o desenvolvimento técnico, começou a se preocupar também com o conteúdo dos 

programas. Uma forte censura foi imposta aos meios de comunicação social, principalmente 

às emissoras de rádio e TV. Desde que a Lei de Capital Estrangeiro foi promulgada em 

1964, empresas estrangeiras aumentaram seus investimentos. Em 1967, por exemplo, os 

maiores anunciantes e as mais polpudas verbas publicitárias na mídia eletrônica brasileira 

eram originárias de 12 corporações multinacionais: Coca-Cola, Colgate-Palmolive, 

Fleischman and Royal, Ford, Gessy-Lever, Gillette, Nestlé, Rhodia, Schell, Sidney Ross, 

Volkswagene Willys-Overland. 

Após o período do regime de exceção (1964-85), os governos que se sucederam 

continuaram a pratica desenvolvimentista com o estado mantendo sua influência direta e 

indireta sobre o crescimento dos meios de comunicação, principalmente por meio das 

medidas de exceção, numa prova contundente da força da influência oficial. Com a 

redemocratização, em uma década diversos planos econômicos foram postos em prática 

com o objetivo de combater a inflação e ajustar o país no caminho do desenvolvimento. 

O professor de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), 

Sérgio Mattos, divide em seis fases o desenvolvimento da televisão no Brasil: 

(1) Fase elitista (1950-1964) 

(2) Fase populista (1964-1975) 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 4 

(3) Fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985) 

(4) Fase da transição e expansão internacional (1985-1990) 

(5) Fase da globalização e da TV paga (1990-2000) 

(6) Fase da convergência e da qualidade digital (de 2000 até hoje) 

Durante a fase populista, no ordenamento proposto por Mattos, a imprensa brasileira  

foi severamente censurada pelo regime militar. A Divisão de Censura de Diversões Públicas 

(DCDP), órgão do Ministério da Justiça, tinha como função controlar tudo o que fosse 

veiculado em TV, rádio, cinema ou teatro. O DCDP foi inspirado no Departamento de 

Imprensa e Propaganda (DIP), criado na ditadura Vargas e com clara inspiração nazista. No 

período Brasil Colônia quem cuidava da censura e dos costumes era a Igreja Católica. Com 

a vinda da família real em 1808 foi criado o Conservatório Dramático Musical que 

determinava uma censura mais branda e laica à população. Documentos da época da 

ditadura militar brasileira, recentemente liberados (PALMAR, 2012) demonstram o rigor 

com que a censura atuava e permitem ver que pelos mais insignificantes motivos peças de 

teatro, filmes, programas de rádio, TV ou noticias de jornal e revistas eram proibidos pelo 

governo. Não eram só questões morais ou políticas que paravam no crivo do DCDP. Houve 

episódios, devidamente documentados, em que a implicância beirava o surrealismo como 

na discussão sobre o uso da palavra “cocô” na novela Escalada de Lauro César Muniz. O 

laudo da censura foi uma resposta à denuncia de um colunista do jornal carioca “A Notícia” 

que considerou a fala do personagem de Milton Morais, que padecia de fortes dores 

intestinais e pedia ao filho para “fazer cocô”, de abominável mau gosto. O laudo dos 

censores relatava que “o personagem usou a expressão considerada prosaica e que motivou 

criticas por se entender como abominável mau gosto o termo “fazer cocô”. E sublinhava: 

Registramos aqui e não nos passou despercebido: temos somente a esclarecer que se 
trata de um sinônimo, de largo uso, de aplicação já oficializada e que não fere 
sensibilidades. Ainda mais por se tratar de um personagem inculto e simplório, do 
qual não se pode esperar um vocabulário erudito”, escreveram os censores, que não 
sem antes gastar tempo e papel-ofício, acabaram liberando o uso do termo banal 
(CIMINO, James, 2013). 

 
 A Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) foi extinta em 1988 com a 

promulgação da nova Constituição Federal. Abertos à consulta pública desde 1994, os 

arquivos encontram-se no Arquivo Nacional, em Brasília, e voltaram a atrair a atenção em 

maio de 2012 com a lei de Acesso à Informação. Esse breve registro da época tem objetivo 

de contextualizar o ambiente que vivia o país no início da redemocratização. No governo 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 5 

Sarney (1985-1990) a imprensa brasileira já experimentavam uma maior sensação de 

liberdade de opinião que, na verdade, começara com a abertura “lenta, gradual e segura” 

iniciada no final do governo João Figueiredo (1978-1985). Mas a contradição entre teoria e 

prática estava no que dizia o próprio Figueiredo quando perguntado sobre a abertura 

política e o fim da censura: “Eu prendo e arrebento quem não quiser a abertura”, dizia o 

último presidente militar. 

Vamos centralizar nossa abordagem nos reflexos da redemocratização na TV, com 

ênfase no Telejornalismo, para nos fixarmos no exemplo do Jornal Meridional. A segunda 

metade da década de 80 foi marcada pela chegada dos jornalistas vindos do meio impresso 

nas redações de televisão. Isso se devia à necessidade que o próprio veículo teve de 

começar a buscar uma identidade em termos de linguagem audiovisual e de texto 

apropriado. A adoção do modelo americano, na década anterior, segundo alguns 

pesquisadores e observadores, trouxe os cineastas para o telejornalismo. Mas estes cineastas 

eram rebeldes e provocavam um embate com os proprietários das emissoras, porque 

queriam mostrar as grandes mazelas da sociedade brasileira (KNEIPP, 2007). 

 Na época, saiu do ar a TV Tupi, primeira emissora do país, criada em 1950 pelos 

Diários e Emissoras Associados. E novas emissoras surgiram com o fim da Tupi. Entre elas, 

o Sistema Brasileiro de Televisão (originariamente TVS), em São Paulo, e a Rede 

Manchete, no Rio. O SBT inovou com a contratação de estrelas como Hebe Camargo e Jô 

Soares, e trouxe Bóris Casoy, da Folha de São Paulo, para ancorar o TJ Brasil. A Rede 

Bandeirantes colocou no ar o Canal Livre, com a apresentação de Silvia Popovic. A TV 

Manchete adotou uma programação alternativa, composta por documentários e programas 

criados por produtoras independentes.  

Houve também uma necessidade de aprimoramento do texto televisivo e, para isso, 
foram contratados jornalistas oriundos do impresso, como foi o caso dos dois 
entrevistados. Com isso, começou também a se definir algumas características para 
o texto da TV, como foi o exemplo do Manual de Telejornalismo da Central Globo 
de Jornalismo de 1988. Algumas inovações tecnológicas, como as câmeras Umatic 
e o vídeo - tape contribuíram para uma maior agilidade da cobertura  e a realização 
de reportagens propriamente ditas. Isto também encurtou o tempo de produção do 
telejornal, pois não era mais necessário revelar o filme, como era feito 
anteriormente. Outros elementos técnicos, como o teleprompter e o gerador de 
caracteres, foram incorporados aos telejornais. (KNEIPP, 2007). 

  

A imprensa, especialmente na área do telejornalismo que é o nosso objeto no 

presente artigo, experimentou inovações na fase de redemocratização do país. A figura do 

âncora surgiu no telejornalismo brasileiro, importada dos Estados Unidos, onde Walter 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 6 

Cronkite da CBS era uma referência internacional como anchor man. É possível ter mais 

informações sobre a implantação da figura do âncora no telejornalismo brasileiro nas 

pesquisas realizadas por Squirra (1993), Ramos (2007) e Porcello (2012), entre outros. 

Moretzsohn (2013), embora sem fazer referência direta ao telejornalismo, destaca uma 

importante mudança na imprensa brasileira depois da censura imposta pela ditadura militar: 

Daqueles tempos para cá, a instituição da censura prévia durante os piores anos da 
repressão e o estrangulamento de várias publicações, a imprensa viveu um processo 
contínuo de concentração e reestruturação, que teve como referência o Projeto 
Folha, de 1984, com sua opção por ‘administrar a redação como uma empresa 
industrial moderna’, passando a encarar ‘noticias e ideias’ como mercadorias a 
serem trabalhadas com rigor técnico (MORETZSOHN, 2013, pg.34) 
 

 E continua: 

Na virada dos anos 1980 para os 1990, houve mudanças estruturais ns grandes 
redações, tanto do ponto de vista da tecnologia como da própria organização 
interna. Alberto Dines considera que essa nova caracterização empresarial deixou 
para trás o velho espírito que orientava o trabalho jornalístico (MORETZSOHN, 
2013, pg.35). 
 

 Os jornais registravam em suas páginas que estava começando a haver um enfoque 

mais critico na apresentação dos telejornais. Em seu caderno revista da TV, o jornal Zero 

Hora, de Porto Alegre, deu como título “Anchor man, a estrela do notíciário” e assinalou: 

“Os telejornais estão mudando. Agora, em vez do tradicional apresentador, há o anchor 

man, um jornalista que não se contenta em noticiar. Ele analisa e esclarece o fato”. E 

entrevistou o âncora da RBSTV, Geraldo Canali, que disse: 

Estamos em um momento em que o telespectador, o consumidor da informação, 
exige mais a verdade, a qualidade da transparência da informação. É claro que a 
credibilidade fica maior á medida em que o apresentador é um jornalista integrado 
ao programa que apresenta (FONTANIVE, 1990, pg.15) 

  

          O início 

Embora existam outras iniciativas de implantação de um telejornalismo adequado 

aos novos tempos em contraposição à posição hegemônica e dominadora da Rede Globo e 

suas afiliadas que mantinham uma posição conservadora e pagavam o preço de sua ligação 

com o regime militar, por questões de tempo e espaço, aqui nos fixaremos na observação no 

Jornal Meridional, veiculado pela TV Pampa de Porto Alegre, que nasceu nesse período 

de redemocratização do pais. A matriz teórica a ser utilizada na metodologia desta análise é 

a Hermenêutica de Profundidade (HP), de John Thompson (2000). 

O Jornal Meridional começou a ser estruturado no início de 1986 por iniciativa do 

jornalista Paulo Martimbianco (Paulão). O mercado estava eufórico, pois o Plano Cruzado 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 7 

do governo Sarney aparentemente vencia a inflação e sinalizava para um aumento no 

consumo de bens e produtos. Era um bom momento para aquecer a economia e como a fase 

de redemocratização do país abria espaço para novas iniciativas, o jornalismo poderia ser 

um fator de expansão da Rede Pampa de Comunicação. Um bom telejornalismo pressupõe 

uma boa equipe de trabalho. E para formar uma boa equipe é preciso começar por um bom 

chefe. Esse foi o primeiro passo. Trazido da Capital Federal, o jornalista Paulo 

Martimbianco, com larga experiência profissional nas emissoras da TV Globo, em São 

Paulo e em Brasília, formou uma equipe de quase 50 profissionais3 mesclando juventude e 

experiência. 

O tratamento dado à informação será diferenciado e abrangente, trazendo sempre 
que possível a notícia para dentro do estúdio. A acomodação devido ao monopólio 
do mercado de trabalho refletiu nas pessoas de forma negativa, diminuindo a 
discussão em torno do exercício profissional. Nós, ao contrário, buscamos uma 
maior participação de toda a equipe, desde o cinegrafista até o apresentador, disse 
Paulo Martimbianco ao Jornal Três por Quatro, da Fabico/UFRGS (ROCHA, 1986, 
pg.11). 
 

 A viabilização econômica do jornal se dava pelo patrocínio exclusivo do Banco 

Meridional do Brasil, que sucedera os antigos Banco da Província e que depois virou, 

Banco Sul-Brasileiro. O Banco Meridional foi vendido para o grupo espanhol Santander, 

que passou a operar com suas agências e cadastro de clientes. Mas a independência 

jornalística que a emissora (TV Pampa) e o Banco (Meridional) asseguravam para dar 

credibilidade ao telejornal, o que atraiu a equipe e, posteriormente, a audiência, não foi 

mantida. Quando o jornal fez críticas ao governo estadual, este pressionou o banco a retirar 

                                                 
3 Entre os contratados vieram os repórteres Athaides Miranda, Ricardo Azeredo, Priscila Barreto, Isabel 
Raupp, Ruvana de Carli, Elódio Zorzetto, Ferraz Junior, entre outros. Na edição e produção a equipe tinha os 
irmãos Ângelo Renato Lima e Gilberto Otávio Lima, Alfredo Vizeu Pereira Junior, Marco Antônio Schuster, 
Luiz Antonio Corazza, Néia Castro, Vera Souza, Bete Fernandes, Rodrigo Correa, Paula Gazzoni, Paulo 
Moreira, Luciana Canarin, Suzana Aguiar, Agapito Angst, entre outros. E a equipe técnica era composta por 
Jorge Duarte, Ronaldo Ruduit, Clademir Machado, Carlos Alberto ‘Cobrinha’ dos Anjos, Paulo Gomes, 
Darcy Homem, Wellington ‘Moreira’ Rosa, Arnildo de Azevedo, Gilton Sanchez, Fernando Arísio Corrêa, 
Francisco Edson da Silva, Bira Melo, entre outros. O Jornal Meridional inovou também na apresentação, 
implantando a figura dos editores-apresentadores: Claudia Nocchi, que trazia experiência profissional do 
Jornal do Brasil, e o autor deste trabalho, Flávio Porcello, que teve experiências anteriores no jornais O Estado 
de S.Paulo e O Globo. Os dois, bem como a maior parte da equipe, atuavam na TV Gaúcha, hoje RBS TV. Os 
restantes vieram em sua maioria da TV Guaíba, hoje TV Record RS. O Jornal Meridional inovou na escolha 
de comentaristas, todos eles estreantes em TV: Sérgius Gonzaga (Literatura), Eduardo ‘Peninha’ Bueno 
(Música), Enéas de Souza (Cinema) e Elódio Zorzetto (Política). Paulo Martimbianco, Agapito Angst e Bira 
Melo são falecidos. A Rede Pampa contratou outros profissionais renomados no mercado gaúcho, como Tânia 
Carvalho, Lauro Quadros, Rogério Mendelsky, Walter Galvani, Joabel Pereira, Adroaldo Streck e Balala 
Campos para integrar seu projeto mas estes não faziam parte da equipe do Jornal Meridional. 
 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 8 

o patrocínio, o que levou a emissora a tirar o programa do ar 13 meses depois de estrear, 

como detalharemos mais adiante. 

 O Jornal Meridional ia ao ar de segunda-feira a sábado logo depois da 

apresentação de Dona Beja (protagonizada por Maitê Proença), telenovela de muito sucesso 

na Rede Manchete, da qual a TV Pampa era afiliada no Rio Grande do Sul. A estreia se deu 

às 22h30min da noite de 12 de maio de 1986, uma segunda-feira. E a escalada (sequencia 

de manchetes) foi a seguinte:  

PORCELLO (VV): Boa-noite! Os assuntos em destaque no nosso jornal de estreia: 
O  secretário de Saúde de Canoas e o presidente do Sindicato Médico debatem as 
mortes de bebês no Hospital Nossa Senhora das Graças. 
CLÁUDIA (VV): A associação de funcionários faz novas revelações sobre as 
irregularidades no BNH gaúcho. 
PORCELLO (VV): Você vai ver também a reportagem especial sobre a crise no 
estado e uma entrevista exclusiva com o governador Jair Soares.           
 

 A primeira edição teve 27 minutos de duração divididos em quatro blocos (36 

minutos com os comerciais) e tratou basicamente de economia e política, teve um 

comentário de literatura de Sérgius Gonzaga sobre o livro A insustentável leveza do ser, do 

escritor tcheco Milan Kundera, e terminou com uma sequencia de matérias e entrevistas 

sobre a situação econômica do estado. Nos dois últimos blocos foram ao ar uma matéria de 

5’30” feita pelo repórter Athaídes Miranda sobre a crise nos setores primário (agricultura), 

secundário (industria) e terciário (serviços) no Rio Grande do Sul. Nela falaram os 

representantes de patrões e empregados destes três setores: Ezídio Pinheiro (Federação dos 

Trabalhadores na Agricultura – Fetag), Jarbas Pires Machado (Federação das Cooperativas 

de Trigo e Soja do estado – Fecotrigo), Paulo Renato Paim (Central Única dos 

Trabalhadores), César Rogério Valente (Federação da Associações Comerciais e de 

Serviços do RS) e Luis Otávio Vieira (Federação das Industrias do RS). 

 Na sequencia foi apresentada uma entrevista exclusiva de 4’32” feita pelo âncora 

Flávio Porcello com o governador Jair Soares. E depois uma matéria de depoimentos de 

parlamentares dos cinco principais partidos políticos no estado: Carlos Alberto Chiarelli 

(PFL),  Nelson Marchezan (PDS), Sereno Chaise (PDT), César Schirmer (PMDB) e Clóvis 

Ilgenfritz da Silva (PT). Todas as matérias foram editadas pelo editor –chefe do telejornal 

Paulo Martimbianco e pelo subeditor Ângelo Renato Lima. A última noticia da edição de 

estreia foi: 

PORCELLO (VV): E para amanhã nada vai mudar. Tudo continua como hoje. Não, 
não estamos mais falando sobre a crise do Rio Grande. Para o Estado a gente quer 
que as coisas comecem  a melhorar já à partir de amanhã. O que vai continuar como 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 9 

está é o tempo. A meteorologia avisa que a terça-feira terá tempo nublado, sujeito a 
chuvas e o friozinho vai continuar. 
CLAÚDIA (VV):  O Jornal Meridional termina aqui. A gente volta amanhã. Boa 
noite! 

  PORCELLO (VV): Boa noite!.Fique com a gente! 
 
 Ao longo de seus 13 meses de duração o Jornal Meridional procurou exercitar uma 

pratica até então incomum entre os telejornais veiculados em Porto Alegre: a informação 

crítica, dita de forma descontraída e, às vezes, irreverente. E pagou um preço alto por isso: 

o comentarista Eduardo ‘Peninha’ Bueno fez criticas à repressão policial durante a 

apresentação de um show de rock no ginásio Gigantinho da Beira-Rio e ele próprio acabou 

vitima da truculência pois foi agredido e detido pela Brigada Militar. No seu comentário 

sobre música ele tratou do assunto denunciando na forma de um editorial irreverente a 

violência da qual também fora vitima. 

    O reconhecimento 

 Como resultado de um jornalismo que investia muito em reportagem, o Jornal 

Meridional venceu o Prêmio Direitos Humanos em todas as categorias de telejornalismo 

naquele ano de 1986. Em primeiro lugar ficou uma reportagem sobre a Fazenda Annoni, o 

primeiro acampamento de agricultores sem-terra do país; em segundo lugar a entrevista 

exclusiva com o foragido inspetor Archimedes Luthemberg Ribeiro caçado pela policia 

gaucha por denunciar torturas e maus tratos a presos; e, em terceiro lugar, a reportagem que 

mostrava a convivência entre colonos e soldados da Brigada Militar durante os conflitos 

fundiários na mesma fazenda Annoni. O presidente do Movimento de Justiça e Direitos 

Humanos (MJDH), Agostinho Veit, disse na solenidade da premiação na OAB-RS que “o 

Jornal Meridional tem merecido esses prêmios não só pelas três reportagens mas porque 

faz um tipo de jornalismo que o povo rio-grandense quer ver” (LONGHI, 1986). 

A boa acolhida que o projeto de um jornalismo criativo e inovador teve junto ao 

público parecia indicar um futuro promissor mas o Jornal Meridional não teve vida longa. 

Deve-se considerar o contexto econômico em que se deu o fim do projeto. A crise 

econômica que parecia superada na euforia do governo Sarney voltou com força ainda 

maior na virada do ano de 1986 para 1987.  

No segundo semestre, começam os problemas com a retração do mercado 
publicitário após o crescimento do consumo. A inflação eleva-se mês a mês, após as 
eleições de novembro, quando a estabilização econômica – mantida artificialmente 
até aquele momento – dá a vitória aos partidos da base de sustentação ao governo 
federal. A inflação (IGP-DI) passa de 65,04 % em 1986 para 415,95 % no ano 
seguinte. Esses fatores associados levam ao fim do projeto de jornalismo dentro da 
Rede Pampa de Comunicação (FERRARETTO, 2007, pg. 279). 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 10

 
 Mas não foi apenas por questões econômicas que o jornal foi tirado do ar. Houve 

fortes razões políticas para que isso tenha acontecido. O ano de 1987 foi marcado pela 

maior greve de professores estaduais que começou em março de forma quase simultânea 

com o governo Pedro Simon, que havia sido ministro da Agricultura de Sarney, que 

também foi eleito governador nos ventos de euforia do Plano Cruzado e que também 

começava o mandato naquele mês. A paralisação durou 96 dias e, ao contrário das outras 

emissoras, todas alinhadas ao governo do Estado, o Jornal Meridional dava voz aos 

professores na palavra do presidente do Centro de Professores (CPERS) Paulo Egon 

Wiederker. O governo reclamou e foi convidado (já havia sido antes) a dar sua versão dos 

fatos. O próprio governador participou de uma entrevista ao vivo e a direção do programa 

decidiu ampliar o espaço daquela edição já que Simon queixava-se de ser censurado e 

perseguido pelos jornalistas. Terminado o programa, ele subiu á sala da direção da emissora 

e ficou reunido com o presidente da Rede Pampa de Comunicação, Otávio Dumit Gadret. 

Dias depois o patrocínio do Banco Meridional foi retirado e o telejornal foi tirado do ar com 

a demissão de todos os jornalistas e técnicos, com exceção de dois que tinham imunidade 

por exercerem mandato de delegado sindical: Alfredo Vizeu Pereira Junior (jornalistas) e 

Néia Castro (radialistas).4 

Pelas limitações de tempo e espaço não será possível detalhar neste artigo todos os 

aspectos que caracterizaram a inovação de linguagem verbal e não-verbal proposta e, 

pensamos que alcançada, pelo Jornal Meridional. John Thompsom (2000) divide o Poder 

em Econômico, Político, Coercitivo e Simbólico e assinala que a mídia é um dos poderes 

simbólicos. O professor da Universidade de Cambridge observa também que “a 

preocupação da mídia concentra-se no escândalo, empurrando para as margens os outros 

aspectos”. E enfatiza que “a TV acaba sendo o ambiente perfeito para amplificar o 

escândalo, esvaziador de reputações e de imagens públicas”. Deve-se lembrar que a 

imprensa gaúcha – rádio, TV e jornal – mantinha uma postura muito conservadora em 

relação às fontes oficiais. Certamente ainda sob os efeitos da censura do regime militar, em 

                                                 
4 Em 1986, com a inflação artificialmente congelada nos primeiros meses do Plano Cruzado, o mercado 
publicitário local esquentou e permitiu que a Pampa investisse ainda mais alto. Claudia Nocchi e Flavio 
Porcello, advindos do Jornal da RBS, que havia sido extinto, dando lugar ao Jornal da Globo, que antes não 
era transmitido para o Rio Grande do Sul, assumiram o Jornal Meridional, patrocinado pelo banco de mesmo 
nome e veiculado nos finais de noite. Mas o telejornal só durou um ano, devido às críticas que o programa fez 
ao governo do Estado em função da greve dos professores levou à retirada do patrocínio do banco que dava 
nome ao programa, pois era um banco do governo estadual (Fonte: Wikipédia, acesso em 05/02/2013). 
 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 11

geral, jornais e jornalistas, evitavam criticas aos governantes e mantinham respeitosa 

concordância com as versões oficiais das chamadas autoridades constituídas. Por isso 

vamos citar e analisar o exemplo de uma das matérias que foi premiada com o segundo 

lugar no Prêmio Direitos Humanos de 1986 – categoria Telejornalismo: o caso Archimedes. 

Archimedes Lutchemberg Ribeiro era inspetor da Polícia Civil gaúcha e estava 

detido, acusado por seus superiores de indisciplina, mas defendia-se dizendo ser perseguido 

por ter discordado da pratica de torturas contra presos. Ele conseguiu fugir da prisão e foi 

perseguido pelos que queriam seu silêncio. Baseando-se apenas nas fontes oficiais da 

polícia, a imprensa gaucha limitava-se a repetir que os órgãos de segurança caçavam 

implacavelmente o fugitivo que continuava solto oferecendo perigo à sociedade. Não havia 

preocupação em ouvir a versão do inspetor. Foi o que o Jornal Meridional fez num 

exercício simples e obrigatório ao bom jornalismo: ouvir o outro lado. Localizado numa 

exaustiva busca, liderada pelo próprio editor-chefe Paulo Martimbianco, o inspetor foragido 

deu sua versão dos fatos. Ele disse que estava marcado para morrer porque descobrira e 

denunciara as prisões e maus tratos a que eram submetidos os presos, políticos ou não, nas 

dependências da polícia. E acusava seus superiores: “Quero me apresentar, deixar de ser 

fugitivo, mas preciso ter a garantia de que não serei morto”, suplicou na entrevista. A 

entrevista exclusiva foi ao ar também em rede nacional no Jornal da Manchete e também 

saiu em jornais como O Globo e Jornal do Brasil. A imprensa viu-se obrigada a publicar 

também. O inspetor recebeu garantias de proteção judicial, se apresentou e denunciou 

formalmente seus superiores. 

O trabalho feito com o inspetor Archimedes trouxe de volta o verdadeiro 
jornalismo, o furo de reportagem. O papel da imprensa é procurar chegar na frente 
dos fatos. É preciso ouvir as pessoas que são notícia, dar todas as versões, e deixar 
que a opinião pública julgue (LONGHI, 1986). 
 

 Essa foi apenas uma das várias matérias exclusivas e com abordagens diferenciadas 

trazidas pelo Jornal Meridional. Era ‘Jornalismo Puro”, definiu a publicação mensal do 

Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul em sua edição de março de 2003, 

assinalando que  

Até hoje, passados 16 anos (hoje são 26 anos) há controvérsias sobre o motivo real 
que levou Otávio Gadret, diretor da Rede Pampa, a interromper a trajetória do 
programa que crescia em audiência e credibilidade por sua linha editorial séria, 
democrática, crítica, de análise, de opinião e isenta. Não houve explicações 
(PASTORE, 2003, pg.15). 
 

E, prossegue a matéria do Versão dos Jornalistas: 
 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 12

O perfil do Jornal Meridional, inovador e que marcou a história do telejornalismo 
no Rio grande do Sul, devia incomodar muita gente. Tinha um perfil eminentemente 
jornalístico que não se curvava às pressões num período pós-ditadura militar. Talvez 
justamente por essa virtude, tenha morrido tão precocemente, teorizam muitos dos 
participantes da experiência. Para a maioria deles as pressões políticas foram o 
verdadeiro motivo do fechamento do noticiário (PASTORE, 2003, pg.15). 
 

 Assinalando que foi um jornalismo que “fez escola” a matéria do jornal do Sindicato 

dos Jornalistas do Rio Grande do Sul acrescentou que a experiência foi bem sucedida, pois 

o telejornal “retomou um tipo de jornalismo mais completo, situava a noticia no contexto, 

ouvia várias fontes, sem preconceito e sem censura”. Na época estavam surgindo 

organizações fortes originárias do movimento sindical, como o Partido dos Trabalhadores 

(PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as noticias sobre o assunto eram tratados 

com uma naturalidade incomum para os telejornais da época. “Nós começamos a noticiar as 

greves. E a partir daí, passamos a exibir a realidade, os baixos salários, as condições de vida 

dos trabalhadores”, disse em entrevista o chefe de reportagem à época, Marco Antônio 

Schuster (PASTORE, 2003, pg.15). “E isso obrigou os concorrentes a noticiarem também”, 

acrescentou o então repórter Athaídes Miranda (PASTORE, 2003, pg.15)  

O telejornal foi inovador porque demarcou diferenças: cobria greves, abria espaços 
para temas sociais e realizava uma cobertura política séria, além de abrir grande 
espaço para a cultura e entrevistas ao vivo no estúdio, fato novo para a época 
(PASTORE, 2003, pg.15).   
 

 Uma evidencia de que o Jornal Meridional estava afetando a audiência dos 

telejornais tradicionais pode ser verificada pelo que disse dele na época o jornal Zero Hora, 

do Grupo RBS, em seu caderno Revista da TV: 

O Jornal Meridional diz que tem de tudo. Se tem é melhor deixar o telespectador 
conferir. A insistência como as chamadas falsas (ninguém mais hoje em dia 
apresenta telejornais rapidamente como as chamadas sugeriram) de promoção ao 
programa se torna muito antipática. No mais, que tal um certo enxugamento nas 
matérias de reportagem (a parte mais fraca do telejornal). Será mesmo que é 
necessário numa matéria a de falta de leite mostrar três a quatro pessoas dizendo 
sempre a mesma coisa? (ZERO HORA, 1986, pg 9). 
 

 É oportuno relembrar que em 1986 as matérias do Jornal Meridional venceram nas 

três categorias de telejornalismo o Prêmio Direitos Humanos daquele ano. A RBS TV não 

ganhou em nenhuma categoria. Isso talvez explique porque o texto publicado pelo jornal 

tenha terminado de uma maneira menos agressiva: “De qualquer modo para tudo e todos, 

ainda é muito cedo para dar uma opinião geral sobre o programa que está apenas ganhando, 

dia a dia, sua forma específica no vídeo local”, encerrava a matéria naturalmente 

acrescentando elogios aos telejornais da emissora do grupo RBS.   



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 13

O professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 

Rogério Christofoletti, analisa os parâmetros éticos que caracterizam a atuação do 

jornalismo na mídia. Ele assinala que a credibilidade e a sensação de confiança inspiram e 

alimentam a própria permanência de um programa na TV. 

Se os meios são confiáveis, dispõem de audiência ou grande circulação; se contam 
com públicos fiéis ou constantes, esses meios de comunicação são atraentes vitrines 
para anunciantes; se têm asseguradas as condições para se manter, esses mesmos 
veículos seguem suas trajetórias. É um circulo virtuoso, uma roda viva constante. 
Por isso, tanto as empresas jornalísticas como os profissionais que nelas trabalham 
precisam ficar atentos para que o pacto de confiança entre público e meio não se 
rompa, o que colocaria em risco a continuidade dos negócios. Não é uma operação 
fácil, se pensarmos que o jornalismo é uma atividade que se interpõe entre diversos 
e conflitantes interesses na sociedade (CHRISTOFOLETTI, 2008, pg.29).  
 

O autor observa também que, 
 

Não é apenas porque o jornalismo se construa com base nas decisões editoriais que 
a discussão sobre ética e moral seja adequada. Os meios de comunicação se ocupam 
das narrativas cotidianas que têm como protagonistas pessoas de todas as partes, o 
que significa dizer que o jornalismo lida com reputações e honras pessoais, com 
valores e conceitos, com o imaginário popular, com versões da história e com o 
próprio senso de verdade e de realidade (CHRISTOFOLETTI, 2008, pg. 31). 
 

 

     O fim  

A última edição do Jornal Meridional foi ao ar em 30 de junho de 1987. Em seus 

13 meses e meio de atividades ele teve erros e acertos, contava com uma equipe vibrante e 

disposta a inovar na linguagem jornalística que os novos tempos pediam, mas as intenções 

esbarravam na falta de estrutura de uma emissora com pouca experiência e nenhuma 

vocação para fazer jornalismo. De qualquer forma o telejornal teve momentos históricos 

como no dia de nacional de paralisação durante a greve dos jornalistas de maio de 1987. A 

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus sindicatos regionais em assembleias 

regionais aprovaram fazer uma paralisação nacional em apoio à greve da categoria. E o 

Jornal Meridional fez o que, se não foi inédito, ao menos foi muito incomum na imprensa 

brasileira: noticiou sua própria greve. 

 No encerramento da edição da noite de 11 de maio de 1987 foi lida uma nota 

dizendo que o Sindicato dos Jornalistas acabara de decidir em Assembleia Geral aderir ao 

dia de paralisação nacional da categoria que estava em greve por melhores salários e pelo 

direito de fazer greve, o que era proibido no país. O texto encerrava dizendo que “O Jornal 

Meridional não irá ao ar amanhã. Boa noite! Fique com a gente!” 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 14

 Toda a equipe compareceu à redação no dia seguinte, fez a cobertura da greve da 

categoria e a reportagem foi exibida na edição do dia seguinte quando o telejornal voltou a 

ser apresentado. Por sinal, na noite em que não foi ao ar em razão da greve dos jornalistas 

(12 de maio), o Jornal Meridional completava um ano.  

 Esse episódio avaliado hoje pode parecer insignificante. Mas não foi. Mesmo agora 

é difícil imaginar um telejornal anunciando sua própria greve. Na época então, foi um 

marco histórico, até hoje lembrado pelos mais antigos e pelos escassos registros na 

imprensa, exceção feita ao jornal Versão dos Jornalistas que na edição de março de 2003 

fez referência ao assunto. A editora e apresentadora Cláudia Nocchi lembrou em entrevista 

ao referido jornal que:   

O Jornal Meridional fugia do padrão dos telejornais da época porque além de 
coberturas jornalísticas diferenciadas, era altamente opinativo. Os comentaristas, 
que se revezavam no estúdio,  eram especialistas em sua área de atuação, tinham e 
emitiam opiniões baseadas no conhecimento. Frequentemente defendiam posições e 
acrescentavam outros pontos de vista, permitindo ao telespectador formar a sua 
própria opinião, depois de ouvir os vários ângulos  da notícia (PASTORE, 2003, 
pg.15) 

 

E prossegue Nocchi: 
 

Como experiência pessoal, foi altamente valiosa porque, pela primeira vez, fui 
convidada para um projeto em que a equipe inteira foi montada a partir de uma 
idéia: fazer um jornal inovador, crítico e que desse espaço a quem nem sempre tinha 
"vez e voz" na televisão da época. E foi a primeira vez que vi uma equipe inteira 
trabalhar unida para colocar no ar um jornal independente (PASTORE, 2003, 
pg.15). 

 
 Em 2013, mais de um quarto de século depois, quando algumas das inovadoras 

propostas adotadas pelo Jornal Meridional já estão consolidadas em telejornais, Cláudia 

Nocchi relata um momento especial: 

   Havia uma regra, não muito rígida, que determinava um revezamento nas 
entrevistas feitas no estúdio.  Elas aconteciam pelo menos duas vezes na semana e 
eram realizadas em um ambiente fora da bancada, reproduzindo uma sala de estar, 
com poltronas. Um apresentador se deslocava para este "set" e o outro permanecia 
na bancada. O editor chefe Paulo Martimbianco decidiu que deveríamos entrevistar 
o Papai Noel, em uma véspera de Natal. Isso, hoje em dia, não causaria a menor 
surpresa, mas naquele ano de 87 foi considerado mais uma inovação do Jornal. A 
entrevista seria conduzida por mim e eu estava contrariada. Mas fui salva por meu 
querido colega de bancada que sugeriu que fizéssemos um revezamento no final de 
ano. Ele trabalharia no Natal e eu no Ano Novo e, consequentemente, ele 
entrevistaria o Papai Noel (NOCCHI, 2013).  

 
O susto inicial passou, Nocchi assistiu ao telejornal de casa e a historia lhe rendeu 

uma crônica em livro e trazem boas e divertidas recordações hoje, como ela relembra: 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 15

 

Transformei, anos mais tarde, este episódio em uma crônica de Natal,  publicada em 
um livro editado em prol do Instituto do Câncer Infantil. Este exemplo, bem 
humorado, mostra que nós não éramos tão sisudos como a cobertura diária poderia 
sugerir. E comprova que o Jornal Meridional abria espaço para todos que tivessem 
algo a dizer! Até mesmo o Papai Noel! (NOCCHI, 2013)5 

 
O professor de literatura, Sérgius Gonzaga, comentarista de cultura e cotidiano 

recorda aqueles tempos, classificando o Jornal Meridional como “uma experiência única”: 

  

O diretor do telejornal - inolvidável Paulão - me ligava ali pelas 19 horas e dava-me 
as matérias que iriam ao ar para que escolhesse alguma. E eu tinha de improvisar 
uma crônica sobre os acontecimentos cotidianos. Às vezes tinha de puxar pelo 
humor, outras pelo insólito ou mesmo pelo acento lírico. Apresentava-as perto da 
meia-noite. Um exercício de criatividade, sem dúvida. Muitas vezes tive vontade de 
desistir, mas o Paulão sabia provocar, desafiar, estimular... Uma noite falei sobre a 
profissão de afinador de pianos, outra sobre a figura do Papai Noel, outra sobre o 
preço da costela gorda. Não usava teleprompter, apenas memorizava a primeira e a 
última frase, a experiência como professor me alentava, e com o tempo me dei conta 
que finalizar com ênfase era o truque... O surpreendente é que tudo funcionava bem 
naquele programa, quem sabe pela estranha afinação, nascida do orgulho que 
compartilhávamos por estar metidos em projeto tão inovador (GONZAGA, 2013). 

 
E acrescenta:  

 
Até o Peninha (Eduardo) Bueno - que normalmente esquecia ou errava seus 
comentários - conseguia fazer desses esquecimentos e tropeços matéria orgânica do 
Jornal Meridional. A cada olvido seu, a cada frase interrompida, a cada pensamento 
inconcluso, o espectador pensava que aquilo era um truque imaginativo, uma 
irônica arguição do telejornalismo da concorrência, sempre impecável, almofadinha, 
gélido, com aqueles apresentadores congelados que não erravam, até porque não 
entendiam sequer o que estavam falando. Bons tempos, aqueles! (GONZAGA, 
2013). 
 
   Conclusões 
 

Como essa experiência aqui relatada, há muitas outras que, tanto tempo depois, 

deixam muito mais recordações positivas do que negativas. Os tempos eram outros, a 

imprensa tentava redescobrir seu lugar e o telejornalismo no Brasil também buscava formas 

criativas para firmar-se e ganhar audiência. É importante lembrar que, naquela época, o 

Brasil experimentava o primeiro governo civil depois de 1964 (embora alinhado com os 

militares, José Sarney era civil e fora eleito como vice de Tancredo Neves pelo Congresso 

Nacional em 1984) e a imprensa, em geral, ainda mantinha um tom conservador. O Jornal 

Meridional inovou na linguagem e deu lugar às manifestações legitimas que a sociedade 
                                                 
5 A crônica escrita por Cláudia Nocchi tinha o título “Mas ele existe?” e está publicada nas páginas 78 e 79 do 
livro Papai Noel morreu? (Porto Alegre: Editora Ghias, 1998), que teve os direitos autorais doados ao Instituto 
do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul.  



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 16

civil exigia. A imprensa (especialmente a TV) e seus anunciantes (como o Banco 

Meridional, ligado ao governo do estado) tinha postura conservadora diante dos 

movimentos sociais que surgiam (PT, CUT, MST) e estes temas eram assunto no telejornal. 

A greve dos jornalistas, em menor escala, e a greve dos professores estaduais, essa sim com 

mais de três meses de duração, incomodaram o governo. E como o Jornal Meridional dava 

espaço a essas manifestações, ao contrário de seus concorrentes, ele acabou tornando-se 

incômodo ao governo. Pedro Simon (PMDB) havia sido eleito em 1986 e iniciou seu 

governo em março do ano seguinte tendo que enfrentar a greve dos professores estaduais 

que durou 96 dias. O governador exigiu ser entrevistado ao vivo no estúdio (foi atendido) e 

queixou-se amargamente de perseguição por parte do telejornal que, segundo ele, só ouvia o 

lado dos professores grevistas. No ar, foi lembrado de que estava dizendo isso ‘ao vivo’ e 

que teria, como de fato teve, o tempo do jornal estendido para que apresentasse, sem 

qualquer edição ou censura, a posição do governo. Não satisfeito, ele queixou-se ao dono da 

TV de que era perseguido pelo jornalismo da emissora. Dias depois o Banco Meridional do 

Brasil (ligado ao governo) retirou o patrocínio, razão alegada pela TV Pampa para fechar o 

Jornal Meridional. 

 Assim encerrou-se no dia 30 de junho de 1987 uma breve, porém consistente 

experiência de fazer jornalismo em tempos de redemocratização. O Jornal Meridional foi 

uma iniciativa local, atingia apenas Porto Alegre e algumas poucas cidades do interior 

gaúcho, mas representou uma retomada. Há poucos registros em textos ou fotos desta 

experiência e não foi possível localizar imagens gravadas de sua exibição. As fitas de vídeo 

tape que poderiam reservar alguns registros eram do sistema U-Matic que logo foi 

substituído por outras gerações de vídeos ainda no plano analógico. Hoje, mesmo que 

localizadas, dificilmente seriam reproduzidas. O Jornal Meridional, enfim, ficou só na 

memória de quem ainda se lembra. Mas as lições que ele trouxe podem ser aprendidas e, 

quem sabe, repetidas pelas novas gerações de jornalistas que sonhavam e sonham ainda 

hoje com uma imprensa autêntica e democrática, capaz de trazer à sociedade as historias 

que ajudam a construir e melhorar o mundo. 

 
 
 
 
 
 
 



 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 17

Referências bibliográficas 
 
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Ed. Contexto, 2008 
FERRARETTO, Luis Artur. Rádio e Capitalismo no Rio Grande do Sul: As emissoras 
comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século XX. Canoas: 
Editora da Ulbra, 2007. 
MATTOS, Sérgio. A Televisão no Brasil. 50 anos de história. Salvador: Ed. PAS , 2000 
MORETZSOHN, Sylvia Debossan. Repórter no volante. São Paulo: Publifolha, 2013.  
PORCELLO, Flávio in PORCELLO, Flávio;  VIZEU, Alfredo e COUTINHO, Iluska. 40 
anos de telejornalismo em rede nacional: Olhares críticos. Florianópolis: Ed. Insular, 2009  
PORCELLO, Flávio, VIZEU, Alfredo e COUTINHO, Iluska. O Brasil (é) ditado. Coleção 
Jornalismo Audiovisual, volume 1. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.  
RAMOS, Roberto e BIZ, Osvaldo. O Âncora e o Neoliberalismo: a Privatização do Sentido. 
Porto Alegre: Evangraf, 2007 
SQUIRRA, Sebastião. Booris Casoy: o Âncora no telejornalismo brasileiro. Petrópolis: Ed. 
Vozes, 1993. 
THOMPSON, John. Mídia e Modernidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.  
________________. O escândalo político: Poder e visibilidade na era da Mídia. Petrópolis: 
Editora Vozes, 2000. 

 
Jornais e outras fontes impressas 

 
LONGHI, Raquel Ritter. TV Pampa recebe prêmios com unanimidade. Diário do Sul de 
Porto Alegre (RS) em 09/12/1986. 
FONTANIVE, Lúcia. Anchor man, a estrela do  noticiário. Revista da TV, Zero Hora, dia 
16/09/1990, pg. 15. 
NOCCHI, Cláudia. “Mas ele existe?”, crônica publicada no livro “Papai Noel morreu?”. 
Porto Alegre: Editora Ghias, 1998, pgs. 78 e 79. 
PASTORE, Stella. O Jornal Meridional era jornalismo puro. Jornal Versão dos Jornalistas, 
edição de março de 2003, pg. 15. 
ROCHA, Kátia. TV Pampa põe no ar novo jornalismo. Três por Quatro. Porto Alegre: 
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação UFRGS, maio de 1986, página 11. 
KNEIPP, Valquiria. Características de telejornalismo brasileiro nos anos 80. Trabalho 
apresentado no V Congresso Nacional de Historia da Mídia, realizado em São Paulo de 31 
de maio a 02 de julho de 2007.   
ZERO HORA, caderno revista da TV: Telejornalismo em foco. 18/05/1986, pg. 9. 
 

Sites consultados 
 
CIMINO, James - Uol vasculha arquivos da censura às novelas e mostra curiosidades – 
série publicada de 14 a 21 de janeiro de 2013 no site www.uol.com.br. 
PALMAR, Aluizio. Documentos da Divisão de Censura revelados – Publicado em 23 de 
junho de 2012 no site www.uol.com.br. 
 

         Entrevistas ao autor    
 
NOCCHI, Cláudia. Entrevistada pelo autor em Porto Alegre (RS) em 15 de abril de 2013 
GONZAGA, Sérgius. Entrevistado pelo autor em Porto Alegre (RS) em 30 de abril de 2013    
 


